Você está no seu trabalho. Bateu aquela canseira, ou aquele momento sem “nada pra fazer”. Tem um computador com internet na sua frente. É quase impossível para as pessoas permanecerem o dia todo em suas tarefas, quando colocadas na frente de um computador com acesso à internet, não?
Mas isso pode não ser uma coisa ruim. Pesquisadores descobriram que navegar na web pode revigorar os trabalhadores, e torná-los mais produtivos, e é menos prejudicial do que fazer chamadas telefônicas pessoais, e mandar mensagens de texto ou e-mail.
Os cientistas realizaram dois estudos sobre o efeito de fazer pausas durante o trabalho para navegar na web.
No primeiro, eles dividiram 96 alunos de graduação em um de três grupos: um grupo de controle, um grupo com “pausa para descanso”, e um grupo que podia surfar na internet.
Todos os indivíduos passaram 20 minutos destacando todas as letras “e” que encontravam em um texto de exemplo.
Para os próximos 10 minutos, ao grupo de controle foi atribuída outra tarefa simples; membros do grupo da pausa poderiam fazer o que quisessem, exceto navegar na internet; o terceiro grupo podia navegar na web. Depois disso, todos os participantes passaram mais 10 minutos destacando mais letras.
Indivíduos que navegaram online executaram as tarefas melhor e estavam mais engajados e menos mentalmente exaustos para o trabalho.
Os pesquisadores dizem que usar a internet é uma atividade melhor porque as pessoas só visitam os sites que gostam de ler. Tarefas que envolvem interação humana são “cognitivamente mais exigentes” e podem acabar desgastando as pessoas.
Isso significa que você não deve “se sentir culpado” se entrar na internet no trabalho. Dê uma espiadinha em seus sites preferidos, mas volte a trabalhar, hein?[Jezebel]