Ícone do site HypeScience

Novo microscópio feito sob medida para países em desenvolvimento

Cientistas da Universidade Houston (EUA) desenvolveram um microscópio que reúne três ótimas características que faltavam a todos produzidos até então: é pequeno, muito portátil e barato.

Algumas doenças como a tuberculose, que são verdadeiras epidemias em países pobres, poderiam ser diagnosticadas e tratadas com facilidade se alguns centros médicos mais precários dispusessem de pelo menos um microscópio. O objetivo do projeto é justamente esse: democratizar a compra de microscópios pelo terceiro mundo.

O equipamento custa 240 dólares (atualmente equivalente a quase 425 reais), preço muito popular se considerarmos que geralmente o mais reles dos microscópios não sai por menos de 2mil reais. Além do custo, ele apresenta outras vantagens, como tamanho pequeno e portabilidade. E o funcionamento deste é mais simples do que os habituais.

Os alunos que desenvolveram o microscópio fizeram um teste para provar a sua eficácia apesar da simplicidade. Coletaram 64 amostras de saliva, algumas das quais estavam contaminadas com tuberculose, e colocaram em lâminas. Convidaram, então, cientistas para analisar as lâminas (através do microscópio deles, e depois com o que havia à disposição no laboratório) e dizer se havia o bacilo da tuberculose em determinada lâmina ou não. Em 98,4% as conclusões tiradas com o novo equipamento foram idênticas às dos caríssimos microscópios adquiridos pela Universidade.

Os incentivadores do projeto esperam começar a construir este novo microscópio em larga escala dentro de apenas um mês. [msnbc]

Sair da versão mobile