Ícone do site HypeScience

O que te faz feliz? Depende da sua idade

Algumas pessoas se sentem muito felizes com uma ida ao parque de diversões. Outras se sentiriam mais a vontade com um relaxante banho de espuma. Afinal, a concepção de felicidade é muito variável. Um novo estudo sugere um dos fatores que diferencia os conceitos de felicidade pode ter relação com a idade da pessoa.

O estudo indica que há pelo menos dois tipos de felicidade: a associada à paz, e a ligada com a animação. Enquanto a felicidade em pessoas mais jovens é relacionada como a excitação, para os idosos o contentamento é associado apenas a uma existência feliz e tranquila.

Essa diferença é resultado da importância colocada sobre o futuro ou sobre o presente. Os jovens geralmente são mais preocupados com o futuro, e baseiam a felicidade principalmente na empolgação. As pessoas mais velhas, por sua vez, dão mais valor ao presente, e assim o contentamento tende a ser a maior fonte de felicidade para elas.

Uma pesquisa realizada em diversas etapas analisou diferentes grupos de pessoas, sendo elas adolescentes e pessoas na faixa dos 20, 30, 40 e 50 anos. Os participantes indicaram o que sentiam com músicas calmas ou mais agitadas; tiveram que escolher escrever entre o presente ou o futuro; e foram questionados sobre o que iriam fazer se recebessem 150 reais. Os jovens tenderam a dar respostas com base na excitação (por exemplo, comprar um “Nintendo Wii”).

Os resultados do estudo mostraram uma grande mudança nas concepções de felicidade para as pessoas de diversas idades. Entre os mais jovens, cerca de 60% associam a felicidade com os níveis de excitação, enquanto entre os idosos, 80% associam a felicidade aos níveis de contentamento.

Para as crianças, a excitação é um componente ainda maior de felicidade. Elas se sentem felizes, por exemplo, com uma ida ao zoológico ou a um parque de diversões. Por isso, passar o dia todo sentado não é uma experiência nada prazerosa para elas. [LiveScience]

Sair da versão mobile