Ícone do site HypeScience

O morcego mais feio do mundo é encontrado no Vietnã

Nenhuma lista com os animais mais bonitinhos do mundo colocaria o morcego em suas fileiras, mas cientistas vietnamitas descobriram, em 2008, uma espécie que realmente “não se ajuda” no quesito beleza. Na época, eles achavam que se tratava do já conhecido morcego nariz-de-folha (Phyllostomidae), que habita a América Latina. Recentemente, no entanto, descobriram que se trata de uma nova espécie, muito mais rara e ainda mais feia.

Este novo morcego já foi batizado com o nome científico de Hipposideros griffini. Seu nariz é composto por um estranhíssimo conjunto de membranas que ficam expostas como pétalas de uma flor. E as diferenças entre o H. griffini e o velho morcego nariz-de-folha já começaram a aparecer. Enquanto o Phyllostomidae reage violentamente em cativeiro, o novo morcego é geralmente dócil.

O habitat natural do H. griffini são as florestas úmidas do sudeste asiático, e os cientistas explicam que foi mais fácil capturá-lo durante a estação das chuvas, quando havia mais indivíduos. O morcego habita dois parques naturais no Vietnã.

Tal descoberta, conforme explicam os pesquisadores, abre dois novos desafios. O primeiro é estudar mais sobre a vida e os hábitos do próprio Hipposideros griffini. O segundo é apenas uma projeção, mas os cientistas têm esperanças que estas florestas sejam o lar de uma ampla e ainda desconhecida fauna de morcegos. [National Geographic]

Sair da versão mobile