Ícone do site HypeScience

Novo sinal de trânsito põe pedestres no poder

novo sinal de trânsito porto alegre
Novo sinal de trânsito em Porto Alegre

Quando o novo código nacional de trânsito foi aprovado, em mil novecentos e vovô bolinha, a nova lei ditava que aqui, assim como na maioria dos países desenvolvidos, o pedestre tem preferência para atravessar a rua, ao invés dos veículos. Isto é, se você quer atravessar a rua em algum lugar da Europa ocidental — PASME — o carro tem que parar para você.

Já vi isso ser praticado aqui no Brasil lá em Jurerê Internacional, um balneário super-mega-ultra elitista de Florianópolis. Inconsciente da ‘novidade’, quase passei por cima de uma meia dúzia de milionários, entre eles velhinhas e crianças, até entender que lá os carros param para os pedestres atravessarem, quando estão na faixa de pedestres.

Em Porto Alegre foi criada uma campanha que ensina um novo sinal de trânsito e ele é a mão do pedestre. Quando o pedestre chega perto da faixa ele estica a mão, certifica-se que os motoristas o enxergaram, e atravessa. É louvável e todos esperamos que pegue.

Dando preferência para os pedestres incentivamos tirar carros das ruas lotadas e isto é ótimo (contanto que não seja o meu, é claro). [Novo-Mundo]

Sair da versão mobile