Se você hoje fica assombrado com as cifras milionárias que alguns atletas, especialmente jogadores de futebol, recebem para competir, escute essa: o atleta mais bem pago da história da humanidade foi um condutor de bigas.
Exatamente: se você já assistiu algum filme sobre Roma antiga, talvez tenha visto os jogos do Circo, no Coliseu. Nesses eventos, havia de tudo – lutas entre gladiadores, cristãos e prisioneiros de guerra sendo comidos por leões, e corridas de bigas, carroças puxadas por quatro cavalos. Nesta categoria, foi descoberto que um carroceiro iletrado, Gaius Appuleius Diocles, ganhou como prêmio por uma vitória a obscena quantia de 35.863.120 sestércios.
A descoberta foi feita por pesquisadores da Universidade da Pensilvânia (EUA). Um Professor da instituição, Peter Struck, afirma que isso seria o equivalente a 15 bilhões de dólares atualmente. Com isso, nosso amigo Gaius seria considerado o 33º homem mais rico do mundo, de acordo com a lista da Revista Forbes. Entre os atletas, nem vale comparar: o contrato mais alto do mundo, na atualidade, é do jogador de Baseball Alex Rodriguez, e vale US$ 275 milhões. Dinheiro de pinga, comparado à fortuna que Gaius Diocles arrematou. [Live Science]