Mulheres não gostam de amigas promíscuas

Por , em 3.06.2013

O número de parceiros sexuais que você já teve pode ser um fator de peso no que diz respeito a amizades – ao menos quando se trata de mulheres, de acordo com artigo publicado recentemente no periódico Journal of Social and Personal Relationships.

Os pesquisadores convidaram 751 estudantes (homens e mulheres) de ensino superior e pediram que relatassem suas experiências sexuais e sua visão a respeito de sexo casual. Além disso, os participantes leram uma descrição de uma pessoa do mesmo sexo e, a partir das informações que ela continha, disseram se consideravam a pessoa uma boa amiga em potencial, com base em 10 critérios.

Independentemente de suas próprias práticas sexuais, a maior parte das mulheres avaliou negativamente aquelas consideradas “promíscuas” (que, pela descrição, já haviam tido 20 parceiros sexuais) em 9 critérios. Já as mulheres que tiveram menos parceiros sexuais foram avaliadas de modo mais positivo.

Entre os homens, as respostas foram mais variadas, e tanto homens “promíscuos” como menos sexualmente ativos foram avaliados de forma positiva.

“Mulheres sexualmente permissivas foram rejeitadas por serem ‘fáceis’, enquanto homens com um grande número de parceiras sexuais são vistos com um senso de realização”, conta a pesquisadora Zhana Vrangalova. Ela lembra que outros estudos haviam mostrado que homens tendem a rejeitar mulheres que consideram “promíscuas” por serem, supostamente, inadequadas para relacionamentos longos.

Essa mesma rejeição que ocorre por parte de outras mulheres (mesmo as mais “liberais” no que diz respeito a sexo) pode ser, de acordo com Vrangalova, uma tentativa de se “proteger” do estigma carregado por mulheres consideradas “promíscuas”.[Medical Xpress, Journal of Social and Personal Relationships]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (2 votos, média: 3,00 de 5)

8 comentários

  • Alessandro Alves:

    isto vem de uma cultura de que o homem pode transar quando quer e a mulher pode somente no casamento

    • Charlie Timao Timao:

      a coisa e simples homens respeitam mulheres de amigos , mulher age diferente ,

  • gloria:

    Ter amigas q tem relacionamentos sexaais além do q é considerado “normal ou natural” traz sempre preocupação, pois essa amiga pode tbm pegar o q é seu, e nada mais decepcionante q descobrir sua amiga pegadora tá pegando o seu namorado(a), vc vai perder os dois, então melhor evitar! Já o homem é bicho por natureza, trai mesmo, se for escolher um fiel, vai ficar sem ninguém.

    • D:

      O “normal ou natural” aí nada mais é do que cultura, a mesma que te diz para condenar os dois, se eles se pegarem.

  • D:

    Simples reflexo da cultura patriarcal, onde a afirmação da sexualidade no homem é valorizada e na mulher, rechaçada.
    A mulher deve ser submissa e se comportar sexualmente como uma planta. Uma cultura tão arraigada que as próprias mulheres tratam de apedrejarem-se moralmente.
    Já o homem ‘pegador’, fácil, é a referência do grupo… “o cara”.

    • Yuri Gabriel:

      E a biologia não tem nada a ver, não é? Acho que a cultura patriarcal, apesar de influenciar, não é a única causa; isso é simplificar demais o problema. É comprovado biologicamente que os primatas machos preferem parceiras menos promíscuas, a fim de impedir que as fêmeas tenham filhotes de outros machos.

  • WalterZ:

    Hummm
    Será que o s homens tembém preferem AMIGAS sexualmente menos ativas?

    • PHAS:

      hauahauah, dificilmente!

Deixe seu comentário!