Ícone do site HypeScience

O impacto de Steve Jobs, o visionário da Apple

Steve Jobs, cofundador e ex-diretor executivo da gigantesca Apple, faleceu semana passada aos 56 anos de idade. Jobs foi vítima de câncer no pâncreas, doença que ele havia anunciado em 2004.

Em comunicado oficial, a Apple afirmou que ele foi “a fonte de inúmeras inovações que enriqueceram e melhoraram a vida de todos nós”, e que ele deixou o mundo infinitamente melhor.

É difícil encontrar quem não reconheça o talento de Jobs. Foi ele quem criou o primeiro computador pessoal com mouse, transformou textos de tela em ícones e mudou a forma como todos ouvem música. Graças a ele, a tecnologia pode estar na ponta dos dedos de qualquer pessoa, literalmente.

Estão sendo feitas homenagens por diversos chefes de empresas de tecnologia, líderes mundiais e, é claro, pelos cidadãos comuns que se beneficiaram dos frutos do trabalho de Jobs diariamente. Jobs, sem dúvidas, mudou a percepção das pessoas sobre as máquinas.

Para o presidente dos EUA, Barack Obama, o mundo perdeu um visionário. “Steve foi um dos maiores inovadores dos EUA: com a coragem de pensar diferente, ousado o suficiente para acreditar que poderia mudar o mundo e talentoso o suficiente para fazer isso”, disse Obama.

“Em sua vida pública, Steve era conhecido como um visionário. Na sua vida privada, ele amava sua família”, afirmou a família de Jobs.

Em comunicado, a Apple disse que a empresa “perdeu um visionário e um gênio criativo e o mundo perdeu um fantástico ser humano”.

Tim Cook, que virou o CEO da Apple quando Steve Jobs abandonou o cargo em agosto, disse que seu predecessor havia deixado para trás uma empresa que só ele poderia ter construído, e que seu espírito será sempre a base da Apple.

Bandeiras estão sendo hasteadas em frente à sede da Apple na Califórnia (EUA), enquanto fãs de todo o mundo estão prestando homenagens em frente às lojas da empresa.

Até mesmo os chefes das empresas rivais da Apple estão prestando homenagens, incluindo o dono da Microsoft, Bill Gates, que disse que o impacto profundo que Jobs causou no mundo da tecnologia será sentido por diversas gerações.

O fundador do Facebook, Mark Zuckerberg, agradeceu Jobs por mostrar que o que você constrói pode realmente mudar o mundo, enquanto o presidente da Sony, Howard Stringer, disse: “A era digital perdeu sua luz principal”.

Até a sul-coreana Samsung, que está envolvida em uma batalha legal com a Apple por patentes, elogiou Jobs por suas numerosas mudanças revolucionárias para a indústria de tecnologia de informação.

Jobs introduziu o computador iMac colorido, o iPod, o iPhone e o iPad para o mundo. Sua morte se deu apenas um dia depois que a Apple apresentou seu modelo mais recente do iPhone, o 4S.

Com um valor de mercado estimado em US$ 340 bilhões (cerca de R$ 612 bilhões), a Apple é a empresa de tecnologia mais valiosa do mundo. [BBC]

Sair da versão mobile