Ícone do site HypeScience

O ganho de tempo faz valer a impaciência no trânsito?

No último domingo o Fantástico iniciou um novo quadro com o famoso piloto Luciano Burti, que vai dar dicas de como dirigir nas grande cidades. Ele dará dicas semanais de direção defensiva, manutenção (para você não cair na conversa do mecânico), estradas perigosas, etc.

Alguns fatos interessantes ressaltados na matéria:

O ex piloto de Fórmula 1 e atual piloto de Stock Car Luciano Burti simulou, na matéria do Fantástico, como dirige um apressado e um motorista paciente.

Em um percurso que costuma durar 30 minutos, Luciano primeiramente pilotou apressado, costurando no trânsito, acelerando seguidamente, freiando forte e conseguiu fazer o circuito em 29 minutos. Ele trocou de marcha 85 vezes.

Quanto ele repetiu o mesmo trajeto dirigindo de maneira paciente, sem pressa, respeitando os limites de velocidade ele chegou apenas três minutos depois do que o motorista impaciente. Trocou de marcha 65 vezes.

A conclusão foi que, quando dirigiu de maneira impaciente e apressada desgastou muito mais o câmbio e os freios do veículo (fez três vezes mais frenagens). Também consumiu 20% mais combustível.

CONCLUSÃO

O ganho de tempo da direção impaciente é irrelevante. Dirigir calmamente é mais econômico além de mais seguro para você, seus passageiros, demais motoristas e pedestres.

Sair da versão mobile