Ícone do site HypeScience

Nova expedição ao Titanic vai criar mapa em 3D do navio

Um time de cientistas irá visitar o Titanic no mês que vem para conferir a deterioração do navio naufragado mais famoso do mundo e para criar um mapa tridimensional que trará o navio para mais perto do público.

A expedição está sendo considerada a mais “científica” visita ao Titanic, desde que sua localização no Atlântico Norte foi descoberta, 25 anos atrás. Os cientistas não irão coletar artefatos, mas vão analisar uma área de quase cinco quilômetros onde restos do navio estão espalhados. Também irão criar um mapa do navio submerso que será em 3D.

Segundo David Gallo, cientista que irá liderar a expedição, há dois objetivos principais: preservar a história do navio e descobrir em que estado o Titanic se encontra.

Se você não sabe, o Titanic era um enorme navio, que, em sua primeira viagem, colidiu com um iceberg no dia 15 de abril de 1912 e naufragou – o acidente matou 1522 pessoas. Desde a descoberta da localização exata do navio naufragado, em 1985, a maioria das expedições as suas ruínas foram feitas para fotografar os restos e para coleta de artefatos.

James Cameron, diretor do filme “Titanic” (e, mais recentemente, de “Avatar”) também visitou o navio para capturar imagens dele submerso e no seu estágio atual.

De acordo com os cientistas que irão para essa expedição no mês que vem, a visita está sendo planejada com urgência, justamente por não sabermos qual é o estado de deterioração do Titanic. Sabe-se que, pela pressão, pela água salgada e pelas intensas correntes no fundo do oceano, as paredes devem estar finas e podem estar caindo. [MSNBC]

Sair da versão mobile