Pense na sua comida favorita. Brigadeiro de panela, picanha direto da churrasqueira, lasanha feita em casa, pizza…
Sua boca está salivando com os pensamentos? Desculpe, mas um estudo recente descobriu que os humanos não conseguem salivar ao pensar em comida.
“Não somos como os cachorros – em particular, não como os cães de Pavlov (o experimento do cientista Ivan Pavlov) – e não temos reflexos de salivação condicionada”, afirma o líder do estudo, Guy Carpenter.
Na pequena pesquisa, um grupo britânico tentou determinar se a sensação de “água na boca” existia ao pensar em comida. Eles pegaram cinco pessoas saudáveis e mostraram fotos de diferentes refeições – de pizza à arroz com curry à frango grelhado à massas.
Com algodões nas bochechas e sistemas de sucção embaixo da língua, os cientistas coletaram amostras de saliva conforme as visualizações.
A visão de comida, que estimula o pensamento, não aumentou a quantidade de saliva de nenhuma glândula maior, antes ou depois de comer. Em outras palavras, “água na boca” não aconteceu mesmo quando estavam com fome.
Mesmo que as propagandas de comida nos façam acreditar que a visão influencia a sensação, o estudo prova que isso não é verdade.
Em outro experimento, os pesquisadores observaram a quantidade de umidade produzida pela boca quando os voluntários podiam ver e cheirar uma tigela de macarrão quente. E um terceiro teste, eles coletaram saliva antes, durante e após o almoço dos participantes.
No primeiro, os aromas aumentaram a secreção de saliva mais do que segurar a comida ou olhar fotos. Mas a quantidade grande de saliva aconteceu quando eles realmente comeram o prato.
Água na boca, afirmam os pesquisadores, não é um reflexo real. Carpenter propõe que a sensação acontece devido a “pequenas quantidades de saliva que entram na boca quando os músculos da face apertam os dutos salivares dilatados”. Para realmente aumentar a sensação, é necessário aumentar o cheiro.
Qual cheiro de comida provoca isso em você?[MSN]