Ícone do site HypeScience

O que você faz para que não sentem ao seu lado no ônibus?

Quando algum desconhecido senta ao seu lado em um ônibus ou metrô, você se sente desconfortável com a situação ou simplesmente não se importa? Se você se enquadra na primeira opção, não está sozinho: todos os dias, milhares de pessoas evitam sentar ao lado de desconhecidos e desenvolvem várias táticas para evitar que um estranho se sente no banco ao lado.

Nas grandes cidades, o comportamento antissocial de algumas pessoas fica claro no interior do transporte público. Colocar bolsas no banco vago para que ninguém possa se sentar e evitar papos longos durante o trajeto são algumas práticas comuns.

Mas por que isso acontece? Para tentar entender esse fenômeno social das grandes cidades, a pesquisadora Esther Kim, da Universidade Yale, nos Estados Unidos, fez milhares de viagens de ônibus ao longo de três anos.

A partir de observação e conversas com passageiros, Kim descobriu e listou as táticas mais comuns que as pessoas utilizam para evitar que outras sentem ao lado delas:

Kim acha esse comportamento cada vez mais antissocial preocupante. As pessoas parecem buscar viver dentro de uma bolha. “Nos comportamos de várias maneiras para evitar companhia, fingimos estar ocupados, verificamos telefones, vasculhamos bolsas ou fingimos estar dormindo”, disse.

Alguma das estratégias para evitar companhia te soou familiar? Você evita sentar ao lado de outras pessoas no ônibus? Compartilhe suas experiências! [LiveScience/ScienceDaily]

Sair da versão mobile