Nadar logo depois de comer faz mal: mito ou realidade?

Quem nunca ouviu dos pais frases como “não entre na piscina logo depois de comer, porque você vai ter cãibras”? Preocupados com o bem-estar de seus filhos, eles davam o alerta baseados em uma ideia verdadeira, mas exagerada.
Quando comemos, nosso corpo aumenta o fluxo de sangue nos músculos do sistema digestivo e, quanto maior a refeição, mais sangue (e oxigênio) é necessário para digeri-la. Assim, há menos sangue disponível para nossos braços e pernas. Dessa forma, imaginavam nossos pais, exercícios físicos (como nadar e correr) seriam uma prática arriscada durante a digestão.
Esse processo do fluxo sanguíneo é real, mas a preocupação é exagerada: o corpo tem mais sangue do que o necessário para dividir entre seu sistema digestivo e seus braços e pernas. Dessa forma, o risco de ter cãibras depois das refeições é muito baixo. Porém, se você resolve fazer exercícios dignos de um triatlo logo depois de uma refeição pesada (como aquele churrasco de domingo), pode realmente ter cãibras e até mesmo passar mal – o que, convenhamos, não é algo que esperamos de uma criança.[Life’s Little Mysteries]
13 comentários
Mito uma ova… eu já presenciei 3 situações em que uma a pessoa veio a óbito pq foi nadar a outra enrolou a língua e a terceira foi transar
“Porém, se você resolve fazer exercícios dignos de um triatlo logo depois de uma refeição pesada (como aquele churrasco de domingo), pode realmente ter cãibras e até mesmo passar mal”
Essa reportagem Tá faltando conhecimento , para colocar esse assunto em questão .
E óbvio a pessoa alimentar e práticar exercícios morre.
“Porém, se você resolve fazer exercícios dignos de um triatlo logo depois de uma refeição pesada (como aquele churrasco de domingo), pode realmente ter cãibras e até mesmo passar mal”
Que nada, quando eu era criança vi um cara babar até morrer, depois de ter comido muito e pulado na piscina. Tava tendo uma congestão…
Não é mito, pois uma menina que morava perto de minha casa morreu disso, ela foi nadar de barriga cheia teve uma congestão, começou a babar espuma e o coração parou.
Acho melhor continuar tomando cuidado…Se nossos pais avisam é por que ouviram ou viram acontecer…O Fernando tem razão …a reportagem deixou a desejar.
Os PAIS sempre tem razao, tudo para o bem dos FILHOS…
Como esse mito surgiu? Pelo fato de depois da refeição o nosso corpo concentrar o sangue nos músculos do sistema digestório, ao realizar exercícios precisamos de oxigênio para que nossas mitocôndrias produzam ATP. O organismo prioriza a digestão, portanto falta oxigênio para os músculos esqueléticos.
Sem oxigênio nosso corpo passa a realizar respiração anaeróbica o que produz ÁCIDO LÁTICO responsável pela fadiga muscular (E NÃO PELA CÃIBRA).
Antigamente, muitas pessoas iam nadar em rios e lagos após as refeições. Devido a fadiga muscular elas (por não terem total domínio sobre o nado) afogavam. Daí surge o mito de que o nado alinhado à água faz mal.
Aqui está um exemplo (mau) de um artigo que não aborda todo o espectro do problema de “Comer e fazer exercício físico ou tomar banho”.
A explicação apresentada pelo HypeScience é de tal modo vago e incompleto que me atrevo a dizer que é um atentado à saúde pública na medida em que o acto de comer uma refeição e fazer uma das actividades referidas coloca em perigo de vida quem o pratica.
Só faltavam escrever no fim da notícia que comer e tomar banho de mar ou piscina após uma refeição não é perigoso.
Na verdade, e de uma forma geral, quando acontece a digestão de facto o fluxo de sangue ao aparelho digestivo aumenta em detrimento de outras partes do corpo, nomeadamente das extremidades (braços, pernas, mãos, etc).
Ao entrarmos dentro de água fria (piscina ou mar) o corpo arrefece e em particular as extremidades acima referidas. Nessa situação a resposta natural do nosso organismo é enviar para esses locais (as extremidades do nosso corpo) um fluxo maior de sangue, para as aquecer.
Uma vez que uma quantidade importante desse sangue estava a trabalhar na digestão, ao afastar-se dessa função provoca a paragem dessa digestão e essa paragem pode provocar a morte. Por acaso nunca ouviram falar de mortes por congestão, principalmente na época balnear?
Em relação ao exercício físico acontece o mesmo só que nesse caso o sangue aflui aos músculos para os ajudar no seu trabalho muscular e oxigenação.
Perfeita explanação
na verdade eles nuca falaram de cãibras
mas falaram de indigestão
Sempre ignorei estes alertas de minnha mãe.. não faz sentido nenhum se você não tiver problema de refluxo ou não vomitar facilmente. Fato é que dar uma caminhada naquele momento que te dá sono depois de comer, fazer um exercício físico simplementes irá circular melhor os nutrientes pelo seu corpo, há sangue o suficiente e está tudo fechado lá dentro sendo digerido. Coisa de gente que inventa coisa pra cabeça só porque fica meio mole ou acha que vai vomitar.