Ícone do site HypeScience

Novo dispositivo militar americano usa água para desarmar bombas

Uma nova arma americana tem a água como segredo. Um dispositivo ainda a ser desenvolvido vai utilizar uma combinação altamente concentrada de água e material explosivo para desativar artefatos explosivos improvisados (AEI), cortando aço com uma única “lâmina” de água.

Quando o dispositivo é ativado, a lâmina de água (pense em água altamente pressurizada, saindo de uma mangueira com bico adaptado) atravessa o revestimento exterior do AEI. Em seguida, entra no explosivo, despedaça seu interior e elimina a bomba sem detoná-la.

O dispositivo de lâmina de água oferece uma vantagem sobre os dispositivos atuais, que usam metal derretido. Como o metal é muito quente, às vezes pode detonar uma bomba ao invés de desarmá-la.

Pelo menos 3.000 dispositivos serão enviados para os soldados americanos no Afeganistão ainda este ano.

Segundo os desenvolvedores, ele é extremamente útil para desabilitar os AEI justamente porque penetra neles com eficácia. Os pesquisadores o compararam a uma faca muito mais forte e mais afiada.

Também foram incorporados ao projeto flashes de raios-X de alta velocidade, usados para olhar dentro de dispositivos altamente explosivos.

Segundo os engenheiros do projeto, tais aparatos permitem uma lâmina de água de alta velocidade e muito precisa para perpassar e destruir qualquer dispositivo explosivo improvisado.

O dispositivo também está sendo considerado para uso da segurança nos aeroportos, para aplicações da lei, e para a entrada forçada em imóveis trancados. [DailyTech]

Sair da versão mobile