NASA cataloga milhares de asteroides em rotas próximas a Terra

Por , em 11.12.2011

Segundo uma nova pesquisa, cerca de 1.000 asteroides grandes o suficiente para causar danos catastróficos caso atinjam a Terra estão orbitando relativamente próximos de nós.

Esses números são resultado de um projeto da NASA, agência espacial dos EUA, ordenado pelo Congresso americano em 1998. A ideia era encontrar 90% dos objetos próximos da Terra que tem pelo menos 1 quilômetro de diâmetro ou mais.

A pesquisa está agora completa, com 93% dos objetos contabilizados. Usando o recentemente aposentado telescópio explorador infravermelho da NASA (WISE), os cientistas também encontraram cerca de 20.500 pequenos asteroides perto da Terra.

Estudos anteriores estimavam a existência de 36.000 a 100.000 desses objetos, que têm um diâmetro de cerca de 100 metros.

Segundo os cientistas, um impacto não é um evento muito provável. Mas também, uma grande colisão com um asteroide não é impossível – coisa que pode e inclusive já aconteceu. Os pesquisadores acreditam que um asteroide ou cometa entre 5 e 10 quilômetros de diâmetro colidiu com a Terra 65 milhões de anos atrás, provocando mudanças climáticas globais que levaram à extinção dos dinossauros e outros animais.

Agora, os cientistas estão usando observações arquivadas do WISE de objetos potencialmente perigosos cujas órbitas estão cerca de 7,4 milhões de quilômetros da Terra. Até o momento, não há nenhum plano sobre o que fazer se um asteroide for descoberto em rota de colisão com o planeta.[Reuters]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 3,00 de 5)

36 comentários

  • Renato Almeida:

    Nao fiquem com medo é só chamar o Super Homen se avistarem uma rocha em colisao , se nao for de criptonita ele salva nós =)

  • (LocoLows) Outflip_ENB HD:

    CHAMA O CARA LOIRO DO RE (prefiro nao falar para nao levar um tiro) pelo menos se tudo acabar a sonda voyager 1 vai ta nos confins do universo guardando a industria humana para sempre 😐

    pelo menos o windows xp sempre vai ser sagrado

    Capitolo 3 Microsoft 3:2 Quando Bill Gates Criou O XP La Se Veio No Horizonte A Palavra Nunca Subestime O Newtow rsrs

    • Samoel Bianeck:

      O poder da invenção que pode parar o Mundo!
      Bem realista um escólio neste sentido. Certa vez em um comento que fiz a um jornal sobre Steve Jobs e Bill Gates tive a ensejo de citar um, como o grande maquiador da informática – Steve Jobs, e Bill Gates como o todo poderoso.
      Referia-me ao fato de que 80% dos computadores da Terra usarem o Windows. Se “Senhor dos computadores” – quiser ele pode simplesmente ‘Parar o Mundo’.
      Nada de anormal quando muitos pastores em suas oportunistas sermões o maquiam como a besta 666.

      (Ps: A última linha do texto é simplesmente uma pitada de humor marrom).

  • hot:

    eu nao acredito que a inlustração assima possa acontecer pis exite um DEUS que voltarar a esta terra isso sim e o fim do mundo que conhecemos.

    • Samoel Bianeck:

      Pois é meu caro(a) HOT. Não compartilho com sua assertiva, pois só volta a seus filhos quem os abandonou. O Deus que criou o Universo, embora sabedor que somos pequeninos nunca nos deixou.
      A propósito: Ontem assisti o ‘remake’ do filme os Dez Mandamentos – muito malfeito em comparação com o primeiro. Tempo dos bons e grandes atores como Charlton Heston e outros gigante das artes cênicas. Em minha ingenuidade de criança quando vi a primeira vez achei tudo lindo. Porém como adulto e nada mais ingênuo, desta vez vi, quanta afronta foi Feita a Deus. Imaginar que Deus mandaria as pragas, que mataria os primogênitos? Com tanto poder que Tinha para tirar os escravos Hebreus, ‘mostrado até na abertura do Mar’, por que Deus precisaria se exibir ao Faraó mostrando que tinha mais força. Tem do? Que Deus me perdoe por estes idiotas que inventaram estas grandes blasfêmias. E me desculpe se consta na bíblia.
      Uma besteira sempre será uma besteira onde quer que esteja escrita. Abraço!

    • Zeca:

      Inclusive aqui, não é, amigo?..

  • Samoel Bianeck:

    Os Maias, doutores em astrologia, fizeram uma previsäo que em 2012 a terra sofreria um tipo de impacto exterminando todos os seres vivos.
    Seria um destes meteoros que vai nos exterminar?
    Semente uma coisa é certa, niguém saberá ou sobrará para contar como fomos varidos da face da terra.

  • BECK:

    TOMARA QUE CAIA UM EM BRASILIA, BEM NO DISTRITO FEDERAL!

  • Felipe:

    asteróide eu soltei antes no banheiro que causou a extinção dos ratos de esgoto. Foi uma espécia de arma biológica.

  • So o TOdy:

    “7,4 milhões de quilômetros da Terra” ¬¬’

    até chegar aqui se zuar os zumbis dominaram o mundo e estão em guerra contra as baratas e os aliens.

    isso ai e tipo nulo de acontecer e se acontecer os humanos já teriam sido extintos a muito tempo.

    • victor iturriet:

      oxi meu caro, tas muito enganado, em astronomia esta é uma distância muito pequena. a distancia da terra ao sol é de 150 milhões de quilômetros.

      e temos que lembrar que alguns objetos espaciais viajam a mais de 10km/s, e, considerando que uma hora tem 3600 segundos, a cada hora essas rochas voadoras percorrem 36000km. sendo a distancia 7,4. calcule 7.400.400/36000 (tempo=distancia/velocidade) e verás que são necessarias apenas 205 horas, e isto significa menos de 10 dias

    • Mario W.:

      A órbita deles estão a 7,4 mi de KM, e não que eles estejam em rota de colisão com a terra a apenas esta distância….Imagine 2 círculos, um maior e outro menor dentro deste. A distância entre um círculo e outro são os 7,4 mi de km.

  • Walter:

    Que pena nenhum em rota de coalizão (obs) colisão correção ortografica…

  • Walter:

    Que pena nenhum em rota de coalizão com o congresso nacional Brasileiro..Fariam uma limpeza geral dos corruptos..

  • Jonatas:

    Existem vários grupos de asteróides perto da Terra:

    Troianos, os menos perigosos porque sua órbita está “presa” nos pontos de Lagrange, lugares de estabilidade gravitacional na órbita de um planeta. A terra tem apenas um troiano conhecido: 2010 TK 7 (300 m).

    Quase-Satélites: Diferentemente dos troianos, eles não estão em pontos da órbita do planeta, nem necessariamente cruzam nossa órbita, mas sim estão em ressonância orbital 1:1 com o planeta, tendo o mesmo tempo de translação, se comportam quase como as luas, que orbitam ao Sol junto com o seu planeta. A Terra tem cinco desses, o maior pode ter até 5 km de diâmetro.

    Nenhum Troiano ou Quase-Satélite conhecido oferece uma ameaça oficial à Terra, diferentemente dos:

    Near-Earth Object – NEOs – Sobre os quais a reportagem fala. O estudo dos NEOs tem departamentos inteiros nas agências espaciais. São asteróides que interceptam – cruzam – em algum ponto a órbita da Terra, oferecendo remotos mas reais riscos de colisão em algum momento do futuro. Há três grupos de NEOs:

    Os Atenas: geralmente internos à órbita terrestre.

    Os Apollos: geralmente internos no periélio e externos no afélio.

    Os Eros: geralmente externos, entre as órbitas da terrestre e marciana. São os menos perigosos, mas com seus distantes afélios podem sofrer perturbação gravitacional em suas órbitas e se aproximar de nós perigosamento no periélio.

    Alguns já foram até vizitados por sondas espaciais, é o caso de Eros, um dos maiores NEOs, com seus 33 km, foi vizitado pela sonda NEAR.

  • Paulo Alves do Nascimento:

    Pessoal, nós podemos fazer alguma coisa: Vamos mentalizar um escudo magnético envolvendo a terra para nos proteger.
    Nós podemos nos unir e conseguir.
    Um homem só pode conseguir isto se tiver fé no que faz, imagine muitos homens, agora ficar chorando não vai adiiantar nada.

    • EltonPaes:

      Tá, agora apresenta pra nós aí, como fisicamente vc pretende fazer isso?

  • Renys Kenys:

    Podia cair um asteróide no Irã, em cima da casa do Armadinejad, aquele linguarudo anarquista.

  • Roberto:

    Socorro!!! O melhor mesmo é vazar daqui. Esse povo é muito paranóico. Pra começar, olha só o tamanho do asteroide da ilustração. Quase do tamanho do Lua. Mesmo o mais chucrute dos humanos acredita da ira de Deus e no Apocalipse. Haja saco pra aguentar tantos cérebros de galinha.

  • Gui Melo:

    Lembro da música do Chapolin: “Superar os comeeeetaass, que sonho, que sonho, que sooonhoo…” *—*

  • Glauco Chapadão:

    Quando eu dou uns trago forte, eu vejo asteroides vindo na minha direção…

  • Rone:

    Um asteróide grande é relativamente fácil avistar meses ou anos antes e desviar sua trajetória. Já um cometa que se desloca muito mais rápido e só se torna facilmente visível próximo do sol devido a cauda, seria quase impossível evitar o impacto. Vários documentários que assisti mostram as dificuldades. Uma coisa é certa. O Planeta não vai ser destruído nem por cometas, nem por estrelas ou planetas , que se ” desprendam” de suas órbitas.

  • SevenSins:

    Se por ventura ocorra de o LHC criar um buraco negro ele se extinguiria na mesma hora ,mas e certamente improvavel

    • EltonPaes:

      aff

      Já disse bilhões de vezes isso, sempre que alguém faz este tipo de comentário:
      O LHC não cria buracos negros com potencia suficiente pra fazer alguma coisa contra a terra!
      é mega microscópico os buracos!!

      You ASSHOLE!!

  • Angélica M.:

    Até onde eu sei as camadas da terra servem como proteção da Terra desintegrando grande parte do que eventualmente possa colidir com nosso planeta.

    • Eric:

      @Angelica, esse efeito de desintegração vai até um certo limite de tamanho… Objetos com 1KM ou mais entrariam na atmosfera, sofreriam algum dano mas manteriam boa parte da massa viajando a uma velocidade altíssima o que significa impacto com força nuclear.

  • Pimenta Malagueta:

    sei nao…essa gente do jeito que gosta de esconder coisas do povo so ia avisar quando ele ja estivesse sendo visto a olho nu …kkkk

  • karlloz:

    A probabilidade é muito remota, mais se aconteceu uma vez pode acontecer novamente. Eu espero que não! Ou pelo menos
    que a humanidade esteja pronta para desviá-lo!

  • V.D:

    Se um asteroide tiver em rota de colisão com a Terra e tiver bem proximo não muito mais distante o suficiente pra não ver a olho nu não tem como eles lançar misseis no Asteriode?

    • João:

      Essa ideia não é nova, mas a chuva de fragmentos pode ser tanto ou pior que levar o asteroide inteiro. É por isso que filmes como Armagedon e Impacto Profundo exploram a hipótese de perfurar o asteroide e colocar a carga explosiva no interior do mesmo.

  • wilianzan:

    uma coisa eu tenho certeza …a corupçao teria fim….kkkkkk

    • EltonPaes:

      Disso eu não tenho certeza!!

    • Marcelo Adonis:

      Não creio, o que poderia ocorrer é os políticos Brasileiros roubarem o ateróide e venderem como souvenir nas bancas de camelô em Campinas

  • Fernando:

    Olha é mais fácil a humanidade se acabar em holocausto nuclear ou o LHC se romper e criar um buraco negro que engula a Terra do que isso acontecer!

  • Capitão Caverna:

    Em caso de colisão com a terra, eu rebato um asteroide desses pra longe, Capitããão Cavernaaaaa!

  • divanildo:

    as possibilidades desse acontecimento nao é provavel,entao nao teremos que entrar em pãnico

Deixe seu comentário!