Ícone do site HypeScience

Nepal vai voltar a medir o Monte Everest

Milhares de pessoas já escalaram o Monte Everest desde que Sherpa Tenzing Norgay fez isso pela primeira vez, em 1953. A primeira medição da montanha foi feita antes disso, em 1856. Desde então, a altura correta do Everest sempre foi muito disputada.

O Everest, que á a maior montanha do mundo, tem oficialmente 8.848 metros, medição feita por uma pesquisa indiana em 1955. Mas a altura exata da maior montanha do mundo ainda divide a opinião de países.

Mesmo que a China e o Nepal tenham reconhecido a altura oficial no ano passado, ainda há desentendimentos entre os dois países a cerca do método de medição. Os chineses argumentam que o que deve ser medido é apenas a altura da pedra da montanha, enquanto o Nepal quer que a medição inclua a altura da neve – o que acrescentaria quatro metros.

Para evitar maiores confusões, o Nepal vai iniciar uma nova medição do Monte Everest, já que eles alegam que agora tem tecnologia e recursos para fazer isso por eles mesmos. A tarefa deve durar dois anos e será feita com o auxílio de GPS e três estações instaladas em diferentes locais.

Entretanto, alguns geólogos dizem que as estimativas da altura do Monte Everest de ambos os países podem estar erradas. Eles dizem que a montanha está ficando maior à medida que a Índia está empurrando a China e o Nepal com a mudança das placas continentais.

Em 1990, uma equipe americana usou GPS para medir o Everest e chegou a altura de 8.850 metros. A medida é utilizada nos EUA, embora não seja oficialmente aceita pelo Nepal. [BBC]

Sair da versão mobile