Ícone do site HypeScience

Óculos de “realidade aumentada” mostra dados de tudo que o usuário vê

Cientistas finlandeses criam novos óculos de alta tecnologia que acompanham o olhar do usuário e exibem informações sobre o que ele está olhando. Esse tipo de mistura entre a realidade e o mundo virtual é chamada de “realidade aumentada”, e alguns aplicativos de smartphones já fornecem uma versão menos perfeita da tecnologia.

O protótipo vem junto com um pequeno computador de mão, e recupera informações de um banco de dados. Os óculos reconhecem as pessoas e alguns objetos que quem os usa vê, e pergunta se a pessoa estaria interessada em obter mais informações sobre eles. Os dados são apresentados no interior das lentes, mas de maneira que parece estar fora do mundo real.

Os pesquisadores querem fazer uma versão futura dos óculos que seja capaz de sincronizar os dados com a internet sem fio para obter informações. Os óculos dão zoom em objetos e pessoas no ambiente do usuário, e usa o software de inteligência artificial para descobrir sua relevância para a pessoa. A experiência seria como realizar uma pesquisa na internet, sem ter que digitar uma consulta.

Assim que a informação é recuperada, é mostrada em pequenos displays transparentes que ficam perto dos olhos do usuário. Texto e imagens parecem pairar acima ou perto dos objetos que o usuário está olhando.

Isso abre as portas para algumas possibilidades interessantes: por exemplo, seria possível conseguir informações sobre alguém que você acabou de conhecer, ou já saber as características nutricionais de um item no supermercado só de olhar para ele.

Os pesquisadores acreditam que as lentes de alta tecnologia estarão disponíveis comercialmente dentro de 5 a 10 anos. [LiveScience]

Sair da versão mobile