Mundo animal: corvos usam gestos para se comunicar

Por , em 30.11.2011

Segundo uma nova pesquisa, corvos usam seus bicos e asas para fazer gestos, de forma muito parecida com nossos gestos com as mãos, como para apontar um objeto.

Esta é a primeira vez que pesquisadores viram gestos usados desta forma na natureza, por outros animais que não sejam
primatas.

A partir da idade de 9 a 12 meses, os bebês humanos costumam usar gestos para chamar a atenção dos adultos para os objetos, ou para segurar itens para que outros possam pegá-los.

Estes gestos, produzidos antes das crianças falarem suas primeiras palavras, são vistos como marcos no desenvolvimento da fala humana.

Cães e outros animais são conhecidos por destacar itens usando gestos, mas como seres humanos treinam estes animais, os cientistas acreditavam que o desenvolvimento natural desses gestos era confinado apenas aos primatas – e mesmo gestos comparáveis são raramente vistos na natureza em nossos parentes vivos mais próximos, os grandes macacos.

Os pesquisadores descobriram, ao longo dos anos, que os corvos e seus familiares são extraordinariamente inteligentes, superando a maioria das outras aves e até rivalizando com os grandes símios em alguns testes.

“Os corvos são uma espécie muito orientada a objetos”, disse a pesquisadora Simone Pika. “Isso me lembrou da minha infância, quando meu irmão gêmeo e eu ainda éramos pequenos e um de nós de repente recuperava um brinquedo favorito, cuja existência nós tínhamos esquecido por um tempo. Este brinquedo de repente se tornava o centro de diversão, interesse e competição. Coisas similares acontecem quando os corvos brincam uns com os outros, e recuperam objetos”, conta.

Os cientistas estudaram corvos selvagens na Áustria, marcando cada ave para ajudar a identificá-la.

Os pesquisadores viram os corvos usarem seus bicos para mostrar e oferecer itens como musgo, pedras e galhos.

Estes gestos eram em sua maioria destinados a membros do sexo oposto, e muitas vezes levavam o outro indivíduo a olhar para objetos. Os corvos, então, interagiam uns com os outros – por exemplo, tocando ou apertando os objetos em conjunto, ou manipulando o item juntos.

Os cientistas especulam que estes gestos podem ser usados para medir o interesse de um potencial parceiro ou fortalecer um vínculo já existente.

Corvos possuem um grau relativamente elevado de cooperação entre os parceiros. As descobertas sugerem que os gestos evoluíram de uma espécie que demonstra um alto grau de habilidade colaborativa, uma descoberta que pode lançar luz sobre a origem dos gestos nos seres humanos.

“Estudos focavam os gestos em habilidades de comunicação apenas dos primatas”, disse Pika. “O mistério das origens da linguagem humana, no entanto, só pode ser resolvido se ampliarmos a pesquisa e também considerarmos a complexidade dos sistemas de comunicação de outros grupos de animais”, completa.

Os pesquisadores ainda querem explorar mais o uso de gestos entre corvos, e quais são seus significados e funções.[LiveScience]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

11 comentários

  • Deolinda:

    Em Portugal os corvos são abundantes, existe a crença de que são aves agoirentas,(quando vistas sobre uma casa adivinham morte na família).São de facto muito inteligentes,(mesmo sendo proibido) muitas pessoas capturam-nos ainda bebés porque aprendem a falar muito facilmente, chegando a falar melhor que um papagaio.

  • Guellity Marcel:

    Muito bacana esta pesquisa. Cada vez mais nós sabemos o quanto os animais são inteligentes e mesmo assim sempre queremos nos achar superior só porque somos racionais. Devemos respeitar sempre qualquer forma de vida.

    Tenho bastante conteúdo relacionado ao mundo animal em meu blog
    http://www.euquerobiologia.blogspot.com

    G.M.

  • claudemir da silva:

    interesante pesquisa dessas aves

  • sarah:

    Legal, eu gosto d corvos sao lindos!

  • marizete assis alves:

    Na natureza ainda ha coisas que não sabemos, e que ainda a descobrir, ela é fantástica, cheia de mistérios e beleza. Gostei da matéria. Obrigada.

  • Bia:

    Matéria muito boa, parabéns, Natasha!

  • José Calasans:

    A natureza guarda muitos segredos,já ouvi comentários sobre telepatia animal,dizem que os gatos quando ficam quietos e com os olhos fechados,na verdade estão se comunicando telepaticamente.Cabe a ciência pesquisar,se é que já não se está fazendo isso em segredo.

  • Glauco:

    O segredo da comunicação no mundo animal é… telepatia! Os bixos deixaram de nos respeitar justamente quando perdemos essa capacidade e nos tornamos traiçoeiros, incomunicáveis. Fale telepaticamente com um animal e ele sempre lhe ajudará!

    Os gatos em especial ficam muuuuito chateados por terem que usar gestos e sinais para se comunicarem com as pessoas…

    • Igor:

      Cara os gatos n entendem nada de humanos pq meu cachorro(um cocker spaniel de 4 anos chamado chico)entende perfeitamente a linguagem humana, eh uma coisa q nunca vi(sera q todo cachorro faz isso ou ele eh super dotado?)ele entende tudo, eu falo ”vamos passear?” e ele faz uma festa vai pegar a coleira e me traz pa podermos sai, isso eh só um exemplo ele entende de fato varias outras palavra e frases, me impressiono como ele entende oq eu falo e eu n sei fazer o mesmo com ele.

  • Glauco:

    Aff… os corvos falam por telepatia, são bixos muito evoluídos. Os gestos são só prá dar ênfase ao q foi dito telepaticamente…

    • karlloz:

      Os animais falam por telepatia?
      È os ET’s também!

Deixe seu comentário!