Novo inseto é descoberto através do Flickr, um site de compartilhamento de fotos

Por , em 14.08.2012

Com o crescimento da internet e especialmente das redes sociais, usuários comuns influenciam cada vez o mundo real, seja na política, na ciência, com opiniões, correntes, movimentos, e até mesmo com a descoberta de novas espécies.

Em um caso surpreendente, o fotógrafo identificado como Guek Ping Hock postou uma imagem de um inseto no site de compartilhamento de fotos Flickr. O inseto era uma espécie de crisopídeo, encontrado em uma floresta tropical da Malásia.

Os crisopídeos fazem parte da família Chrysopidae de insetos neurópteros. Existem cerca de 85 gêneros e 1.300 a 2.000 espécies neste grupo.

Apesar da enorme variedade, por um acaso, o entomologista Shaun Winterton, da Califórnia (EUA), viu a foto de Ping e notou que o inseto parecia um pouco diferente. O bicho tinha linhas pretas e manchas azuis que o especialista nunca tinha visto em um crisopídeo antes.

Sendo assim, Winterton mandou um e-mail a Ping. Só que o fotógrafo não tinha capturado o inseto, apenas o fotografado. Sem animal para análise, não ficou possível tirar a dúvida se ele era uma nova espécie ou não.

Um ano depois, no entanto, Ping voltou à mesma floresta e encontrou outro exemplar do inseto. Desta vez, capturou-o para o bem da ciência. Orientado pelo entomologista, Ping enviou o modelo a Steve Brooks, do Museu de História Nacional de Londres (Reino Unido), que tinha um espécime correspondente não classificado nos arquivos do museu.

Trabalhando em conjunto pela internet, exatamente como foi a descoberta, o trio escreveu um artigo sobre a nova espécie, que eles nomearam Semachrysa jade, na revista ZooKeys.[MSN, FotosFlickr]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

1 comentário

  • Addy Holder:

    Meu primo filmou uma espécie de borboleta que as asas lembram uma folha verde, será que tb não é algo novo? não parece ser o bicho-folha….o video ta no youtube…qualquer coisa posto o link

Deixe seu comentário!