Ícone do site HypeScience

Nova “lâmpada” pode ajustar seu relógio biológico e te ajudar a dormir

Nosso relógio biológico é influenciado pela luminosidade do ambiente em que estamos. Quem trabalha à noite e dorme de dia, por exemplo, pode não conseguir descansar plenamente porque o corpo interpreta a luz como indicativo para ficar acordado. Com esse problema em mente, pesquisadores americanos criaram uma “lâmpada biológica”, que se adapta sozinha às necessidades de luz de cada pessoa.

O termo “relógio biológico”, na verdade, tem uma nomenclatura científica: ritmo circadiano. Era este o foco do novo estudo: tornar o corpo mais preciso em seus “horários naturais”. Existe um hormônio, melatonina, responsável por sentir o quanto de luz existe lá fora e dizer ao cérebro que já é noite e você deveria ir para a cama.

A lâmpada biológica está ligada, portanto, ao modo como a melatonina é produzida. Quando as ondas eletromagnéticas de luz são absorvidas pelos olhos, um aparelho fotorreceptor do órgão manda os sinais para o hipotálamo, que secreta melatonina conforme essa variação.

O objetivo dos cientistas é o ajuste de luz automático visando à produção dos níveis certos de melatonina, para que o corpo descanse na hora do sono. O aparelho pode “enganar” o organismo, simulando que há muita luz no ambiente para que os níveis de melatonina diminuam e o corpo não deseje dormir.

E o inverso funciona da mesma maneira. Quem sofre de insônia, em alguns casos, tem o hábito de ver TV, ler um livro ou fazer qualquer atividade que demande muita luminosidade no ambiente, para então apagar a luz e tentar dormir. A lâmpada biológica, como explicam os cientistas, é capaz de regular a diminuição gradativa da luz, para acompanhar o ritmo do corpo.

Este equipamento ainda está em fase de testes, mas tem sido muito bem aceito pela comunidade científica. É uma maneira relativamente simples, conforme esclarecem os pesquisadores americanos, de acertar o relógio biológico de qualquer pessoa. [MSN]

Sair da versão mobile