O que alimenta o preconceito contra transexuais?

Por , em 9.10.2011

O tema “transexual” é com certeza um dos assuntos mais polêmicos na sociedade, que provoca fortes reações emocionais. Muitas vezes, essas reações têm tons predominantemente negativos, o que levanta a questão sobre a raiz da hostilidade quanto a esse tópico.

Segundo uma acadêmica que estuda atitudes e comportamentos sociais, o desconforto em relação às pessoas transexuais vem de convenções desafiadoras.

Diane Everett, professora de sociologia, diz que na cultura americana, sexo e gênero pertencem a uma de duas categorias. Assim que os seres humanos nascem, a primeira coisa que as pessoas perguntam é se o bebê é um menino ou menina.

“Temos a tendência, como sociedade, de colocar as pessoas em caixas”, disse ela. “Um transexual não só atravessa as fronteiras de gênero, mas também as desafia. Se as pessoas não veem você como ‘ou isso ou aquilo’, elas têm dificuldade em se relacionar com você em seu nível de conforto”, explica.

Depois, há pessoas que por razões religiosas acreditam que os transexuais são fundamentalmente “errados”, que Deus criou o homem e a mulher e, automaticamente, o homem é macho, a mulher é fêmea, e eles não devem cruzar essas linhas.

As questões geralmente acabam em um debate sobre qual banheiro as pessoas transexuais deveriam usar. Isso é um símbolo de toda a controvérsia, porque tem a ver com gênero, sexualidade e nível de conforto.

O desconforto decorre da visão de que uma pessoa é do sexo feminino ou masculino. Mudar o sexo com que você nasce é “basicamente automutilação”, disse Regina Griggs, diretora do grupo Parentes e Amigos de Ex-Gays & Gays. “É uma cirurgia que altera quem você realmente é do ponto de vista biológico”.

Segundo Regina, pessoas com transtorno de identidade de gênero merecem ajuda médica e psiquiátrica adequada. Transtorno de identidade de gênero é listado como doença no Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, a “bíblia” da psiquiatria.

Pessoas transexuais desafiam as ideias arraigadas na sociedade sobre gênero e sexo. As pessoas são ensinadas que meninos são meninos, meninas são meninas e meninos casam com meninas.

“Todas essas coisas são verdadeiras para a maioria das pessoas”, disse Mara Kiesling, diretora do Centro Nacional para a Igualdade Transexual. “É verdade que a maioria das pessoas é do sexo masculino ou feminino e isso é imutável para a maioria das pessoas. O que estamos aprendendo agora é que nenhuma dessas coisas é totalmente imutável”, explica.

Pessoas transexuais enfrentam um estresse de minoria, o que significa que elas se sentem indesejadas como uma minoria excluída. Elas também enfrentam o estigma, às vezes de suas próprias famílias, além de discriminação no trabalho e bullying.

A hostilidade pode vir, por vezes, de forma surpreendente. Uma mulher transexual, Amber Yust, que mudou seu nome de David, foi ao Departamento de Veículos Motorizados em San Francisco, EUA, para atualizar sua licença. Ela recebeu uma carta de um dos funcionários, acusando Yust de agir de uma maneira que é “uma abominação que leva para o inferno”. O empregado foi identificado e, posteriormente, se demitiu.

Ainda assim, nos dias de hoje, muitas manifestações contra transexuais são tornadas públicas e adquirem tamanha repercussão que oprimem ainda mais essas pessoas. O fim dessa discussão, no entanto, está muito longe – a mudança de pensamento vai demorar a chegar, tendo em vista o tamanho dos conceitos que precisam ser revisados para tanto.[CNN]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (5 votos, média: 4,00 de 5)

27 comentários

  • Jonas:

    Deus é uma criação do ser humano…e não o ser humano uma criação de Deus…
    Afirmação complicada considerando que ninguém volta dos mortos pra dizer qual destas opções é válida, ou se existe uma terceira, quarta…
    Existe sim quem acredite que espíritos estão entre nós pra nos dar direções pra evoluirmos (sou ateu então apenas leio e converso sobre, afinal realmente não temos como afirmar nada agora…porque de fato ainda não provamos a origem basica do ser humano).
    E falando em evolução e nas teorias de reencarnação, uma pessoa pode voltar homem, mulher, bicho etc…sem coincidir com o genero anterior..isso justificaria a nivel espiritual a existencia de homosexuais, e seria um crime desta forma a sociedade inibir as escolhas que estes fizessem.
    Agora vejamos, se por esta teoria fossemos colocados novamente à vida pra aprender/evoluir e nos fosse dado outro genero pra tentar…faz parte da nossa aprendizagem tentar evoluir aceitando nossa nova “roupagem”..
    Assim a sociedade não teria nada que se meter, porem cada individuo deveria tentar se aceitar melhor com os “limoes” que recebeu, e fazer uma limonada, e não lamentar pelas “laranjas” que não tem.
    Complicado é querer criar uma inversão de valores na sociedade inteira, e produzir “modismos”..crianças aprendem o que veem…isso acho injusto. Bem, minha opiniao.

  • leandro:

    Minha esposa perdeu aos 8 meses e meio, era um menino, se ele tivesse nascido, poderia ser gay,eu não me importaria e seria muito feliz.

  • leandro:

    Deus, a biblia, religiões, crenças etc, enfim acreditar no sobrenatural tranformam as pessoas em verdadeiros “sumbis” pois elas(na maioria, mas não todas) param de pensar, não tem como argumentar com alguem que diz: ta escrito e pronto…

    • Miguel:

      Algumas pessoas até podem ser assim, mas a minha crança em Deus não me impede de pensar por mim próprio.

    • Miguel:

      *crença

  • Edu:

    César, o q eu disse é q vc só tem poder de decisão sobre sua vontade. No útero vc não pode determinar nada, muito menos seu sexo’

    • Cesar Crash:

      Acho que ainda entendi em partes. Será que alguém quando entra na puberdade e começa a sentir atração sexual, esse alguém escolhe por qual gênero irá se atrair? Praticar o ato ou não é questão de escolha, mas a atração física não é. Pelo menos não no meu caso, se gosto de mulher não é por que escolhi gostar, se optasse pelo contrário, por mais que me esforçasse, eu não conseguiria!

    • Edu:

      Há algum tempo atrás, não haveria dúvida alguma sobre gênero. Mesmo assim ainda creio que a maioria dos homens naturalmente sentem-se atraidos pelo sexo oposto. A minoria foge a regra. mas o que vc colocou é bem certo. Uma coisa é a atração, o desejo (a tentação). Outra, muito diferente é a escolha que se faz a partir dai. É sobre ela que recai o julgamento.

  • Magda Patalógica:

    Caro Artemildo:

    Voce como bom pai, demonstra estar antenado com caos dos novos tempos.
    Quanto ao seu filhinho de seis anos, que tal deixar prá discutir esse assunto quando ele tiver mais idade prá sacar ou quando ele perguntar?
    Minha tia, mãe de dois jovens, diz que conselho dos pais, entra por uma orelha e sai por outra.
    ——————————————————–
    Leia o que escrevi para o Eli. Podes concordar ou não, mas é assim que eu encaro o problema.

    Eli:

    Cê tá se esquecendo que tudo é obra do Criador, né não?

    Ele cria os homens, as mulheres, as lésbicas, os gays, os trans, os cegos de nascença, os excepcionais, os inteligentes, os retardados e os sabidões lindinhos como você.

    Já pensou se um dia (Deus te livre) tiveres uma filha lésbica (tipo motorista de caminhão) ou um filho gay (tipo travestí)?

    Vai pirar sua nobre cabecinha.
    E como vais ajustar os seus conceitos com a Bíblia e o “Criador e Senhor da Vida?”

    Hein? Hein? Hein?

    Cara, nem quero estar na sua pele
    —————————————————
    É aquela velha estória, Artemildo:
    Se o filho cresce e se torna másculo, os pais dizem:
    “_Meu filho é macho, garanhão, traça todas e é o orgulho da família”
    Mas se o filho se torna um gay, os pais dizem:
    “Meu filho é uma ovelha negra, a vergonha da família”

    Na minha cabecinha de Cinderela aqui, acho que em nenhum dos casos, esse comportamento teve influência da educação dada pelos pais.

    Nenhum pai precisa se dar ao trabalho de ensinar o filho a se tornar um ousado macho ou um ousado viado.
    A coisa flui naturalmente. Sacou?

    E não me perguntes pq isso acontece, pq não tenho a resposta.
    Nem a ciência, nem Freud explica.
    Mas que acontece, isso acontece.

    Fui

  • Magda Patalógica:

    Nik:
    Cê falou e disse, ne?.

    Parabéns por sua lucidez.
    Não sou atéia, mas as pesoas com quem mais me dou bem, são os católicos e os ateus autênticos.

    Isso pq nenhum deles vive fazendo proselitismo, tentando mudar a cabeça das pessoas.

    Fico com Rabindranat Tagore:
    “Deus, conforme cada um o concebe”

    Fui

  • Steve:

    entao Artemildo Guedes Ferreira, vc vai mentir pra seu filho ? parabens ! Que paizao !

  • Steve:

    DANIEL, eu concordo totalmente com voce, cara. 😉

  • Steve:

    A biblia alimenta o preconceito contra transexuais e homosexuais.

    • Jonas:

      Desculpem fugir um pouco o tema, mas acho que já que este assunto entrou na história, vale esta ressalva:

      Ela não alimenta o preconceito…não é uma birra contra quem tem estas escolhas, é apenas um conselho…se notar a bíblia é uma coleção de várias histórias com exemplos (com conselhos) para que as pessoas vivam bem entre si, e consigo mesmas, sem sofrerem.

      Um dos trechos: “Quando também um homem se deitar com outro homem, como com mulher, ambos fizeram abominação; certamente morrerão; o seu sangue será sobre eles.” Levítico 20:13

      Neste trecho diz que Deus não gosta desta prática..ela dentre outras eram feitas num ritual ao deus Moloch, e ele não quer culto a outros deuses, que pedem as lágrimas dos Homens como pagamento (se notar novamente, a bíblia não deve ser lida só por trechos..tem que contextualizar, tem um texto inteiro e as pessoas leem partes soltas e fazem interpretações segundo seus interesses…assim realmente nenhuma mensagem é transmitida..tenta só cortar trechos do que vc diz pra ver que merda dá).

      Preconceito muitas vezes está mais dentro da própria pessoa que do lado de fora…isso que a faz sofrer, pensa nisso..

      Ninguém tem o direito de tirar a sua paz se vc não consentir..
      dá uma olhada nisso: http://www.saindodamatrix.com.br/archives/2002/12/o_ego_1.html

  • O RLY?:

    e oq isso tem haver????

  • Cesar Crash:

    Poderia por favor citar alguns de seus heróis?

  • Cesar Crash:

    Bem e mal, certo e errado também são opostos.

  • Z:

    Será que os vocativos não se atraem tbm? :p

  • eli:

    DEUS CRIOU O HOMEM E A MULHER SE ELE QUISESSE UM TRANSEXUAL ELE O FARIA,ENTÃO SE NASCEU HOMEM SEJA HOMEM,SE NASCEU MULHER SEJA UMA.PESSOAS TRANS.SE VOCÊ NASCEU HOMEM, FOI POR UMA RAZÃO,QUE NÃO ERA PARA SER MULHER

    • BossGrave:

      Se deus não quisesse transexuais, então por que eles existem?

      Temos 3 hipoteses, deus gosta de transexuais, deus não gosta de transexuais e não pode fazer nada (o que tira o atributo de onipotencia dele), ou o mais simples, deus não existe.

    • Magda Patalógica:

      Eli:

      Cê tá se esquecendo que tudo é obra do Criador, né não?

      Ele cria os homens, as mulheres, as lésbicas, os gays, os trans, os cegos de nascença, os excepcionais, os inteligentes, os retardados e os sabidões lindinhos como você.

      Já pensou se um dia (Deus te livre) tiveres uma filha lésbica (tipo motorista de caminhão) ou um filho gay (tipo travestí)?

      Vai pirar sua nobre cabecinha.
      E como vais ajustar os seus conceitos com o “Criador e Senhor da Vida?”

      Hein? Hein? Hein?

      Cara, nem quero estar na sua pele.

      Se liga aê, my brother.

      Fui.

  • ULISSES:

    Acho que ser homossexual não é uma escolha ou opção pessoal,mas sim,uma predisposição genética e cromossômica.Até ai, é aceitável entender porque uma pessoa é homossexual,agora aceitar que dois homens ou duas mulheres ou um grupo de homossexuais saiam por ai em público se beijando e com aitudes obcenas e tenhamos que aceitar como normal,simplismente porque querem impor nas nossas cabeças que ser gay é poder ter atitudes e agir de maneira indecorosa simplismente porque ser gay,lhes dá o direito de poder agir como quizerem e onde quizerem,mesmo que essas atitudes,venham constranger o público ao redor,pois se essas atitudes não forem aceitas para as demais pessoas,é crime de homofobia.Para quem conhece a Bíblia, sabe que o homossexualismo é condenável aos olhos de Deus e estamos vivendo novamente, em uma verdadeira Sodoma e Gomorra.

  • Cesar Crash:

    É preciso haver respeito, isso é óbvio. Mas fato é que, biologocamente, um homem que faz a cirurgia de mudança de sexo não passa a ser mulher. Não pode engravidar, não tem útero, ovários e não deixa de ser XY

  • FEIO:

    Transexesualidae,é a condição considerada pela OMS como um tipo de transtorno de identidade de gênero,refere-se a condição do indivíduo que possui uma identidade diferente ao designado no nascimento, tendo o desejo de viver e ser aceito como sendo do sexo oposto.Usualmente os homens ou as mulheres transexuais apresentam uma sensação de desconforto ou impropriedade de seu próprio sexo anatômico…

    • CAIPIRÃO:

      Ô feio,comentário sabichão o seu,gostei;Vai o meu:Cocerinha no fiófó,safadesa,boilagem…a OMS acha o mesmo,só que com palavras bonitas.

  • DANIEL:

    Já se sabe que pessoas homossexuais tem uma estrutura cerebral diferente dos héteros, entretanto os transexuais é uma parcela minuscula entre eles, a maioria são egositônicos.
    oque obviamente sugere que os transexuais sofrem de problemas psicológicos, porque tecnicamente falando é uma agressão a natureza, e quando eu digo natureza não é eufemismo pra *DEUS*.
    .
    Deus é uma criação do ser humano, pessoas contam histórias pra lidarem com o medo, pra nos dar controle de coisas que nos assuntam.
    medo da morte? reencarnação.
    medo do mal? um Deus que manda quem é ruim por inferno.
    enfin..
    Ser hostilizando por querer ser feliz? que droga de humanidade é essa?

  • EltonPaes:

    “O que alimenta o preconceito contra transexuais?”
    Seus cromossomos não condizendo com a verdade…

Comentários fechados

Os comentários deste post foram encerrados.