Podemos dizer muito sobre o desejo sexual de uma pessoa pela forma de seu rosto, sugere estudo

De acordo com um novo estudo publicado na revista Archives of Sexual Behaviour, pessoas com maior “proporção de largura para a altura facial” (PLAF) possuem maior desejo sexual.

Os homens, mas não as mulheres, com uma PLAF alta também eram mais propensos a trair e a curtir sexo casual.

Um rosto como o de Brad Pitt possui uma PLAF alta, em oposição a um rosto com uma menor PLAF, como o de Benedict Cumberbatch, por exemplo.

Método

Os pesquisadores, liderados por Steven Arnocky, professor da Universidade de Nipissing (Canadá), queriam descobrir se e como a forma do rosto afetava os desejos sexuais de uma pessoa.

Para isso, eles examinaram os resultados de dois estudos separados.

No primeiro, 145 estudantes heterossexuais em um relacionamento sério foram convidados a completar uma pesquisa sobre seu comportamento interpessoal e desejo sexual, com perguntas como “Com que frequência você experimenta desejo sexual?” e “Com que frequência você tem orgasmos em um mês?”. Fotos dos rostos dos participantes foram utilizadas para calcular a PLAF.

Os cientistas expandiram essas descobertas em um segundo estudo maior, envolvendo 314 alunos. Desta vez, eles responderam questões sobre sua orientação sexual, sua fidelidade a um parceiro de longo prazo e seu desejo sexual. Também falaram como se sentiam em relação ao sexo casual (de desconfortáveis a relaxados com a ideia). Mais uma vez, fotografias foram tiradas para determinar a PLAF.

Resultados

Em ambos os experimentos, homens e mulheres com maior PLAF tenderam a ter maior desejo sexual.

O segundo estudo descobriu que os homens, mas não as mulheres, com maior PLAF eram mais propensos a curtir ou sentir-se confortável sobre o sexo casual, bem como eram mais propensos a considerar uma traição. No geral, os homens indicaram uma maior preferência em relação ao sexo casual e à infidelidade do que as mulheres.

Esses resultados se relacionam com pesquisas anteriores que descobriram que homens com maxilar quadrado (ou seja, com maior PLAF) possuem níveis mais altos de agressão e dominância social. Geralmente, eles são considerados uma opção mais atraente para relacionamentos de curto prazo do que homens com um rosto mais alongado, mas nem sempre são as melhores escolhas para uma relação de longo prazo.

Isso provavelmente se resume aos níveis de testosterona a que os homens são expostos quando adolescentes e no útero. Tais níveis afetam não só a forma do rosto, mas também o comportamento e o desejo sexual.

“Juntos, esses achados sugerem que as características faciais podem transmitir informações importantes sobre motivações sexuais humanas”, concluiu Arnocky. [IFLS]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (6 votos, média: 3,50 de 5)
Curta no Facebook:

Deixe uma resposta