Um novo tratamento para o câncer de fígado pode ser aprovado no ano de 2015. Trata-se da QuadraShpere, bolhas microscópicas feitas de acrilato de sódio e poli (álcool vinílico), elas contêm o medicamento que agirá sobre o tumor e são injetadas em artérias perto dele. As pequenas esferas bloqueiam os capilares mais próximos, matam o tumor “de fome” e previnem que a droga escape para outros lugares do corpo.
Esta nova terapia pode diminuir os efeitos colaterais das quimioterapias para o câncer de fígado – o terceiro tipo mais fatal. Os que sofrem com a doença geralmente têm de ficar no hospital por quatro dias em cada sessão. Além disso, a dose de medicamento precisa ser elevada e a corrente sanguínea pode acabar espalhando a droga por todo corpo. É um processo impreciso e muito doloroso. As QuadraSpheres podem ajudar a fazer o processo ser menos sofrido.
Em março, médicos deram início a um estudo de US$ 10 milhões em 500 pacientes daquele tipo de câncer. Os resultados ainda são incertos pelos próximos quatro anos, quando a pesquisa termina, mas dados preliminares sugeriram que as bolhas podem encolher tumores com efeitos colaterais mais suaves. Outra boa notícia é que os pacientes puderam ir embora no mesmo dia, disse o radiologista David Liu. [PopSci]