Novo planeta gigante é provavelmente o mais habitável já encontrado

Por , em 3.02.2012

Um planeta alienígena com possibilidades de ser habitável e abrigar água, e até a vida em sua superfície, foi descoberto perto de uma estrela não muito longe daqui.

O planeta está localizado na zona habitável de sua estrela principal, onde as temperaturas não são nem tão quentes nem tão frias, permitindo a presença de água líquida.

“É o santo gral da pesquisa por exoplantas encontrar um que esteja na distância certa para permitir a água líquida”, afirma Steven Vogt, astrônomo da Universidade da Califórnia. “Ele está no ponto certo da zona habitável – não há dúvidas sobre isso”.

Vogt é um dos pesquisadores do novo estudo, liderado por Guillem Anglada-Escudé e Paul Butler, do Instituto Carnegie de Ciência, uma organização privada sem fins lucrativos. “Esse novo planeta é o melhor candidato a abrigar água e, talvez, a vida como a conhecemos”, comenta Anglada-Escudé.

Os pesquisadores estimam que o novo planeta, chamado de GJ 667Cc, é pelo menos 4,5 vezes mais massivo do que a Terra. Ele leva apenas 28 dias para orbitar sua estrela, que está localizada a cerca de 22 anos-luz de nós, na Constelação de Escorpião.

Novo planeta gigante é “Basicamente, nosso vizinho mais próximo”, afirma Vogt

“É muito perto. Existem apenas cerca de 100 estrelas mais perto do que ela”.

E não bastasse o interesse, a estrela principal, GJ 667C, é membro de um sistema estelar triplo. Ela é uma estrela anã, com cerca de um terço da massa do sol, e apesar do brilho fraco, pode ser vista com telescópios da Terra.

“O planeta gira em torno de uma estrela que é parte de um sistema triplo”, explica Vogt. “As outras estrelas estão bem longe, mas seriam muito bonitas no céu”.

A descoberta de um planeta ao redor da GJ 667C foi uma surpresa para os astrônomos, já que o sistema inteiro tinha uma química diferente do nosso sol. O sistema possui menos elementos pesados, como ferro, carbono e silício.

“É bem deficiente em metais”, comenta Vogt. “Esses são os materiais que formam os planetas – os grãos que se juntam e os formam – então não esperávamos que essa estrela fosse do tipo que abrigasse planetas”.

A grande descoberta pode significar que mundos alienígenas habitáveis estejam em uma variedade de ambientes, mais diversos do que se pensava.

“As estatísticas dizem que nós não acharíamos algo assim tão rápido se não existissem muitos por aí”, afirma Vogt. “Isso nos diz que devem ter muitos planetas assim. Foi quase fácil de achar, e aconteceu muito rápido”.

Outra super Terra cuja órbita é muito próxima à GJ 667C foi detectada antes, em 2010, mas a descoberta nunca foi publicada. Esse planeta, chamado de GJ 667Cb, leva 7,2 dias para terminar sua órbita, mas sua localização o torna muito quente para a existência de água líquida na superfície.

O planeta GJ 667Cc é um candidato muito mais intrigante. “Quando um planeta cresce até cerca de 10 vezes maior do que a Terra, ocorre um processo em que ele começa a ‘comer’ todo o gás e gelo que está se formando, e rapidamente vira algo como Urano, Saturno ou Júpiter”, explica Vogt. “Quando você tem a superfície e a temperatura correta, se há água ao redor, há uma boa chance de ela ser líquida. Esse planeta está no ponto certo da zona habitável, então temos a temperatura e a massa certas”.

Observações preliminares também sugerem que mais planetas podem existir nesse sistema, incluindo um gigante de gás e outra super Terra que leva cerca de 75 dias para finalizar sua órbita. Mas, afirmam os cientistas, mais pesquisa é necessária para confirmar esses candidatos, assim como detalhes sobre a potencialmente habitável super Terra. [MSN]

• Meg Pastor:

seria legal imaginar que um dia poderiamos migrar para um planeta assim, ainda que que sua rotação só dure 28 dias. demoraria quanto tempo, cerca de 22 anos para chegar lá? Como nossa galáxia tem 100 000 anos-luz de diâmetro, uma nave espacial hipotética, viajando próximo à velocidade da luz, precisaria de pouco mais de 100 000 anos para cruzá-la. logo seria 22 anos para chegar lá, mas isso apenas é verdade para um observador em repouso com relação à galáxia; a tripulação da nave espacial experimentaria essa viagem em um tempo bem menor. Isso por causa da dilatação do tempo explicada pela teoria da relatividade especial. Por outro lado, a tripulação iria vivenciar uma contração da distância da galáxia: do ponto de vista deles, a trajetória vai parecer estar muito encurtada, loo não acho tão irreal que possamos dar um pulinho ali….

• Samara Diamond:

Sim, é bastante provável, mas isso ainda não garante, que realmente o planeta em questão seria habitável realmente. É apenas uma hipótese, uma possibilidade. Também, se esses planetas são propícios á vida, o que garante que seria tão fácil assim, simplesmente colonizá-lo? Com certeza, assim como aqui, seria possível a existência de civilizações tão, ou até mais avançadas que nós, dispostas a defendê-lo contra possíveis invasores, ou seja, nós, e assim como fazemos com supostos UFOs, abatê-los!

• Lucas Pereira:

talvez isso tudo seja verdade porque a especies de vida no nosso planeta que se adapta a altas e baixas temperaturas por que no espaço nao?

• Matheus Andrade Rodrigues:

Ótima matéria. Vale lembrar que, ao que parece, tudo tem um fim. E com a Terra não seria diferente. A exploração espacial é o melhor meio que temos de perpetuar a vida humana no universo.

• Neto Alves:

22 anos luz! Nunca poderianos chega nesse planeta. É uma pena.

Não irá demorar muito

• Fabiano Mandarini Isilrar:

A 10 anos levávamos 2 anos p chegar em marte ( nave tripulada) Depois 2 anos. E agora em teste com novo motor, 3 meses.. em breve vai saber

• Jacson:

Mas…levando apenas 28 dias para girar em torno da estrela esse planeta não estaria um pouco rápido demais e perto demais da estrela não? Mesmo tendo brilho fraco, explosões solares acontecem e não é bom estar muito perto no momento.

• Dalamatia:

“O vosso mundo é chamado de Urântia, e o seu número é 606, no grupo planetário, ou sistema, que é o de Satânia. Esse sistema tem, presentemente, 619 mundos habitados e mais de duzentos outros planetas que estão evoluindo favoravelmente no sentido de tornarem-se mundos habitados em algum tempo futuro.”
    “Satânia não é um sistema fisicamente uniforme, nem uma unidade ou organização astronômica simples. Os seus 619 mundos habitados estão localizados em mais de quinhentos sistemas físicos diferentes. Apenas cinco têm mais do que dois mundos habitados e, destes, apenas um tem quatro
    planetas habitados, enquanto há quarenta e seis que têm dois mundos habitados.”
    “É um fato que Urântia tornou-se conhecida, em outros planetas habitados vizinhos, como o ‘Mundo da Cruz’.”

• Jéssica Santos:

Oi , da onde você tirou isso ?

• taila:

muito legaal! eu quero morar lá..!!kkk

• rui da silva:

alguém sabe qual é a diferencia do sol para uma estrela?
    eu sei!

• nght:

o nome, o sol é uma estrela…

é a msma coisa da lua, nenhum outro planeta no universo tem uma lua, eles tem satélites naturais.

a menos que na mais incrivel coincidência haja uma civilização com fala que também pôs o nome de seu satelite de lua né… muito dificil, mas nada é impossivel….

• Lucca:

Claro que é impossível cara, uma civilização falando o português? Tá sonhando né? Lua vem do latim Luna, você acha que outra civilização falaria o latim além da nossa?

• Khajiit:

não é impossível, é improvável

(ta, vou embora… aehuhaeu)

• Neto Alves:

Por quer não? Se tem gente que acredita em homenzinhos cinza de olhos grande que voa a velocidade da luz em maquina super tecmologicas que nos vizita com frequencia! Porque que em alguma de suas visitas eles ñ tenha feito uma aula de Portugues ou de Latim?

• Matheus Andrade Rodrigues:

Supondo que essa conversa tivesse algum valor, eu diria que, para que os ‘alienígenas’ pudessem se comunicar conosco teriam que aprender o(s) nosso(s) idioma(s).

• rui da silva:

as coisas são muitas parecidas, sois, estrela, galaxias em todo universo! porque então? os extraterrestres não vão ser iguais a nós poder a ver diferencia + dever ser pouca.

• rui da silva:

na minha opinião ser existir alienígenas, não vão ser muito diferentes de nós, pois as estrelas são muitos parecidas os gases também e nossos dedos são iguais a fermentas para nos manuseamos o que pegamos.
    afinal a mesma pedra que tocamos aqui e mesma de outro luga, a mesma poeira também

• eulalia Reis:

Que maravilha !!! Agora temos um lugar para mandar os presos, os políticos, as pessoas que dirigem bêbadas, e os que enchem o saco e que não vivem bem nesta sociedade!Vão procurar sua turma … e vão viver na boa por lá! Fala sério!

• nght:

Por favor, os coitadinhos n tem culpa das barbaridades daqui, mande essas corjas ai pro sol mesmo, sai mais barato até…

Camille Flammarion nasceu na França em 1842. Bastante precoce, iniciou sua carreia de astronomo com apens 16 anos no observatório de Paris.
    Com idéias nada convencionais sobre o universo , em 1862 Lança o livro “La pluralité des mondes habités” ( A pluralidade dos mundos habitados ).
    Em seu livro Flammarion aborda assuntos desde cosmologia, além temas ligados a vida e aos habitantes de outros mundos até extratos filosóficos ( Plutarco, Voltaire, Swedenbord entre outros ) sobre a pluralidade dos mundos.

“..Que aquele que se acredita grande o bastante para se colocar diante da obra divina e afirmar esta monstruosa interpretação, e que é insensato o bastante para atirar tal sacrilégio à face do Ser supremo, se levante e aceite a responsabilidade de seu ato. Mas que aquele que compreendeu a verdade da criação e lhe admira a grandeza se incline diante dela e proclame conosco a doutrina da Pluralidade dos Mundos.”

Declarações como esta, decretaram a ruptura de Flammarion com o meio cientifico da época.
    Porém, fatos cientificos atuais corroboram algumas idéias “insanas” de outas épocas e tornam outras verdadeiras.
    Logo fica uma questão: Haverá uma verdade absoluta e imutável?

“Mas se o ceticismo vela entre nós, a necessidade de crer atrai-nos”

Camille Flammarion

• R^ml:

Tem que haver apenas uma Verdade Absoluta.

Isso é excercício de lógica. Duas verdades são impossíveis, ou uma o é ou a outra. Ou ainda, ambas são falsas, mas não eliminam a possibilidade de haver alguma 100% verdadeira.

• Walrus:

Desde o início do século XX a idéia de que só existe uma verdade foi desmoronada, pode-se provar que algo é verdadeiro e depois provar que seu oposto também é.
      Mecânica Quântica Básica.

• Jean P. Carvalho:

“Tem que haver apenas uma Verdade Absoluta”… será?

Existe a força de gravidade, q. faz com q objetos com massa se atraiam mutuamente? Sim, existe essa força; existe a força de repulsão entre os átomos? sim, existe esta força (ou a matéria se comprimiria indefinitivamente). São forças antagônicas? Sim, são forças antagônicas; elas se anulam? Não, elas existem mutuamente no Universo, dando forma ao mesmo. Então temos 2 verdades “absolutas e antagônicas”, convivendo ao mesmo tempo no universo…(não sei se esse é o melhor exemplo, mas me parece válido…)

• rui da silva:

é se a estrela desse planeta, for do mesmo tamanho da nossa estrela o sol?

• Evaldo:

Bem, os cientistas tem de chegar a um denominador comum, pois no dia 27/01/2012, um cientista britânico, afirmou que as chances de haver vida como aconhecemos é praticamente núla, ou seja não há vida em outro planeta. Agora descobre-se um planeta que pode haver sim vida, e mais, segundo os próprios cientistas, pela facilidade com que ele foi encontrado, significa que ha muito mais planetas nestas condicões.
    Foi o que eu disse, o cientista britânico queria somente seus 15 minutos de fama, ao ir contra todas as evidências já descobertas, pois é impossivel que na vastidão do universo esse seja o unico planeta habitado.
    Parabéns ao astrônomo da Universidade da California que descobriu esse planeta e logicamente derrubou a teoria do britânico.

• negative:

Concordo com você, ele queria chamar atenção para sim com uma declaração “contra-a-corrente”, conseguiu, e por hora se encontrarmos diversos planetas habitáveis (e por ventura comprovarmos que eles tem de fato vida) isso diminuirá consideravelmente esses cientistas em busca de fama.

Não sou contra se propuserem novas teorias, às vezes extremas, mas devemos sempre moderar nossa tendencia a crer em qualquer afirmação garantida por um homem de jaleco. Na ciência a multiplicidade de opiniões é mais valida que qualquer concordância cega entre as pessoas.

• Juliano Movio:

Nao meu querido, voce esta enganado.
      Esse astronomo disse que tem quase certeza que nao exista vida INTELIGENTE em outros planetas ou satelites.
      Em nenhum momento ele falou de vida em si.

que bom que acharam um planeta similar a terra agora a questão e sera que tem vida ou não?se houver sera amigo ou inimigo?
    (na minha opinião do jeito que a humanidade e 99%inimigos!!!!!)

• bruno bardog:

“Inimigo” acredito que tudo que é diferente do que a gente vê aqui na Terra, é um potencial inimigo, pois somos medrosos, bem como os ‘outros’ podem ser, gerando conflitos!!!

A cada semana que passa novos planetas descobertos e com maiores changes de abrigar vida. O que o ser humano sabe sobre universo afora ainda deve ser muito limitado. Muita coisa ainda deve ser descoberta, coisas incríveis! Por isso a astronomia é tão fascinante!

• rui da silva:

é o tamanho da estrela não influencia também, e se for do mesmo tamanho da terra seria perfeito, essa estrela desse planeta; se chama sol também pois faz parte do sistema solar desse planeta.

• fernando dahm:

Vejamos ,pelo que entendi todos estão querendo ir em busca de um lugar para morar ? Voces conhecem pelo menos ao redor da casa de voces ,o nome de todos vizinhos,a ligação de um bairro com o outro ,parém de sonhar, vivam com os pés na terra ,o lugar que por certo crescerão, formarão familias .O custo para se chegar lá e o o tempo tambem,quando pensarem que estão chegando como diz o RODIVAL.FIcaria super idoso .Então vamos descobrir o que podemos fazer por nossa conhecida terra um lugar para permanecermos ,vivermos e frutificar ,admiremos o espaço e pensar que todas as noites e os dias serão cada vez melhor.

• EU:

Amigo, desculpe me intrometer na sua opinião, mas a busca por novos planetas tem que ser feita, a água e outros recursos minerais da terra podem se esgotar rapidamente, não é uma questão de conhecer nosso planeta e sim de descobrir novos planetas para os quais possamos ir no caso de uma catástrofe na terra, o que faremos? vamos ficar todos e morrer, deixar toda a civilização humana se perder por causa do ceticismo e medo de alguns, temos que tentar ao máximo descobrir novos planetas e espalhar nossa cultura pelo mundo!!!

Se existe toda essa tecnologia temos qe agradecer aos sonhadores.

• Kaique Piatã:

o universo e tao infinito pra vc se contentar com esse planeta tantas coisas misteriosas, formas de vidas, coisas extraordinárias a la fora e se satisfaz com que lhe propõem o q seria em tese um ideal de vida

• gerson:

Nossaaaaa. Ja desanimo falando q demoraria 22 anos mesmo com a velocidade da luz . Pior ainda e que fica perto .kkkkk

• fabiosaleite:

como diz as escrituras sagradas que a ciência se multiplicará e haverá grandes sinais no céu e na terra essas palavras já são fatos mais um motivo para cremos na palavra de jesus.

• Rodival:

Não quero ir para lá, porque ficaria super idoso rapidamente e as mulheres que mentem a idade como iriam se virar?

• cine:

bom eu acho que ser ouver vida nesse planeta quem vai visitar la vai ser so os poderosos que tem muito dinheiro

• Danilo Torres:

ow se encontrarem um planeta habitável, mais ruim de viver eles mandaram os presos para lá…

• Dico:

Primeiro os politicos que estão nos roubando!

• Pablo Martins:

Não pow, já sei… Deixem eles aqui, e poderíamos criar algo novo neste planeta, começar desde o início, e levar as pessoas que concerteza poderíamos confiar, talvez haja mais chances cara xD, Conhecer lugares novos, novas plantas, novos animais, e ver a diferença da nossa Terra, com a nova terra descoberta! (:

• jennisson:

Não existe outro planeta habitavel não parem com essas coisas, Deus nos criou neste planeta e foi para morrer nele, agora o homem acaba com o planeta por vaidade, ganancia no dinheiro e etc, aí fica procurando planetas kkkkk , quando eu Falo Em Deus, não estou falando em religião Deus existe ! e quem crer terá vida eterna leia a bíblia de gênesis até apocalipse

• valdeir:

Mas o que tem a ver isso com o artigo. O que vc coloca é cabível em igrejas, o lugar dos iludidos. Seguindo as teorias bíblicas, quase foi Galileu queimado vivo e o sol giraria ao redor da terra. Putz que velocidade deveria ter em relação a nós? ~ 6,28 * 15*10^7 km a cada 24 horas. Mama mia eta solzinho rápido. Ops isso é erro de lógica judaico-cristã.
      Pois é, fé e ciência não combinam, portanto partilhe sua fé com os seus.

• Matheus Andrade Rodrigues:

Eu compartilho sua opinião, mas o modo que você falou foi extremamente desrespeitoso. Pra se ter uma discussão saudável deve-se respeitar o outro (mesmo quando este apresenta argumentos pobres)

• zepires:

…e depois, a História da Msopotâmia e do Egito!

• Rolando Sanches:

Meu amigo relaxa. Até os caras do Vaticano não estou discutindo mais essa coisa de vida extraterrestre. Já mudaram de argumento: se há vida extraterrestre então eles são nossos irmãos na criação. Eu acho as religiões demasiadas egoísta. Se Deus é tão poderoso porque ele não pode ter criado mais do que um mundo habitável? Ou você acha que seu Deus não dá conta do recado?

• Earthquake:

Mas o que tem a ver isso com o artigo? ²

• Matheus Andrade Rodrigues:

O seu comentário é antiquado e mal-formulado. Este site é de cunho científico, não interfira no assunto se não quiser contribuir, por favor

• Tundra:

Se conseguíssemos pelo menos poder utilizar a velocidade da luz em algum tipo de espaçonave demoraria apenas 22 anos pra chegar a esse planeta, eu queria estar vivo até la pra ver um momento como esse, a chegada do homem a um novo planeta habitável.

Falta pouco para a Fundação! Só falta agora mandar cientistas pra lá.

Vários comentários de cunho religioso, que NADA acrescentam à discussão.

Falta um botão “Não gostei” ou “Negativar”

Esse botão existia… era o ‘Não gostei’… mas o Hype retirou.

• Danilo Torres:

Tudo o que é natural: natureza e universo, tem uma beleza particular que nada copia. Uns acreditam que veio do acaso, eu acredito que Deus o criou. Torço para conseguirem criar uma espaço-nave que possa chegar nesses planetas e conhecerem mais segredos que o universo guarda. O homem nasce já com a essência da curiosidade e tenta sempre descobrir os “porquê?”, e os “como?” acho isso magnifico, nos leva a crescer.

Um grande abraço a todos.

• Pedro Alcantara:

Acredito que o homem é capaz de desbravar as barreiras do conhecimento a ponto de ir aonde jamais possamos imaginar.O que me preocupa é que esses instrumentos que ele possui não sejam meios de achar que tudo que podem descobrir são atributos exclusivos deles e que não exista em suas mentes nenhuma oportunidade de saber que tudo quanto eles sabem provém de Deus.

alguem ja viu o filme “pandorum” ?

• LuCaS:

Como o universo é incrível não é mesmo?Sempre me pego pensando como seriam os ecossistemas de outros planetas?animais gigantescos e microscópicos,predadores implacáveis…realmente a diversidade da vida no universo deve ser algo de encher os olhos ,só espero viver para testemunhar o primeiro contato da raça humana com seres extraterrestres inteligentes ou não!

• celso , o “ateu”.:

Por favor, não permitam que obscureçam-se assuntos tão Científicos com opiniões que contenham ideologias religiosas. Nada a ver. A Ciência é transparente e ,finalmente, liberta-nos para uma vida maravilhosamente mais humana e completa de esperança que dias melhores virão.

Cada um tem o direito de dar sua opinião neste site ou em qualquer outro, contanto que não seja um comentário ofensivo à alguém, muitos aqui ou quase a maioria tem a opinião que difere em muito da minha e nem por isso eu desejo banir seus comentários mais eu detesto a repressão sejas ela qual for.

Como eu adoro esses comentários… ai meu Deu… Darwin

• Bruna:

As discussões sobre esse assunto são bárbaras!
    Um intercâmbio entre planetas? Seria incrível!
    Asahsuahsuahuhausausaushua viajem de sonhadora…

concordo, porem antes precisamos fazer um acordo em nosso planeta, de não haver por nenhum instante preconceito ou escravidão da outra raça, e nem saqueamos os seus recursos naturais…

• FILIPE:

QUANDO O HOMEM PROCURAR SABER MAIS QUE DEUS AEW VIRA O FIM DO MUNDO

Deus não sabia nem que a Eva iria comer a maça, já um psicologo consegue saber que se você falar para uma criança que ela pode comer varias guloseimas encima de uma mesa menos uma especifica, digamos que um sonho, e colocar alguém do lado falando toda hora, “ah, come, não vai acontecer nada de ruim”, mas cedo ou mais tarde a criança vai comer…

• Neitan Gomes:

O Universo é uma coisa tão maravilhosa, tão extenso… Temos muito para conhecer, tantas descobertas virão.

• Jonh jones:

Muito legal se tiver uma civiliazaçao ai sera que serao amigos ou inimigos meu palpite e que sejam mais inimigos ja que nos seres humanos somos muito desconfiados de tudo!!!!!!!!

nós humanos somos, entretanto isso não coloca os alienígenas na mesma condição, é ate provável que na historia nós sejamos os hostis, porque temos em nossa evolução a tendencia de brigamos por território…

Um planeta tao perto assim???
    Se tivesse vida inteligente nele ja tinha nos sondado faz tempo.

• Deco:

E quem disse que não nos sondaram?

• Rolando Sanches:

Nada a ver. Repare eles podem ser inteligentes e sua tecnologia estar no mesmo nível que nos, ou mesmo mais baixo.

• Dilson:

Bom se existir Vida proxima eles podem ser menos inteligentes que agente, pois é o ser Humano da terra é foda e vamos dominar o Universo daqui a algumas decadas

Não precisa necessariamente ser inteligente. E se for, não há uma lei de desenvolvimento que obrigue outras civilizações a construir sondas e sair a procura de vida como nós.

Eles podem ser tão inteligentes a ponto de criarem sondas indetectáveis.

• Renys Kenys:

Chupa essa manga Kepler 22b

eu to achando que os dois tem vida hein :p

• Diogo:

Para Deus seria inviável criar vida em outro planeta, os humanos já bragam entre si, imagina então com outro planeta.
    Deus já deve ter previsto isso. por isso, somos só.

Um dia será provado totalmente o contrário.

• LuCaS:

comentario desnecessario.

• Deco:

Vai visitar o site da Igreja Universal…

• thiago:

visitar o site da igreja evangelica otaria que rouba dinheiros dos troxas com palabras metirosas que pessa que sua religiao e unica que diz quem e de outra religiao vai por inferno isso tudo e pelo poder dinheiro bilhoes de reais para compra sua fe acreditam em deus mas nao no homens.

Tens toda a razão.

• Dico:

Conheço gente que não tem comida e dá dinheiro pra esses vigaristas.

Menino, aquela pombinha já levou muita gente no bico…

• Matheus Andrade Rodrigues:

Thiago, você está apresentando argumentos igualmente pobres aos do Diogo. E nem se dá conta disso. Onde está seu respeito?

só se for para eu xinga o Pastor, aquele Grey (me refiro a raça Alienígena) filho da mãe…

• Giovane:

A falta de um botão pra negativar.

Pois cria uma campanha minha gente… ‘Volta negativação’!

• Rolando Sanches:

Fico triste ao ver que ainda a religião é um entrave ao desenvolvimento humano. Aliás politica, religião e economia são os três factores que mais impedem o avanço da humanidade.

Vou falar agora: Eu estava zapeando, quando me deparei com o Valdemiro Santiago dizendo absurdos no seu canal. É inacreditável, mas para quem está cego, acreditam naquilo.
      Ele estava dizendo que estavam perto de atingirem 1 milhão de fiéis que enviavam parte de seu dinheiro, e quem contribuísse com 50 reais, as bençãos vinham, mas para quem contribuísse com 100 reais, as bençãos eram bem mais.
      Parece inacreditável, não é mesmo? É uma mina de ouro. Como tem gente cega neste mundo.
      ____

O moderador, se quiser, pode deletar este meu comentário, pois não tem nada a ver com a matéria. Só fico indignado com isso. Pessoas pobres dando seu dinheiro para picaretas.

Chuck Norris®, se fosse assim não sobrariam mais de 10 comentários nessa matéria.

• Zeca:

Sabe o que é pior, Chuck? Não muito tempo atrás você poderia escrever: “Mais um pastorzinho enganando otários”. Hoje, todo mundo CONHECE Valdemiro Santiago. De assustar, não?

• Matheus Andrade Rodrigues:

Esses pastores de TV são extremamente ricos. Nunca ví eles próprios contribuindo à Igreja com ofertas ou dízimos. Mas pedir aos pobres fiéis, isso sim eles fazem.

O universo é tão incrível que pode existir planetas feito de bananas radioativas, orbitando uma estrela de laranja.

Nossa, como eu queria conhecer este planeta!
    É triste saber que formas de vida inimagináveis devem existir pelo universo, mas que por enquanto não é possível se quer sairmos do nosso Sistema Solar.

Quando muito sair do nosso planeta.

infelizmente senhor Chuck =/

• iPedro Martins:

Se nem Chuck Norris pode conheçer esse planeta imagine os simples mortais

• nght:

encontrar vida mesmo sendo em bacterias em outros planetas seria maravilhoso, mas achar vida macroscópica seria muito emocionante. rezo pra poder ver este dia.

se na terra ficamos maravilhados com a divercidade ae a proeza que cada individuo tem, imagina o que não pode hver em outro planeta

• karlloz:

22 anos-luz de nós. É realmente muito próximo comparando com distâncias na escala intergaláctica. Em quilômetros deve dar 220 trilhões, ou seja, ainda é um sonho muito distante uma viagem com essa, alguns dizer ser impossível. Quem sabe um dia não aprenderemos à viola as leis da física?

• Big Bang:

Desculpe minha ignorancia, mas e uma coisa q me intriga, se a massa do planeta e muito maior q a da terra, a gravidade dele tb deve ser maior, correto?

O cálculo orbital indica uma massa entre 4,5 e 9 vezes a da Terra, a dúvida é se é uma Super-Terra ou um Sub-Netuno, mas mesmo assim, a gravidade mais alta não será tão saliente, pode até ser menor, se seu volume for grande e a densidade baixa. Mesmo com a densidade mesma da Terra, sua gravidade não seria maior que três vezes a nossa.

Creio que pela lei da gravitação universal não se leva em conta paro o cálculo da força gravitacional sua densidade ou volume, e sim as massas dos corpos envolvidos e a distância entre os centros das massas destes.

Na gravitação universal sim, mas a superficial é diferente. A gravitação orbital de Kepler leva em consideração a atração do corpo, mas a superficial depende exclusivamente da densidade. Por exemplo, o Planeta Saturno, 95 vezes mais massivo que a Terra, possui uma gravidade orbital tão grande que junto com Júpiter controla tudo no Sistema Solar exterior, atraiu um monte de luas e expulsou Urano e Netuno pra longe. No entanto, por ser um planeta expandido menos denso que a água, sua gravidade superficial é ligeiramente menor que a da Terra.

• Rômulo:

Legal conhecer estas diferenças Jonatas.

Tu sabes me dizer se é possível a gravitação superficial sofrer influência do campo magnético do planeta?

Já li algo sobre a gravidade superficial da Terra ter sido maior no passado devido a um campo magnético mais pronunciado.

Como você disse, a distância do centro de massa importa também. Mesmo sendo mais massivo que a Terra, se ele for pouco tenso, ele será muito grande, logo um ponto na superfície estará muito distante do centro de massa.

• Tony:

*———* Não vejo a hora em que o HypeScience publicar a noticia que fora descoberta vida alienigena ‘-‘

também não vejo a hora, e quando começarem a publicar as primeiras imagens vindas de sondas então?? *—*

Será qe vou estar vivo quando houver a confirmação de vida extraterrestre?
    Espero qe essa notícia não demore a chegar.

Já viu imagens com tonalidade vermelha forte nas fissuras de Europa, lua de Júpiter? Um botânico se arriscou a propôr que vida não só existe lá num oceano sob o gelo, mas até NO Gelo, e já está sendo observada por telescópio, porque aquela cor pode ser de gigantescas colônias bacterianas, análogo ao que as algas vermelhas fazem nos mares. aqui nas nossas geleiras, já achamos bactérias capazes de viver biologicamente ativas e se reproduzir dentro do gelo. Na verdade, o que elas fazem é pequenos oceanos embutidos dentro do gelo, pequenos mananciais microscópicos com toda uma micro biosfera. De fato, se as tirar daqui e colocar em Europa, pra elas não fará diferença alguma.

Realmente Europa tem um enorme potencial de ser habitado por bactérias e até por seres maiores em seus mares. Mas pq será qe a NASA ou a ESA não mandaram um veiculo espacial para Europa?

Creio que sejam pelos custos…

• Francisco:

O custo não deve ser maior do que o de uma guerra como a do Iraque.

Seria legal se investissem mais nesta lua de Júpiter, pois pela probabilidade já vereficada de haver vida, seria sem dúvidas um dinheiro bem empregado!

Só complementando, as outras estrelas do trio não oferecem nenhuma ameaça ao planeta habitável da anã, porque ambos se situam a 6 bilhões de quilômetros da dupla estelar mais luminosa, isso equivale a distância do Sol à Plutão.

• José Maurício:

É interessante saber disto… apesar da proximidade das outras estrelas. Só são 6 bilhões de quilômetros uma ninharia tratando-se de distâncias astronômicas.
      Isto reforça a possibilidade de quando novos telescópios como o James Webb Telescope entrarem em atividade a hipótese de vida alienígena se confirme definitivamente e talvez ela esteja logo ali nas vizinhanças. Espero continuar sendo surpreendido.
      JM