O fim das religiões levaria ao completo caos social?

Por , em 9.05.2017

Um argumento comum usado a favor das religiões é que elas nos fornecem estrutura moral. Logo, presume-se que, sem as religiões, o mundo seria um caos imoral.

Será?

O primatologista e etologista Frans de Waal traz uma visão interessante sobre o assunto. Considerando que nossas religiões têm apenas alguns milhares de anos, enquanto seres humanos existem há centenas de milhares de anos, não podemos necessariamente dizer que precisamos delas para nos guiar moralmente.

Religião e moral

As religiões não inventaram a moralidade. As pessoas provavelmente já tinham princípios morais muito antes disso.

No entanto, elas podem “codificar” a moralidade, reforçá-la, direcioná-la no caminho que preferimos.

Uma das sugestões mais fascinantes trazidas por de Waal é que a religião pode ser apenas uma “nova embalagem” de comportamentos morais, destinada a uso para uma grande população.

Quando os seres humanos primitivos viviam em grupos menores, eles podiam vigiar uns aos outros. Conforme as populações cresceram, tornou-se interessante “criar” um Deus vigilante no céu, a fim de fazer as pessoas sentirem que não poderiam realizar más ações sem escapar de punições.

Real necessidade

Mas isso não significa que, hoje em dia, por vivermos neste mundo superpopuloso, a religião seja uma necessidade.

De Waal usa o exemplo da Holanda. Nesse país europeu, a maioria das pessoas não possui nenhuma crença religiosa – censos já provaram isso. E, no entanto, esta continua sendo uma sociedade moral. Tem dado certo, digamos, viver em um lugar onde a religião pode até estar presente, mas não é dominante.

O cientista considera este um “experimento social” interessante: uma espécie de indicação de que podemos ser morais sem as religiões. Mas reconhece que não pode estar 100% certo disso, uma vez que, atualmente, não existe uma sociedade na qual a religião esteja totalmente ausente para basearmos tal conclusão. [BigThink]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (24 votos, média: 4,25 de 5)

18 comentários

  • hique123:

    Junto com Roma, foi um dos pilares na civilização.

  • DJX:

    Interessante a matéria mas fraca no conteúdo, fica chato até de fazer colocações… Ainda com um número reduzido de caracteres, ridículo…

  • Antonio Gomes:

    Antes das religiões que falam de amor só havia barbárie, selvageria, povos atacavam outros para matar, estuprar, pilhar, escravizar! Acorde!

    • Cesar Grossmann:

      Sim, faz 2500 anos que nada disso acontece…

  • Antonio Gomes:

    Antes das religiões sérias, que falam de amor, de perdão, de fraternidade, caridade, amor ao próximo, ao semelhante, o que havia? BARBÁRIE!

    • Cesar Grossmann:

      Ah, sim, a barbárie acabou 2500 anos atrás, com o nascimento de Buda. De lá para cá é só paz e amor…

  • Douglas Wilson:

    Me dá seu email? Posso mostrar a você muitas coisas interessantes da bíblia, se estiver interessado obviamente. Saber nunca é demais

  • Fernando Cruz:

    Nosso país com menos religião está lindo! Só corrupção, estupro e sodomia, todo dia…

    • Cesar Grossmann:

      Com menos religião? O Brasil é um dos países mais religiosos que tem no mundo. Tem gente rezando até em jogo de futebol.

    • Matheus Lourenço:

      N se pode dizer isso porque desde quando éramos colônia tinha corrupção,estupro e etc. Hoje em dia 92% das pessoas ainda tem religião,então.

  • Lal Morales:

    O ser humano pode viver perfeitamente bem sem a religião.
    Não dependemos de nenhuma religião para sermos bons e morais

    • serico115:

      Lal Morales! Você está 100% certo, porém essa realidade ainda não está nos horizontes actuais, e nem sei se um dia isso vai acontecer.

  • Douglas Wilson:

    A bíblia diz que nos “últimos dias” os governos humanos se uniriam para destruir todas as religiões, e isso levaria à “grande tribulação”

    • Cesar Grossmann:

      A bíblia também diz que coelho é ruminante (não é) e que gafanhoto tem quatro patas (tem seis). E que jumenta fala. E que cobra fala.

    • Douglas Wilson:

      A bíblia diz isso ou é o que as pessoas pensam que ela diz? Ex: as pessoas pensam que ela diz que Deus controla o mundo, mas será mesmo?

    • Cesar Grossmann:

      Podemos combinar o seguinte, Douglas, só fala sobre a bíblia quem consegue ler o original em hebraico e grego. Ler e entender.

    • Douglas Wilson:

      Me dá seu email? Posso lhe ensinar muitas coisas interessantes da bíblia, se estiver interessado em saber obviamente. Saber nunca é demais.

    • Douglas Wilson:

      Me dá seu email? Posso mostrar a você muitas coisas interessantes da bíblia, se estiver interessado obviamente. Saber nunca é demais.

Deixe seu comentário!