Ícone do site HypeScience

O que fazer com o seu mau hálito

Todos já sofremos com mau hálito pelo menos uma vez na vida (possivelmente muitas mais).

O que provoca esse incômodo?

Segundo o Dr. Anthony Youn, mau hálito pode derivar de muitas fontes. Certos alimentos, como alho, podem ser absorvidos em sua corrente sanguínea, viajar para os seus pulmões e reaparecer como mau hálito. Outros contribuintes para halitose incluem má higiene dental, boca seca, produtos do tabaco e certos remédios e condições médicas.

Porém, muitas pessoas não têm qualquer um desses contribuintes, e ainda assim têm constante mau hálito.

Segundo a Associação Brasileira de Halitose (ABHA), no Brasil, pesquisas realizadas revelam que aproximadamente 30% da população sofre com este problema. São cerca de 50 milhões de pessoas emanando um cheiro ruim da boca, não importa se escovam os dentes toda hora, passam fio dental todos os dias, fazem bochecho com antisséptico bucal desesperadamente ou chupam balas de menta frequentemente.

Mau hálito crônico pode afetar profundamente a autoestima de uma pessoa e sua vida cotidiana, até o ponto em que ela pode se isolar por medo de constrangimento.

Se você crê que tem esse problema, é muito provável que o seu mau hálito seja causado por bactérias que vivem na parte de trás da sua língua, sugere o Dr. Youn.

Elas criam um gás de odor fétido (chamado de compostos sulfurados voláteis) que lembra o cheiro de ovos podres. Infelizmente, essas bactérias normalmente vivem tão no fundo da língua que escová-la com uma escova de dentes normal não acaba com elas.

No entanto, há uma solução que parece funcionar para muitos sofredores de mau hálito. São quatro passos simples:

Sair da versão mobile