Muitas mulheres sofrem de “tristeza” pós-sexo

Por , em 31.03.2011

Supostamente um momento de prazer para as pessoas, um novo pequeno estudo descobre que, na verdade, o pós-sexo causa tristeza em muitas mulheres.

O estudo envolveu mais de 200 jovens australianas, porém mais pesquisas são necessárias para verificar se os resultados são os mesmos em outras faixas etárias e localidades.

Segundo a pesquisa, uma em cada três mulheres jovens se sente triste depois do sexo em algum momento de suas vidas. 10% disseram que muitas vezes, ou quase sempre, se sentem tristes após o sexo.

Os pesquisadores afirmam que, sob circunstâncias normais, a fase de resolução da atividade sexual, ou o período logo após o sexo, provoca sensações de bem-estar, juntamente com o relaxamento físico e psicológico.

No entanto, indivíduos que experimentam disforia pós-coito (tristeza após o sexo) podem expressar seus sentimentos imediatos após a relação sexual em termos de melancolia, choro fácil, irritabilidade, ansiedade ou sensação de inquietação.

Como mulher é complicada demais, os pesquisadores ainda não sabem explicar a causa desses sentimentos. Uma das entrevistadas que afirmou se sentir “triste” após o sexo disse que esses sentimentos não são ligados aos seus sentimentos de amor e afeto por seu parceiro.

Uma teoria dos cientistas é de que abuso sexual em algum momento da vida das mulheres pode causar sentimentos de culpa, vergonha e perda em futuros encontros sexuais. No entanto, a pesquisa encontrou apenas uma correlação moderada entre o abuso sexual e decepção pós-sexo.

Segundo os pesquisadores, isso sugere que outros fatores, como predisposição biológica, podem ser mais importantes. O próximo passo do estudo é observar as características emocionais das mulheres, e como elas vêem a si mesmas, para checar se a personalidade contribui para a depressão entre quatro paredes. [LiveScience]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

14 comentários

  • Talita Caridad Rodrigues:

    ”Como mulher é complicada demais, os pesquisadores ainda não sabem explicar a causa desses sentimentos” Que lixo de matéria ein?? rs

    • Cesar Grossmann:

      Menos, Talita, menos. é só uma ironia para aquele tema comum em piadas de que os homens não entendem as mulheres. A propósito, você está julgando a matéria toda só por esta frase? Sério mesmo?

  • HEEEELLL YEEAAAHH:

    isso pode ocorrer ou por causa doque a su disse ou pq o cara ta ruin de cama, né o seu toco de amarra boneco de lego!

  • Rita:

    Su, vc tá certinha, a coisa é desse jeito. Sexo mecânico? Deus me livre e guarde!

  • carolina:

    concordo com Evandro,essa pesquiza ñ revela que mulheres fora questionadas, nesse contexto existem muitas de todos tipos de relacionamento,relacionamentos casuais e ñ de casal comprometido e com amor verdadeiro,sexo é a celebração de uma união baseada no amor e compromisso,as pessoas fazem sexo para satisfazer sua necessidade momentanea,depois vem a frustração,afinal fazem sexo com desconhecido,alguem qu nem tem afinidade só leva a tais cosequencias mesmo,qd as pessoas pararem p fazer as coisas no tempo certo,com as pessoas certas as coisas vão ser perfeitas.

  • Vitor:

    Só quando ela perdeu a virgindidade que chorou. Eu entendí,claro…criação,etc..!!!

    Depois: eu é quem ja estava pedindo um tempo..hahaha!

  • Gil:

    Na verdade a tristeza naum dá depois do sexo, mas sim quando FALTA sexo….hehhehe….. ademais, tem resultados de pesquisas que são mto prematuros pra serem expostos….é necessário um bom aprofundamento na questão…

  • CHRISTIAN:

    TALVEZ SERIA BOA IDEIA DEIXAR SEMPRE A MULHER TOMAR INICIATIVA PARA UMA RELAÇAO SEXUAL ISSO TALVEZ NAO A FAÇA SENTIR-SE INVADIDA

  • ZEUS:

    As mulheres são muito sensíveis…

  • Tarcisio:

    Mulher sente tristeza em tudo depois que casa, nunca nada tá bom. O homem pode ser um príncipe encantado romantico, elas vão chorar ainda assim. Tá louco

  • PredadorXD:

    A pesquisa foi fraca demais… isso ai é mulher que dá e depois se arrepende!

  • Evandro:

    Faltou observar, na pesquisa, em que tipo de relacionamento estavam envolvidas. Será que isso é verificado também nas relações que possuem um sólido casamento? Pois aparentemente, nessa pesquisa, até adolescente que participou de uma farra na escola, depois de uma festa com muita bebida e droga, entra na amostra.

  • Não Interessa!:

    Qual a razão de não estar ativa a opção de comentar na matéria “Bizarra causa da corrupção é descoberta por cientistas”? Cadê a liberdade de expressão? Ou vai me dizer que esse site é igual ao G1… bando de puxa saco desse governo mafioso?
    Quanto a matéria em que posto este comentário, acredito que a mulher se deita com quem quer, se não se dá o valor de pelo menos procurar uma pessoa que preste, o sexo vai ser sempre só sexo, sem significado, carinho e respeito.

  • Su:

    So senti até hoje tristeza pós – sexo, quando via que o ato ja era mecanico, pois o meu parceiro ja nao se interessava pela minha vida, ou em conversar, me dar atenção. Mas o interesse no sexo permanecia o mesmo.
    As vezes nem porque nao gostava mais de mim, mas por questoes de estresse, trabalho, etc…

    Quando a falta de afinidade, ou a falta de comunicaão acontece entre o casal. A mulher se sente usada, como se fosse uma prostituta. E isso realmente gera tristeza.

    Acho que para novas pesquisas relacionadas, o fator emocional e envolvimento que a mulher tem com o parceiro devem ser tambem analisados, pois pode haver falsos resultados se isso nao for levado em conta.

    Ou melhor, tentar identificar os motivos pelo qual a mulher se sente triste, se é apenas casualmente, so com determinado parceiro, enfim… muitos fatores…

Deixe seu comentário!