Ícone do site HypeScience

Novo concreto consegue se auto-regenerar

Um professor da Universidade de Michigan, nos EUA, criou uma espécie de concreto que tem a capacidade de se regenerar. Victor Li, professor de engenharia civil, compara sua invenção com a própria pele “se arranhamos nossa pele, ela irá se curar. O mesmo ocorre com esse concreto. Sem band-aid nem outros remédios” explica.

Uma ponte ou uma estrada feita com esse concreto poderia reparar buracos, arranhões e outros danos causados naturalmente pelo seu uso.

Li declara que esse tipo de material seria perfeito para construções em áreas onde terremotos são comuns. Ele compara o concreto normal após o impacto com seu novo concreto: “aposto que você iria preferir que sua casa fosse feita com o novo concreto” brinca.

Mesmo após um pedaço de concreto especial ter passado por vários testes de resistência, ele mantém suas propriedades – não chega a voltar ao normal, ainda apresenta pequenas ranhuras, como se fossem arranhões, mas não perde suas propriedades.

Li declara que observou edifícios antigos, algumas construções romanas, por exemplo, e que elas, muitas vezes, passavam pelo processo de recuperação, como seu concreto especial. “Não é um processo novo. A diferença é que queremos que nosso concreto se recupere o tempo todo, que seja um processo contínuo”.

“Queremos que esse tipo de inovação, que irá preservar o meio-ambiente pois aproveita o mesmo material diversas vezes, esteja presente em construções da nossa geração e das próximas” conclui o professor. [Live Science]

Sair da versão mobile