Moda espacial: conheça a nova roupa dos astronautas

Ok, os modelitos podem não ser muito fashion, mas garantem que os ossos dos astronautas fiquem intactos durante vôos espaciais mais longos.
A roupa, batizada de Gravity Loading Countermeasure Skinsuit (que significa algo como “Segunda pele de balanço de gravidade”) está sendo desenvolvida pelos cientistas do MIT e simula os efeitos da gravidade do nosso planeta no corpo humano. Isso pode parecer abstrato, mas é uma solução possível para alguns problemas apresentados quando se trata de longas viagens espaciais tripuladas por humanos.
Para você ter uma idéia, um astronauta perde, em média, 2% de sua massa óssea para cada mês que passa no espaço. Apesar dos esforços da Nasa e de outras agências espaciais, foi constatado que os tripulantes da Estação Espacial Internacional estavam perdendo 2,7% da massa do conteúdo interior dos ossos por mês.
Os astronautas da estação ficam, em média, 4 meses no espaço. No entanto futuros astronautas que possam tripular uma missão a Marte, algo definitivamente mais demorado, que pode levar anos, devem se preocupar com essa perda óssea. Na viagem eles perderiam tanta massa óssea que, quando chegassem a Marte, seria fácil se fraturar fazendo tarefas simples no planeta.
A nova roupa que está sendo desenvolvida é muito elástica e feita especialmente para cada astronauta. Ela faz com que os ombros sejam pressionados da mesma forma com que a gravidade da Terra nos “puxa” em direção ao chão. Mantendo essa pressão mesmo no espaço a perda óssea dos astronautas poderia ser evitada. [Gizmodo]
2 comentários
Agora já entendi porque que ainda nenhum ser humano conseguiu sair fora do nosso sistema solar tripulando uma nave espacial.
Ainda bem que os astronautas estão usando cuecas, parece que a nova roupa é um pouco… transparente…