Ícone do site HypeScience

As mulheres mandam em casa

Os homens podem pavonear-se nos negócios, mas em casa são as mulheres que detém o poder.

Uma pesquisa realizada pelo Pew Research Center, nos EUA, descobriu que entre 43% dos casais a mulher toma mais decisões no domínio do lar do que os homens. Em contraste, os homens tomam mais decisões em um a cada quatro casais. E apenas 30% dos casais tomam as decisões em conjunto.

Os resultados apóiam uma pesquisa publicada no ano passado que descobriu que as mulheres têm mais poder em casa do que seus maridos. A pesquisa anterior teve como base vídeos de casais ao invés de questionários sobre as decisões, como no caso do novo estudo.

A pesquisa questionou 1.260 indivíduos que eram casados ou viviam juntos. Os voluntários indicaram se seus parceiros tinham a palavra final em certas áreas de decisão. Estas áreas incluíam a escolha compartilhada em atividades do fim de semana, comprar coisas caras para a casa, decidir o que assistir na televisão e gerenciando as finanças da casa.

45% das mulheres são responsáveis pelas finanças do lar e 23% dos homens são responsáveis por esta tarefa.

O controle remoto parece ser controlado de maneira equilibrada com 27% dos casais deixando a mulher decidir o que é assistido contra 26% dos homens. Um quarto decide junto o que assistir.

Uma exceção interessante foi observada em homens e mulheres com 65 anos ou mais; eles tinham o dobro de chance de afirmar que as decisões são tomadas de maneira igualitária. [LiveScience]

Sair da versão mobile