Ícone do site HypeScience

Água não previne desidratação na Europa

Não importa quantas garrafinhas de água você consumir, elas não irão prevenir a desidratação. Isso é o que afirmam burocratas de Bruxelas, considerada capital da União Europeia. O pronunciamento causou alvoroço entre produtores de água mineral em garrafa, que agora estão proibidos de estamparem na embalagem do produto que água ajuda na hidratação do corpo.

Embora especialistas insistam que não é provado que a água previna a desidratação, eles admitem que o líquido ajuda a regular a temperatura corporal e manter as funções físicas e mentais do corpo.

A decisão de que a água não hidrata feita semana passada pela Comissão Europeia (CE) foi descrita por deputados como uma “estupidez em larga escala”, enquanto empresas de água como a Highland Spring juraram que irão desprezar a norma “ridícula”.

A European Food Standards Authority (EFSA) afirma que a CE tem provas suficientes para afirmar que a água contribui para a manutenção das funções normais físicas e cognitivas e contribui para a manutenção da termorregulação normal.

Com a aprovação da EFSA, as empresas de água da União Europeia poderão fazer ambas as afirmações em suas embalagens no futuro.

O deputado inglês Roger Helmer se pronunciou contra a decisão. “Isso mostra não só a loucura da alegação, mas o grau de intromissão que a CA acha que deve exercer nos processos comerciais”, afirmou. [Telegraph]

Sair da versão mobile