Use a sua senha para mudar sua vida

A história que vamos contar nesse artigo é uma muito bonita e inspiradora. Embora não seja o resultado de um estudo científico, Mauricio Estrella, que mora em Xangai, na China, fez um experimento consigo mesmo que foi um grande sucesso, e nos faz imaginar se não poderia funcionar com muitas outras pessoas.

Em 2011, depois de um divórcio recente, Mauricio andava bastante depressivo. Ao chegar no trabalho, recebeu a mensagem de que sua senha havia expirado.

Mauricio logo se irritou; no seu local de trabalho, o servidor está configurado para pedir a todos os funcionários para mudar suas senhas a cada 30 dias. Por questões de segurança, é preciso usar pelo menos uma letra maiúscula, uma minúscula, um símbolo e um número. A senha toda não pode ser inferior a 8 caracteres, e não é possível usar qualquer uma das senhas que você já tenha usado nos últimos 3 meses.

Em resumo, um saco. Ainda mais para uma pessoa que não está muito contente com a vida.

Mas, ao se ver ali, diante daquele cursor pulsante, esperando que ele digitasse uma senha que teria que reescrever várias vezes ao dia pelos próximos 30 dias, Mauricio se lembrou de um conselho que recebeu de seu chefe: use sua senha para mudar sua vida.

“Era óbvio que eu não conseguia me concentrar em fazer as coisas com o meu estilo de vida e humor atuais. Claro, havia indicadores sobre o que eu precisava fazer a fim de recuperar o controle da minha vida, mas muitas vezes nós não prestamos atenção a estas pistas”, conta Mauricio.

Sendo assim, ele decidiu que sua senha se tornaria seu “indicador” para mudar de vida. Ele resolveu usar uma que o lembrasse constantemente que ele não deveria se deixar ser uma vítima da sua recente separação. Mauricio passou a usar “[email protected]” como senha. Em inglês, “forgive” significa “perdoar”, e “her”, “ela”.

Mauricio teve que escrever “perdoe ela” várias vezes ao dia cada vez que seu protetor de tela aparecia, com a foto dela, forçando-o a redigitar sua senha, todos os dias, durante um mês.

“Essa simples ação mudou a forma como eu pensava sobre minha ex-esposa. Esse lembrete constante de que eu deveria perdoá-la levou-me a aceitar a forma como as coisas aconteceram no fim do meu casamento, e a abraçar uma nova forma de lidar com a depressão que estava me afogando”, disse Mauricio.

Nos dias seguintes, seu humor melhorou drasticamente. Um mês mais tarde, o servidor pediu novamente que Mauricio renovasse sua senha. Tendo percebido que seu experimento foi um sucesso, ele pensou na próxima coisa que gostaria de alcançar em sua vida. Trocou sua senha por: “[email protected]”, ou “parar de fumar para sempre”.

Deu certo?

“Esta senha foi dolorosa de digitar durante esse mês, mas me motivou a seguir a minha meta mensal”, afirma Mauricio, hoje ex-fumante.

30 dias depois, sua senha tornou-se “[email protected]” (“economizar para viagem para a Tailândia”), e três meses depois Mauricio estava sentado em uma praia paradisíaca.

“Este método tem funcionado para mim durante os últimos 2 anos, e eu compartilhei com alguns amigos próximos e parentes. Eu não acho que foi um grande avanço em hábitos diários, mas têm tido um grande impacto na minha vida”, explica.

E que impacto: com essa técnica de autossugestão, Mauricio conseguiu completar metas como adquirir um gato, dormir mais cedo, falar mais com sua mãe e até convidar uma garota para sair – que agora é sua nova noiva.

Embora não tenha havido uma pesquisa rigorosa sobre o assunto, a ciência de fato reconhece o poder da mente – sabemos, por exemplo, que pessoas com atitude positiva podem ter melhor saúde. O efeito placebo é outro exemplo de como o pensamento é poderoso.

Certamente não parece impossível que as pessoas possam se influenciar para alcançar um objetivo que desejam há tempos. Não custa tentar, não? Com a mentalidade e atitude certa, você pode de fato mudar sua vida. [Medium]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
Curta no Facebook:

4 respostas para “Use a sua senha para mudar sua vida”

  1. Muito interessante! Pena que, onde trabalho, tenho que usar as senhas por uma quantidade tão absurda de vezes por minuto que não dá para ser suficientemente criativo, devemos ser sucintos na senha.

  2. O método que esse rapaz usou é meio parecido com o que eu usei para superar as dificuldades da minha vida.
    Porém eu aprendi a superar muitas coisas lendo o livro “O poder do subconsciente”.
    No caso desse cara ele aprendeu sozinho.

Deixe uma resposta