Não ter religião é a nova maior religião do mundo

Por , em 25.04.2016

Se você já ouviu a máxima “Pequenas Igrejas, Grandes Negócios”, com certeza não vai acreditar que igrejas estão fechando mundo afora. Mas isso acontece.

Não tanto aqui no Brasil, e mais em países como os Estados Unidos, o grupo de pessoas “sem religião” tem crescido substancialmente.

Os religiosamente não afiliados são o segundo maior grupo religioso na América do Norte e na maior parte da Europa. Nos Estados Unidos, compõem quase um quarto da população. Na última década, superaram católicos, protestantes e todos os seguidores de religiões não cristãs, por exemplo.

Por todos os cantos

Há muito tempo existem previsões de que a religião perderia relevância conforme o mundo se modernizava. Porém, todas as pesquisas recentes estão descobrindo que isso está acontecendo surpreendentemente rápido.

A França terá uma população de maioria secular em breve. O mesmo acontecerá com Holanda e Nova Zelândia. O Reino Unido e a Austrália em breve perderão suas maiorias cristãs. A China também possui uma população bastante secularizada.

A religião está se tornando menos importante do que jamais foi, mesmo para as pessoas que vivem em países onde a fé afeta de tudo, desde o voto a governantes a fronteiras e arquitetura.

Mas muita calma nessa hora: os sem religião não estão herdando a Terra ainda. Em muitas partes do mundo – na África subsaariana, em particular -, a religião está crescendo tão rápido que a participação dos “sem religião” na população mundial deve de fato diminuir em 25 anos.

Divisões

Dentro do grupo dos sem religião, as divisões são tão profundas como entre os religiosos. Alguns são ateus confessos. Outros são agnósticos. E muitos simplesmente não se importam o suficiente para indicar uma preferência religiosa (os famosos não praticantes?).

Apesar de unidos em torno do ceticismo em relação a organizações e por uma crença comum de que eles não acreditam, os sem religião são tão internamente complexos quanto outras religiões. E como acontece com elas, estas contradições internas poderiam manter novos seguidores longe.

Por que o mundo está ficando sem religião?

Existem algumas teorias sobre por que as pessoas tornam-se ateias em grandes números. Alguns demógrafos atribuem esse fato a segurança financeira, o que explicaria por que os países europeus com programas de segurança social mais fortes são mais seculares do que os Estados Unidos, onde a pobreza é mais comum e uma emergência médica pode levar à falência.

O ateísmo também está ligado à educação, medido pelo desempenho acadêmico (ateus em muitos lugares tendem a ter diploma universitário) ou conhecimento geral das crenças ao redor do mundo (daí teorias de que o acesso à internet estimula o ateísmo).

Há alguma evidência também de que as religiões oficiais dos países afastam totalmente as pessoas de fé, o que poderia ajudar a explicar porque os EUA é mais religioso do que a maioria das nações ocidentais que, tecnicamente, têm uma religião de Estado, mesmo que raramente observada.

Grupo homogêneo

O avanço científico não faz apenas as pessoas questionarem a Deus, mas também está conectando aqueles que questionam. É fácil encontrar grupos de discussão ateus e agnósticos online, mesmo se você vem de uma família ou comunidade religiosa. Tais grupos mostram que as pessoas que não acreditam não estão sozinhas.

Ainda assim, o grupo dos não crentes não é tão heterogêneo quanto dos religiosos. Na Europa e na América do Norte, os não afiliados tendem a ser vários anos mais jovens do que a média da população. 11% dos norte-americanos nascidos depois de 1970 foram criados em lares seculares. Além disso, a secularização ocidental é cheia de homens brancos. Nos EUA, 68% dos ateus são homens, e 78% são brancos.

Em todo o mundo, o Pew Research Center constata que as mulheres tendem a ser mais propensas a ter uma religião e a rezar. Isso muda quando elas têm mais oportunidades, no entanto. “As mulheres que estão na força de trabalho são mais como os homens na religiosidade”, disse Conrad Hackett, do Pew Research Center.

O fundador do grupo Black Skeptics Group Sikivu Hutchinson ressalta que “o número de jovens negros e latinos com acesso à ciência e educação matemática de qualidade ainda é extremamente baixo”, o que significa que eles têm menos oportunidades econômicas e menor exposição a uma visão de mundo que não requer a presença de Deus.

Tomando o globo

Apesar do grupo dos “sem religião” ter aumentado ao longo do tempo, o número correto de pessoas que não acreditam em Deus pode ser maior, porque elas ainda não assumem isso.

Mesmo brancos do sexo masculino e educados podem temer o estigma de ser rotulados como descrentes. Um dentista branco, por exemplo, não quis dar entrevista para a National Geographic por medo de que seus pacientes não gostassem que um ateu mexesse em seus dentes.

No entanto, parece inevitável que essa tendência não continue. Conforme os seculares de hoje crescem e têm seus próprios filhos, a única tradição de domingo que vai passar adiante parece ser a de acordar tarde. [NatGeo]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (9 votos, média: 4,44 de 5)

70 comentários

  • Antonio Gomes:

    O islamismo de leis Bárbaras mais cresce que cristianismo! Ateus, lutem pelo cristianismo ou o cruel Islã triunfará! Ateísmo sem chances…

    • Cesar Grossmann:

      Antonio, o Islamismo nem sempre foi assim. O Irã antes da Revolução Islâmica era um país islâmico e bastante progressista. O mesmo para o Afeganistão. O radicalismo é que estraga tudo. E… ateus lutando pelo cristianismo? Vamos primeiro ver um presidente ateu se eleger, depois a gente conversa.

  • Gabriel Daltro:

    Quanto mais religioso, mais hipócrita.

  • Salahad Din Munhoz:

    cultura são coisas acessiveis, veja por exemplo, Malásia, Indonésia, Singapura… Ou países na Africa como Egito, Marrocos, Senegal…

  • Otoniel Tiburtino:

    … Em Um Ateu no Reino de Deus, quando editá-lo, muitos ficarão satisfeito com tanta bondade em um ateu entre os crédulos. Sempre adiado.

  • Joon Nam Oh:

    Se contar c/ 144 mil pessoas escolhidas entre 7,2 bilhões (0,002%) no juízo final, o assunto é muito insignificante p/ quem não entende Deus

  • Marcelo da Silva:

    A bíblia fala disso:

    “Quando porém vier o Filho do homem, porventura achará fé na terra?”
    Lucas 18

    • Marcelo da Silva:

      A ideia é a incredulidade (e o pecado) aumentarem com o tempo até a maioria das religiões serem desacreditadas e o mal ter o caminho livre.

    • Cesar Grossmann:

      É uma campanha de difamação bem antiga, de dizer que o sujeito que não acredita em Deus é do mal, é imoral, é perigoso. A realidade é diferente….

  • Well Garozzo de Sobral:

    Uma coisa importante a se lembrar é que o fato de uma pessoa se afirmar “sem religião” não significa automaticamente que ela seja atéia.

  • Silvana Baralha:

    Errado ! A religião continua ! Chama-se ambientalismo ! E já agora que tal voltar a deixar-me postar comentários no seu site do face ??!!

  • Edvaldo Boveto:

    Se vc é ateu, honesto e com moral parabéns. Mas pense… Qual o motivo de cultivar estas qualidades?

    • Edvaldo Boveto:

      Acredito que o ateísmo é incompatível com uma sociedade justa. Apenas a crença em Deus da motivo para cultivar boas qualidades.

    • Cesar Grossmann:

      Pode acreditar no que quiser, mas é fato que países seculares e onde o ateísmo é maioria são mais tranquilos, as pessoas são mais tolerantes, e cumpridoras da lei. E aí, vai rever as tuas crenças?

    • Edvaldo Boveto:

      A Bíblia é um livro com muitas falhas mas isto não elimina todas as suas qualidades.

    • Cesar Grossmann:

      A Bíblia não serve de guia moral e ético. Pelo menos não no século 21. Você tem que fazer exatamente o que está pregando contra, que é usar o teu próprio discernimento, em vez de um padrão moral absoluto. Se é um padrão moral absoluto, tem que seguir à risca TUDO QUE ESTÁ ESCRITO.

    • Edvaldo Boveto:

      Acredito ser um erro apontar os erros da Bíblia para balizar uma critica genérica atingindo todas as religiões e Deus.

    • Cesar Grossmann:

      É por que a Bíblia é o “padrão absoluto de moral” desta gente. Um padrão absoluto de moral que endossa a escravidão, a opressão da mulher, o genocídio, e a venda de crianças para pagar dívidas.

      Parece que a contradição não está sendo percebida. Eu preciso ser mais explícito? Vamos lá, quem fala em padrão absoluto de moral aponta para a autoridade da Bíblia, só que o padrão moral bíblico é podre.

    • Edvaldo Boveto:

      Por exemplo: O espiritismo se apoia apenas no novo testamento e nas questões morais.

    • Cesar Grossmann:

      Edvaldo, assumir que quem é ateu é imoral e não tem ética é injusto e é um insulto. E o Novo Testamento endossa a escravidão e a opressão da mulher.

    • Edvaldo Boveto:

      Acreditar que todo teísta é um ingenuo que acredita em contos fantásticos é simplificar algo muito complexo.

    • Cesar Grossmann:

      Edvaldo, é só ver em qualquer forum que tenha religiosos e ateus misturados. Os criacionistas fanáticos (redundância?) falam besteiras, e os religiosos moderados deixam passar na boa. Quem cala, consente. Os moderados vão pagar pelos anos de silêncio e tolerância com os fanáticos. Eu acho justo…

    • Edvaldo Boveto:

      Menosprezar a inteligência alheia é falta de bom senso.

    • Cesar Grossmann:

      Considerar inteligência o que não é inteligência também é estupidez. E besteira sai da boca de qualquer um, inteligente ou não. Bom-senso, neste caso, é chamar besteira de besteira.

    • Cesar Grossmann:

      Com certeza é uma decisão minha, e não por que tenho medo de castigo ou por que espero um prêmio. Se você só faz o bem debaixo de promessa e ameaça, você é uma pessoa boa ou alguém que só faz o bem sob coação?

    • Edvaldo Boveto:

      Não estou afirmando que todo ateu é imoral. Mas que não tem motivo para ser.

    • Cesar Grossmann:

      Você não acredita no amor? Na empatia? Na vontade de ser aceito em sociedade? No desejo de uma sociedade justa e segura? Você não acredita que alguém pense que é melhor tratar os outros da forma que você quer ser tratado para que o mundo seja melhor para todo mundo?

      Eu acredito no que o poeta Raphl Waldo Emerson disse, “A única recompensa da virtude é a própria virtude. O único modo de ter um amigo é ser um.” Não faço o bem esperando um agradecimento ou um prêmio. Estou construindo um mundo melhor para mim, para meus filhos, e para todo mundo. É nisso que eu acredito.

    • Edvaldo Boveto:

      Cesar foi bom conversar com você mas com tão poucos caracteres e recursos ficar quase impossível de se ter uma conversa. Obrigado T+

    • Cesar Grossmann:

      😉

    • Edvaldo Boveto:

      Sem querer ofender… Discutir com alguém amordaçado por 140 caracteres é indicio de não possuir tantas qualidades. Vc é dono do site?

    • Christofer Castro:

      Sempre desejo a todos que pensam que acreditar em deus é o único motivo para terem qualidade, nunca deixarem de acreditar. Deus é para você!

    • Henrique Fontelonga:

      Não é a adoração a Deus de certeza…

    • Christofer Castro:

      Se alguém precisa de religião (ou acreditar em deus) para cultivar tais qualidades, recomenda-se que continue religiosa.

  • HLucas:

    Traga suas teorias que supostamente aniquilam a figura de Deus, que eu te trago minhas experiências com Ele…

    • Cesar Grossmann:

      O problema das experiências pessoais é que elas são subjetivas. Subjetivo quer dizer “nasceu no teu cérebro, pode ser resultado de interação com o ambiente, ou pode ser produzido pelo cérebro”. Por isto a ciência não aceita relatos pessoais, a assim chamada “evidência anedótica”.

      E, acredite, o cérebro é capaz de muitos enganos. Ou você acha que realmente o que você “vê” é o que teus olhos captam? Onde é que a imagem é percebida? Nos olhos? Ou no córtex visual do cérebro? E o córtex visual é a prova de falhas? E o olho, produz uma imagem 100% fiel ao que o cristalino projeta sobre a retina? E o cristalino, é capaz de criar sobre a retina uma imagem 100% acurada da luz que chega nele?

      Quanto mais você fica sabendo sobre estas coisas, mais você percebe que o que você vê é o que você pensa que está vendo…

    • Christofer Castro:

      Isonomia nos comentários seria uma coisa boa. 140 caracteres para visitantes e ilimitado para os mantenedores. Assim o debate fica injusto.

  • HLucas:

    Deus é um conto de fadas e ilusão de mentes fracas e empobrecidas… se te narrassem a formação da vida no embrião, qual seria sua reação?

    • Cesar Grossmann:

      A formação do embrião é documentada. Mudanças genéticas, fisiológicas, morfológicas, tudo pode ser observado. Você pode não acreditar na narração do desenvolvimento do embrião, assim como tem gente que não acredita na explicação da evolução da vida, mas as evidências estão aí, basta examinar.

  • HLucas:

    fazer o bem ao próximo, uma vez que vc tb deseja o seu próprio bem, não é seguir a bíblia mesmo… sei…

    • Cesar Grossmann:

      E quem é que faz bem ao próximo? Quem é que oferece a outra face? Quem é que reza pelos inimigos e faz o bem a quem o persegue? Vai em qualquer fórum ou grupo de discussão onde “religiosos” falam “bem” da ciência e dos ateus, e se pergunte, quem é que destes que dizem que Deus existe que realmente segue alguma religião? As religiões não são seguidas por ninguém, nem por quem se diz religioso…

  • Edvaldo Boveto:

    O que é certo ou errado se Deus não existe?

    • Cesar Grossmann:

      Como você gostaria de ser tratado? Começa por aí. Eu não agrido ninguém por que não gosto de ser agredido, e também por que é crime. Por outro lado, vamos ser sinceros, ninguém segue mais a Bíblia para decidir o que é certo ou errado. Ou tem alguém aí vendendo as filhas para pagar dívidas e achando isso normal? Ou então apedrejando até a morte os filhos na porta da cidade por que eles estão passando por uma fase rebelde, e achando isto normal e bom?

    • Edvaldo Boveto:

      Sem Deus o certo e errado não tem sentido são apenas um ponto de vista uma opinião pessoal.

    • Cesar Grossmann:

      Mas sempre foi, Edvaldo. Por que a Bíblia não fala nada contra a escravidão ou a guerra? Por que quem escreveu a Bíblia achava isso normal, era a opinião deles. Achar que a Bíblia tem autoridade moral sobre nós é desistir de pensar e de sentir, por que a Bíblia manda matar sem ter pena…

    • Edvaldo Boveto:

      Vc com 100000 caracteres e eu com 140 como dar uma opinião? Agora vc quer distancia eu sou uma pessoa ruim… hehehe. OK

    • Cesar Grossmann:

      É por que eu sou um ateu mau e sem ética nenhuma. Ah, eu não tenho vontade de matar e estuprar ninguém, será que eu sou melhor do que estes que só não fazem isso por que acreditam que Deus vai castigar? COM CERTEZA SOU 100% MELHOR QUE ELES.

    • Edvaldo Boveto:

      Infelizmente com tão poucos caracteres não tenho como responder todas as distorções criadas sobre as questões que coloquei. P/bom endendedor

    • Christofer Castro:

      Tenho a impressão que os mantenedores do site tem mais de 140 caracteres para as respostas, 🙁
      Poder de síntese é um coisa boa, mas (acabou)

    • Cesar Grossmann:

      Impressão sua.

    • Edson Aurélio Hudson:

      Essa pergunta vem dos primórdios da filosofia, é uma pena que você tenha uma visão lateral do mundo e perca as elucubrações seculares.

    • Douglas Rodrigues:

      Não existe certo e errado, o que existe é compaixão, empatia e senso de justiça.

    • Cesar Grossmann:

      Na verdade, as pessoas tem um senso ético e moral interno. Aquelas perguntas do tipo “tem um grupo de crianças no trilho do trem, e um trem avança na direção delas, e tem um gordinho do teu lado que, se você jogar nos trilhos, é capaz de desviar o trem, você joga o gordinho nos trilhos?” estão mostrando que as pessoas tem algumas noções universais.

      Outra coisa, Kant propôs alguns imperativos morais universais, que não dependem da crença em Deus.

  • Davi:

    Nós tememos aquilo que não conecemos

    • Cesar Grossmann:

      E aquilo que abala o que conhecemos também.

    • HLucas:

      Cesar, vc diz que ninguém mais segue a bíblia, correto? Engraçado vc se basear na cultura de um povo e não se basear nos princípios morais

    • Cesar Grossmann:

      Que princípio moral? Num país onde as pessoas tem elevados princípios morais, tem criança morando na rua e sendo vítima de esquadrões da morte? Num país onde as pessoas tem elevados princípios morais, tem gente roubando merenda de criança? Num país onde as pessoas tem elevados princípios morais tem gente sendo linchada por ser homossexual, ou por ser suspeita de ter cometido um crime? Casualmente onde estas coisas não acontecem ou menos acontecem são em países onde a maioria é ateu. Elevados princípios morais? Isto tem que aparecer na vida do cidadão, senão é só conversa.

    • Edvaldo Boveto:

      Sem Deus. O certo é você roubar tudo de um povo e escraviza-lo. Se uma vida após esta não existe, a única coisa que interessa é o meu bem.

    • Cesar Grossmann:

      Edvaldo, se você pensa assim, eu quero distância de ti. Eu já notei que a maioria das pessoas que fala mal dos ateus neste tocante são pessoas horríveis, é gente que estaria disposta a estuprar, assassinar, roubar, a fazer qualquer coisa se não tivessem medo do inferno.

      Para gente assim, eu espero que eles continuem acreditando e temendo. O problema é que acho que eles não tem tanta fé ou tanto medo, olha só a quantidade de gente que diz ter medo do inferno ou esperança no céu e que é criminoso, pedófilo, assassino, ladrão e por aí vai…

  • Cassio:

    Caramba, percebem que é impossível dar uma opinião coerente com apenas 140 caracteres?
    Minha mensagem anterior demonstrou uma opinião ruim..

  • Cassio:

    A religião foi concebida como ferramenta para explicar o desconhecido e evoluiu para controlar populações, ambas finalidades não são + uteis

  • Lal Morales:

    Sempre disse que religião não tem utilidade. Ela impera em países pobres e subdesenvolvidos.

  • EvandroJGC:

    Eu acho que a Europa vai virar é muçulmana, pelo andar da carruagem…

    • Cesar Grossmann:

      Tem mais de 725 milhões de pessoas habitando a Europa atualmente. Destes, 44 milhões, ou 6%, são muçulmanos. Na União Europeia a porcentagem de muçulmanos é menor, é de 3,8%. Acho que vai levar muito tempo até a Europa virar muçulmana…

    • EvandroJGC:

      Exagerei um pouco. Mas tendo em vista a propaganda que os muçulmanos fazem…
      Vai levar um tempo pra aumentar, mas acho que vai.

    • Cesar Grossmann:

      Eu acho que é coisa de fundamentalistas muçulmanos e de anti-muçulmanos radicais. A Europa vai se islamizar, ou os muçulmanos que vão para lá vão se europeizar? Considerando que a maioria está fugindo dos radicais muçulmanos de países muçulmanos, penso que eles vão querer se integrar à Europa, em vez de islamizar a mesma.

    • EvandroJGC:

      Pode ser que isso aconteça também.
      Plausível.

  • Edgardo Prado:

    \o/ – fico feliz, mas não nos enganemos
    O DINHEIRO é a NOVA RELIGIÃO
    O MERCADO é a sua IGREJA
    e os PASTORES estão NO CONGRESSO e aí do lado

  • Tibulace:

    AUMENTAR, exponencialmente.A Web é mundial, é IRREVERSÍVEL, não dá para CENSURAR a Net.As religiões, SEMPRE viveram, do ATRASO da Humanidade

  • Tibulace:

    A ICAR, por exemplo, NÃO PODE mais MATAR e CENSURAR o ateu, como fazia.Algumas décadas de liberdade de expressão, farão o número de ATEUS,

  • Daniel Carlos:

    toda criança um dia para de acreditar em contos de fadas..

Deixe seu comentário!