Aviso: Fazer exercícios pode causar orgasmos

Por , em 22.03.2012

Segundo um novo estudo, as mulheres podem não precisar de um homem, de um vibrador ou sequer de qualquer outra estímulo sexual direto para ter um orgasmo – basta fazer exercícios físicos.

A pesquisadora Debby Herbenick, codiretora do Centro de Promoção da Saúde Sexual da Universidade de Indiana, EUA, diz que os cientistas já relataram o fenômeno do prazer sexual induzido pelo exercício físico em 1953, com cerca de 5% das mulheres entrevistadas dizendo que tinham orgasmos ligados ao exercício físico.

No entanto, naquela época foi difícil saber qual a prevalência real desse fenômeno porque a maioria das mulheres ofereceu a informação sem que os pesquisadores fizessem essa pergunta diretamente (ou seja, eles não perguntaram “você tem orgasmos quando faz exercícios físicos?”).

Desde então, os relatórios desse tipo de orgasmo, chamado em inglês de “coregasms”, por causa de sua ligação aparente com exercícios para músculos abdominais centrais, têm circulado na mídia há anos.

Apesar da atenção na mídia popular, pouco se sabe cientificamente sobre o orgasmo induzido por exercício. Então, Herbenick e seus colegas usaram pesquisas online para coletar os dados de 124 mulheres que tiveram orgasmos induzidos pelo exercício e 246 mulheres que relataram prazer sexual induzido pelo exercício.

A maioria das mulheres, com idades entre 18 a 63 anos e uma idade média de 30 anos, estava em um relacionamento sério ou casamento e 69% disseram ser heterossexuais.

Os pesquisadores descobriram que cerca de 40% dos dois grupos de mulheres tiveram prazer ou orgasmo induzido pelo exercício físico mais de 11 vezes em suas vidas. A maioria das mulheres do grupo do orgasmo disse que sentia um certo nível de constrangimento ao se exercitar em lugares públicos.

O grupo do orgasmo afirmou majoritariamente que não estava tendo uma fantasia sexual ou pensando em alguém quando tiveram orgasmos durante exercícios.

Das mulheres que tiveram orgasmos durante o exercício, cerca de 45% disseram que sua primeira experiência foi ligada a exercícios abdominais; 19% disseram que foi ligada a bike ou spinning; 9,3% disseram que foi ligada a escalar postes ou cordas; 7% relataram uma conexão com o levantamento de peso; 7% com correr e o resto das experiências incluiu vários exercícios, como ioga, natação, aparelhos elípticos, aeróbica e outros.

O prazer sexual induzido pelo exercício estava ligado a mais tipos de exercícios que o fenômeno do orgasmo.

Respostas às questões abertas da pesquisa revelaram alguns detalhes interessantes. Por exemplo, os exercícios abdominais ligados a orgasmos pareciam estar particularmente associados ao exercício “cadeira do capitão”, em que uma pessoa suporta seu peso sobre os antebraços e, em seguida, levanta os joelhos em direção ao seu peito.

As perguntas abertas também revelaram que os orgasmos tendem a ocorrer depois de vários conjuntos de flexões ou algum outro exercício abdominal em vez de depois de apenas algumas repetições. Também parecia acontecer depois que a mulher realmente tinha se exaurido.

“Muitas dessas mulheres disseram que isso começou a acontecer desde crianças”, disse Herbenick, acrescentando que algumas indicaram uma experiência aos 7 ou 8 anos. “Nós tivemos pelo menos uma mulher no estudo que era virgem, e realmente amava poder ter estas experiências na academia”.

Ligação confusa

Os pesquisadores não sabem ao certo porque certos exercícios levam ao orgasmo ou ao prazer sexual.

“Pode ser que o exercício, que já é conhecido por ter benefícios significativos para a saúde e bem-estar, tem potencial para melhorar a vida sexual das mulheres”, sugere Herbenick. Mas não é certo que os exercícios físicos podem realmente melhorar as experiências sexuais das mulheres.

A pesquisa tem várias implicações em relação à sexualidade das mulheres. O orgasmo e o desejo sexual já encabeçaram a lista de maiores preocupações sexuais das mulheres, com cerca de uma em cada quatro mulheres não atingindo o orgasmo durante o sexo.

Os pesquisadores sugerem que “pode ser que o exercício físico tem sido negligenciado em abordagens clínicas para o orgasmo das mulheres”.

Por outro lado, os cientistas têm debatido por muito tempo o contexto evolutivo do orgasmo feminino e sua ligação com a sexualidade e reprodução. Se muitas mulheres estão experimentando o orgasmo durante exercícios não relacionados com o sexo, então orgasmo induzido pelo exercício pode revelar o que o orgasmo tem ou não tem a ver com sexo ou reprodução.

Além disso, o orgasmo induzido por exercício pode ser um caminho para os cientistas e as próprias mulheres aprenderem mais sobre o processo do orgasmo.

Alguns podem questionar: “Será que isso realmente acontece?”. Herbenick responde: “Eu não tenho nenhuma dúvida de que isso acontece”.[MSN]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (2 votos, média: 5,00 de 5)

20 comentários

  • Maryci:

    Graças aos deuses! alguém para explicar o que acontece comigo!!!

  • Patricia Alves:

    Quem sabe se isso acontece com todas as mulheres não seria bem mais animador ir pra academia. Mas já não é fácil ter orgasmos na hora do sexo para algumas, imagine somente fazendo exercícios.

  • Doug:

    Bom, pode ser a peça íntima muito justa que dentro da perspectivas de movimento podem causem atritos que estimulem a região.

  • Ryann K.:

    Eu não sei você, mas eu sou uma bike de spinning.

    Mulheres, podem fazer exercício em mim, quando quiserem. rs

  • ANILSON TADEU MARTINS:

    Podem ter quantos orgasmos forem mas nada sera como o calor humano e os carinhos de outra pessoa !

  • ANILSON TADEU MARTINS:

    Ta bom! Agora com esta descoberta a mulherada que curte homem só para aquele momento vai fazer exercício e os caras que se ferrem !

  • Sara:

    Isso é verdade, eu era virgem quando tive meu primeiro orgasmo,tinha uns 12 anos, estava deitada com as costas no chao e levantando as pernas.Mas agora percebi que é diferente do que tenho hj em dia, mas os dois são muito gostosos rsrs.Experimentem!

  • Ryann K.:

    O orgasmo através da Bike de Spinning é simplesmente porque algumas mulheres tem o clitóris maior, e ato de encostar múltiplas vezes no banco, acaba promovendo a sensação de orgasmo.

  • gloria:

    Que tal os parceiros prestarem mais atenção em nós! Quando uma mulher consegue romper os laços q a prendem num sistema onde elas são oprimidas ,desqualificadas e desvalorizadas, ela pensa só nela, exercício físico é isso, só dela,e pra ela , então ela tem no corpo a resposta disso, o prazer à flor da pele . Precisamos de tão pouco para nus sentirmos felizes e realizada

  • Sha26:

    Isso é verdade quando eu faço academia acontece isso, não é sempre mas a maioria das vezes sim, e tem aparelhos na academia que dão esse prazer, agora não sei deve ser diferente para outras pessoas, quem sabe o aparelho que eu use não de orgasmo a outra pessoa, mas isso acontece e sem pensar em sexo e nem estar pensando em pessoas, simplesmente acontece, um dos aparelhos que eu faço que me da mais isso é a cama flexora, e a extensora. Mas vai do dia tanbém.

    • Elias Augusto de Oliveira:

      Então quer dizer que a combinação de malhação com sexo deve ser uma loucura! Será?

  • Yuken Master:

    Geralmente vejo as mulheres mordendo os labios…Sera que estao tendo orgasmo?

  • magicmaria:

    então, gente, é verdade, pois estava outro dia me exercitando dentro de um lago, fazendo exercícios abdominais dentro dágua, e o fato foi que estava altamente excitada. Pensei, tô mexendo com a kundalini, será que tem algo dentro do lago…, bom a minha cadela, sinto que percebeu o nível energético em que eu estava e começou a correr, dou este depoimento porque estava pensando o que tinha acontecido e encontro esta matéria, adorei
    pois não estava pensando em nada daquilo e aconteceu.

  • Mariannagoret:

    O esforço físico pode nos levar ao máximo de força e resistência. E quando queremos ultrapassar essa força, o nosso corpo entra em transe. Um exemplo é que isso acontece com algumas tribos, em que homens se penduram em trocos que giram, e introduzem ganchos pontiagudos nos mamilos (aiii) chegando ao transe. Esses caras dizem que essa dor leva-os ao paraíso. É muito complexo.
    Arnold Schwarzenegger no seu filme, o de fisiculturismo, Disse que chegava a orgasmos pegando aqueles pesos. Masss… vai saber né.

  • magoado:

    Então se é assim tá explicado… o GUGA fazia uma gemedeira e uivos durante os jogos ,que não tinha explicação…

  • Jonatas:

    Isso explica aquelas gemidas sensuais que se escuta na academia…

    • Aloisi:

      Vão pra academia pra ter prazer e la em quarto quinto plano é ficar bonita pra nóis, agora eu entendo…

    • Jonathan:

      Na minha academia nunca ouvi esses ‘gemidos’ vindo de mulher nenhuma, Jonatas…

    • Jonatas:

      Então só tem homem lá…

    • Jonas:

      ou ele não presta atenção nas mulheres.

Deixe seu comentário!