Nova arma para quem pratica exercícios fisicos: leite com chocolate

Por , em 4.07.2011

Pesquisadores descobriram a bebida com a combinação certa de carboidratos e proteínas: segundo uma nova pesquisa, leite com baixo teor de gordura e chocolate depois de um treino ajuda na resistência, constrói músculo, reduz a gordura, e parece melhorar o desempenho dos atletas.

Segundo o estudo, quando se recupera de um exercício, duas coisas que você quer fazer é repor os estoques de açúcar no músculo acionando a síntese protéica e interromper a degradação de proteínas.

A combinação de carboidratos e proteínas encontrada no leite achocolatado trabalha sinergicamente para fazer essas duas coisas. A bebida venceu duas outras testadas: uma bebida sem calorias e uma bebida de carboidratos sem proteína.

Em um dos dois estudos envolvidos na pesquisa, 10 ciclistas bem treinados se exercitaram mais de duas horas até o ponto da fadiga. Então, beberam leite, ou a bebida sem calorias, ou a com carboidratos (logo após o treino e duas horas depois).

Depois de quatro horas, os ciclistas fizeram mais um treino. Os que tomaram leite com chocolate realizaram treinos significativamente mais rápidos (seis minutos). A bebida ativa as proteínas que bloqueiam a quebra de proteína, e isso preserva tanto a proteína quanto os músculos, ajudando no processo de recuperação.

Em um segundo estudo, 32 pessoas não treinadas fizeram treinos de ciclismo 60 minutos por dia, cinco dias por semana, por 4 semanas e meia. As mesmas bebidas e tempos foram aplicados.

Os pesquisadores observaram o consumo máximo de oxigênio, uma medida de resistência aeróbica. A melhora no consumo máximo de oxigênio foi duas vezes maior em quem bebeu leite achocolatado. Eles também tendiam a ter um maior aumento de massa magra e maior redução da gordura corporal.

O estudo não pretendia fazer uma comparação do leite com bebidas esportivas no mercado. Elas normalmente contêm proteína.

O leite com chocolate testado, entretanto, tinha uma mistura melhor de carboidratos e proteínas que o leite puro. O leite com chocolate usado na pesquisa tinha cerca de 11,5 gramas de carboidratos por 100 mililitros, 3,5 gramas de proteína, e 2 gramas de gordura.

Especialistas concordam com esses resultados. Segundo eles, não é surpresa que o leite com chocolate ganhe de bebidas sem calorias e de carboidratos (sem proteína). A inclusão de alguma proteína em uma bebida pós-treino melhora a reparação muscular e o crescimento.

Isso não significa que milkshakes de proteína sejam a resposta, porque carboidratos são extremamente importantes no processo de recuperação e na restauração de glicogênio (fonte de energia armazenada nos músculos).

No entanto, um alimento que contém a relação carboidratos com proteína de 4:1 até 5:1 dá mais de uma vantagem do que tomar apenas carboidrato. Isso é o que faz do leite com chocolate uma escolha ideal (não esquecer que o leite tem que ser de baixa gordura, por exemplo, desnatado). Em média, os especialistas recomendam que você tome cerca de 50% das calorias você queimou durante um treino.[WebMD]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 5,00 de 5)

17 comentários

  • Luiz Carlos Porto:

    Achocolatado só tem nome, o que tem menos é chocolate.

  • Krypthus:

    Isso ate ajuda um pouco mas pra quem quer ganha musculo e muito pouco, um copo desses tem 6 grama de proteina o minino nescessario pra quem faz musculaçao e 50 grama de proteina vai precisa quase 1 litro pra substitiir o whey, no fim do mes sai quase o mesmo preço de um whey de marca barata, que ainda e melhor que esse todinho ai.

    • Luiz Carlos Porto:

      Todynho tem mais açucar que chocolate.

  • Diego:

    Não posso deixar de concordar que esta é a melhor opção para quem não tem grana para investir em whey protein. Mas vale a pena observar a dica do Evandro e pesquisar se a informação é verdadeira.
    Sobre o texto, é uma pena, pois chamaram uma estudante de Jornalismo para traduzir notícias de portais americanos. A tradução até que passa, mas o texto tá meio fora de nexo.
    Seria bom alguém da área esportiva ou científica traduzir esse tipo de notícia aqui.

  • Luiz Carlos:

    Gostei e quero receber

  • sandra suely soares coelho da silva:

    legal!!!! se tomar quaquer achocolatado faz o mesmo resultado?

    • Diego:

      Sim, não precisa ser Nescau ou Toddy.

    • Krypthus:

      Nao!

      So os de marca da esse efeito, nescal ou aquele das vaquinhas dançando funk, e so funciona pra pessoas que so assiste a globo, se assistir outro camal corta o efeito.

      Carne tbm so serve se for friboi, qualquer duvida pergunta no posto ipiranga, viva as modinha cagando na cultura brasileira!!!

  • ALX:

    Vlw pela dica Natasha, alem dos suplementos serem mais caros, nem são tão indicados para uso. Agora falta saber como fazer para quem tem tolerancia para a Lactose presente no leite né?

  • Evandro:

    Com certeza que financiou a pesquisa foi alguma empresa de achocolatados, ou de chocolate em pó. É puro market.

    Há muitos especialistas que não recomendam ingerir coisas com “lactose” para se treinar, tanto antes, como pós, ou na dieta normal de um atleta, para diminuir a quantidade de acido lactico. Apesar de muitos contestarem. Há outras pesquisas que mostram que quem atletas que não consomem derivados do leite sofrem menos de dores e fadiga muscular pós-treino.

    • Diego:

      Interessante, sério mesmo. Vou pesquisar sobre isso.
      Abraço

  • eduardo:

    Ótima notícia…
    Pra kem não tem grana pra comprar um whey protain, essa é a melhor solução….

  • Mendes:

    Faço atividades físicas, mais sou diabético, o leite e chocolate faz mal, ou posso usar após as atividades físicas, quanto a matéria achei de grande importante.

  • Renan:

    No Pós-Treino é bom consumir proteínas e carboidratos mesmo!
    Normalmente eu tomo:

    Proteína concentrada de leite (Whey Protein) misturado em Leite desnatado + uma fruta.

    Isso vai lhe dar proteínas, carboidratos e algumas vitaminas e sais.(Em fase de queima calorica essa é uma boa refeição pós-treino)

    Também vale ressaltar que existe Proteína isolada com sabores astificiais de chocolate e etc..não são uma DELICIA não, mas são gostosinhas.

    Abraço, bom artigo..informativo e relevante.

    • eduardo:

      E no pré-treino, o que vc recomenda???

    • canela dura:

      Um pastel de calabreza vai legal pra comecar

  • EltonPaes:

    É… eu tinha ouvido falar, agora que tenho certeza, 6 caixas que se não me engano vem com 10 cada por mês não vai dar…
    nhaaa vou falir!

Deixe seu comentário!