“Bola de fogo” para você é aquele funkeiro que canta “Atoladinha”? Pois saiba que todo dia 31 de agosto, na cidade de Nejapa, em El Salvador, acontece o festival “Bola de Fogo”.
“Las bolas de fuego”, como os habitantes da região chamam, é, na verdade, uma representação da luta de São Jerônimo com o demônio.
A história é a seguinte: em 1922 um grande vulcão entrou em erupção em uma área próxima a Nejapa, forçando os cidadãos a evacuarem o local. Enquanto eles saiam, eles viram grandes bolas de fogo caindo no lugar e acreditaram que o santo patrono da região, São Jerônimo, estava lá para protegê-los, lutando contra o demônio, atirando bolas de fogo nele.
Desde que testemunharam esse duelo do bem contra o mal, os habitantes da cidade comemoram todos os anos organizando sua própria luta com bolas de fogo.
Basicamente, se você fosse teletransportado para o meio da cidade no dia 31 de agosto, iria pensar que está no meio de uma verdadeira guerra e não de algo organizado. Duas equipes de homens com rosto coberto jogam bolas de fogo uns nos outros enquanto outros cidadãos apenas assistem o espetáculo. Confira:
Equipados com luvas e roupas molhadas, para suportar o calor e para impedir que elas peguem fogo, os participantes ateiam fogo em pedaços de tecido enrolados, embebidos em gasolina, e depois jogam aquilo no outro time.
Incrivelmente, poucos participantes acabam machucados – apesar de alguns terem sido atingidos no rosto e outros acabarem com as roupas pegando fogo. [OddityCentral]