30 espécies de morcegos muito bizarras para serem consideradas morcegos

Por , em 4.08.2020

Morcegos são animais realmente espetaculares. São os únicos mamíferos voadores e há mais de 1,3 mil espécies deles. Isso significa que 25% de todas as espécies de mamíferos do mundo são morcegos.

Se você acha que eles são criaturas más, que devem ser exterminadas, está errado: morcegos fazem controle de pragas, são polinizadores (pois se alimentam de néctar) e espalham sementes de frutas por todos os lados. Na realidade, a maioria deles come frutas, insetos e pequenos animais. Apenas três espécies vivem exclusivamente de sangue, ou seja 0,002%.

Morcegos polinizam mais de 700 plantas, muitas delas usadas por humanos como alimento ou medicamento, e as sementes que espalham contribuem na recuperação florestal. Pesquisadores estimam que a cada metro quadrado de floresta há entre 12 e 80 sementes deixadas por morcegos.

As inúmeras substâncias anticoagulantes da saliva de morcegos são estudadas para a criação de medicamentos para uso em humanos.

Sim, é muito provável que o novo coronavírus (Sars-Cov-2) tenha vindo de morcegos. Eles carregam muitos deles. Outros patógenos também vieram de morcegos como ebola, mas a culpa não é dos animais que os carregam há milhões de anos, mas sim da intervenção humana que invade seus habitats e explora a vida selvagem.

Mas eu admito: muitos morcegos podem ser extremamente assustadores. Por outro lado há inúmeros morcegos fofos que se parecem até mesmo com cachorros voadores. E a lista abaixo, compilada pelo Bored Panda, mostra alguns dos mais exóticos pelo mundo.

1. Epomops buettikoferi

Epomops buettikoferi: um morcego que parece um cachorro
Imagem de Nicolas Nesif

Apesar da aparência isso não é um cachorro, mas sim uma espécie de megabat comedor de frutas da ordem Chiroptera encontrado Senegal, Guiné-Bissau, Serra Leoa, Guiné, Libéria, Costa do Marfim, Gana e Nigéria.

2. Ectophylla alba, os morcegos brancos de honduras

Ectophylla alba, os morcegos brancos de honduras
Imagem de Leyo

Os pequenos morceguinhos tem apenas 3,7 a 4,7 cm de comprimento e podem ser encontrados na América Central e no Caribe. Os Morcegos Brancos cortam os veios de uma folha de bananeira fazendo com que ela se dobre formando uma habitação protetora. Saiba mais sobre esses fofos morcegos.

3. Niumbaha superba

Niumbaha superba, orcego abelha, morcegos panda

Esses morcegos, que se parecem com abelhas ou pandas, também vivem na África. São tão raros e únicos que apenas cinco exemplares foram encontrados até o momento desde a sua descoberta em 1939. Via.

4. Raposa gigante voadora dourada (Acerodon jubatus)

Raposa gigante voadora dourada (Acerodon jubatus)

Esse morcego peculiar é enorme. Raposas voadoras têm uma envergadura de asas de 1,5 metro de ponta a ponta. Eles são endêmicos da Ásia.

5. Hypsignathus monstrosus, os morcegos-martelo

Apesar de seu nome conter o termo monstrosus esse morcego é totalmente inócuo para humanos, pois se alimentam de frutas. Esse focinho esquisito contém câmaras que ressoam para que suas vocalizações atraiam fêmeas, portanto só os machos tem essa aparência bizarra.

6. Euderma maculatum ou morcego malhado

Euderma maculatum  ou morcego malhado
morcego Euderma maculatum
Imagens de Paul Cryan

Também conhecido como “spotted bat”, ou morcego malhado, o Euderma maculatum vive no México, EUA e Canadá. É o único morcego do gênero Euderma conhecido. Se alimenta de insetos, geralmente mariposas e grilos.

7. Ametrida centurio

Esse morcego que mais parece uma caricatura — com uma perigosa dentadura — é encontrado nas Américas do Sul e Central e se alimenta apenas de frutas.

8. Lavia frons

Lavia frons

Esse morcego de cores brilhantes é um falso vampiro que se alimenta de apenas de insetos e vive na África Equatorial.

9. Corynorhinus rafinesquii

Corynorhinus rafinesquii
Imagem: USDA

Esse orelhudo, endêmico do sudoeste dos EUA, é insetívoro, noturno e se orienta principalmente por ecolocalização.

10. Chaerephon chapini

Chaerephon chapini

Esses habitantes da região central e sul da África tem um moicano distinto sobre a cabeça que é mais desenvolvida nos machos em idade reprodutiva. O moicano ajuda a espalhar o odor de uma glândula na sua base.

11. Otonycteris hemprichii

Otonycteris hemprichii

Esse pequeno pacote de pesadelo vive no norte da África e no Oriente Médio e é conhecido por devorar os escorpiões mais venenosos do mundo

12. Morcego nariz-de-tubo de Queensland

Apesar do Nyctimene robinsoni parecer um anime japonês com narinas em forma de tubo ele é endêmico da Austrália e adora comer frutas.

13. Chaerephon plicatus

Chaerephon plicatus

Esse morcego de cara presunçosa está orgulhoso de seu status como controlador de pragas por ser um morcego insetívoro. É encontrado em partes da Ásia..

14. Cheiromeles torquatus ou morcego-pelado

Nem todos os morcegos são bolinhas de pelo fofinhas. Veja esse morcego-pelado, por exemplo, que vive no sudoeste da Ásia e na Oceania.

15. Hipposideros pendlebury

Esse, que deve ser o focinho mais complicado do mundo animal, está ameaçado. Estima-se que haja menos de cinco mil espécimes vivos na Tailândia.

16. Morcego vampiro (Desmodus rotundus)

Morcego vampiro (Desmodus rotundus)

Não deixe essa carinha fofa te enganar pois o morcego vampiro comum é um lambedor de sangue. São encontrados em parte da América do Sul ao México. Eles geralmente predam gado e não humanos, mas é importante não tentar pegá-los com a mão ou visitar em locais em que eles vivem.

17. Sphaeronycteris toxophyllum

Sphaeronycteris toxophyllum

Poucos espécimes já foram encontrados deste morcego que possui o que parece ser uma viseira é foi observado apenas na Venezuela e na Colômbia.

18. Morcego-bulldog

Morcego-bulldog

É fácil de entender porque eles ganharam este nome.

19. Lophostoma silvicolum

Lophostoma silvicolum
Foto: Desmodus

Esse morcego é encontrado no Brasil, Paraguai, Honduras e na Bolívia. Se alimenta tanto de frutas quanto de insetos.

20. Diaemus youngi

Diaemus youngi
Foto: Gcarter2

Esse morcego vampiro é encontrado em toda a América. Sua saliva, como a de outros morcegos vampiros, possui inúmeros agentes anticoagulantes que permitem que se alimentem de sangue. Essas substâncias da sua saliva são muito eficazes em aves, suas presas favoritas. No entanto eles também atacam mamíferos como gado, cabras, etc.

21. Sturnira lilium

Sturnira lilium

Esse morceguinho, que prefere se alimentar de frutas, é um importante polinizador de plantas e espalhador de sementes nas Américas.

22. Lophostoma brasiliense

Lophostoma brasiliense
Foto: Desmodus

Esse é um insetívoro noturno que também consome frutas pela América do Sul e Central.

23. Megaderma lyra

Megaderma lyra

Outro falso morcego vampiro que pode ser encontrado no subcontinente indiano e no sudeste asiático. Se alimenta de pequenas aves, peixes, répteis, grandes insetos e até mesmo outros morcegos.

24. Andirá-guaçu, falso-vampiro ou morcego-orelhudo

Esses pequeninos morcegos de 10,5 cm ajudam a espalhar sementes e fazer controle de pragas do sul do México ao norte a América do Sul.

25. Rhinolophus rouxii

Rhinolophus rouxii

O Rhinolophus rouxii é um coloridíssimo morcego de partes da Ásia.

26. Mormoops megalophylla ou morcego cara-de-fantasma

É até um pouco difícil de identificar exatamente para o que estamos olhando quando vemos o Mormoops megalophylla. Parecem umas batatas peludas que vivem entre o sul dos EUA e norte do México.

27. Macroderma gigas

Macroderma gigas
Foto: Sardaka

É outra espécie de falsos morcegos vampiros que vive no norte da Austrália. Tem uma aparência aterrorizante, mas são inofensivos para humanos costumando caçar pequenas aves, mamíferos e répteis.

28. Artibeus jamaicensis: morcego da fruta da Jamaica

Artibeus jamaicensis: morcego da fruta da Jamaica

Apesar do nome o morcego da Jamaica é encontrado no México, América Central e noroeste da América do Sul, bem como na Grande e em muitas das Pequenas Antilhas. Sem cauda, ele possui entre 8 e 9cm. Se alimenta de frutas.

29. Rhinolophus megaphyllus

Esse pequenino tem entre 4-5cm e pesa apenas entre 7 e 13 gramas. São encontrados em Papua Nova Guiné e na Austrália.

30. Rhinopoma hardwickii

O Rhinopoma hardwickii tem uma cauda e parece um rato, mas muito mais bizarro. Prefere viver em desertos.

• Guilherme Junqueira de Almeida:

Tenho pra mim que a lenda do demônio de Jersey surgiu de uma testemunha que viu um morcego-martelo…