Ícone do site HypeScience

O segredo para um casamento feliz segundo a ciência

Cada casal tem suas receitas para manter um casamento feliz: confiança, sinceridade, lealdade… Mas cientistas afirmam que a real fórmula para que a união não acabe em divórcio é muito mais complicada do que simplesmente isso.

Anneli Rufus, jornalista e escritora, mergulhou em estudos dedicados ao assunto para compilar uma lista de 15 sinais que demonstram se um casal está caminhando para o divórcio. Os motivos descritos pela jornalista são diversos e vão desde o sexo dos filhos de um casal até a etnia do parceiro, passando por níveis de testosterona e a saúde como um todo.

Um estudo recente sugere que as pessoas que costumavam sorriem ao aparecerem em fotografias quando eram jovens são menos propensos a se divorciar na vida adulta quando comparadas com quem fazia cara feia.

A pesquisa revelou que apenas 10% das pessoas interrogadas que sorriam em fotos na infância passaram por um divórcio em comparação com 31% das pessoas que faziam caretas para a câmera. Psicólogos da Universidade de Radford, no estado de Virgínia, Estados Unidos, desenvolveram uma fórmula para calcular as probabilidades de sucesso conjugal baseada na carreira de um dos cônjuges.

Segundo a tal fórmula, dançarinos e coreógrafos enfrentam uma taxa de 43% de chance de se divorciar em comparação com 19% entre os matemáticos. As chances são de apenas 8% entre os dentistas. Questionada sobre a riqueza das explicações apresentadas por cientistas, a Sra Rufus – que é casada – disse: “Esses números ajudam a pensar sobre o panorama geral e quais são os fatores que têm mesmo a ver com o fim de relacionamentos”.

Respire fundo e confira a lista dos 15 indícios de que seu relacionamento tem boas chances de acabar em separação:

Sair da versão mobile