Quais destas 8 substâncias cancerígenas do dia a dia você usa?

Por , em 15.06.2011

As autoridades de saúde dos Estados Unidos acrescentaram oito novas substâncias comumente utilizadas no dia a dia a um “relatório sobre substâncias cancerígenas”. O documento compila as substâncias que podem colocar a saúde das pessoas em maior risco ao deixá-las mais suscetíveis ao desenvolvento do câncer.

Dentre essas, o composto químico industrial formaldeído e uma substância botânica conhecida como ácido aristolóquico são listados como “cancerígenos conhecidos para humanos”, enquanto outras seis substâncias, incluindo certas fibras de vidro inalável e estireno, usado em isopor, são listados como substâncias “razoavelmente cancerígenas para o homem”.

O formaldeído, que já havia sido listado no relatório anterior, teve seu status atualizado para “conhecido agente cancerígeno” depois que se descobriu ser a causa de câncer nasal em ratos. Substância química incolor e inflamável, o formaldeído pode ser encontrado em uma ampla gama de produtos de plásticos, fibras sintéticas em produtos para alisamento de cabelo e acabamentos têxteis.

O ácido aristolóquico, por sua vez, é uma substância de ocorrência natural botânica e pode causar câncer do trato urinário e insuficiência renal permanente, segundo o relatório. É utilizado na medicina tradicional chinesa e em alguns medicamentos fitoterápicos para perda de peso.

Ainda de acordo com o relatório, a exposição ao captafol, ao carboneto de tungstênio-cobalto (em pó ou em metal), certas fibras de vidro inalável, nitrotolueno, riddelliine e estireno apresenta um “aumento significativo nas chances de desenvolver câncer”. [CNN]

CONTINUA EM “OMS DIZ QUE CELULARES PODEM CAUSAR CÂNCER”

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (3 votos, média: 2,33 de 5)

16 comentários

  • fran tivol:

    Caramba! Parece que tudo dá cancer !!!!!!

  • MichaelMickey Moreira:

    Políticos de olho, please!

  • Mario:

    nem uma e acho que vc também.

  • Luiz Carlos:

    Gostei muito das informações sobre produtos que podem causar mal a saúde.
    Então devemos solicitar a nossos governantes que façam leis
    que impessam os empresário de produzirem esses produtos.
    Eles dever através de pesquisa desenvolverem produtos que não
    façam mal à saúde da população e não somente pensar em enri-
    quecer.

    • Ezio José:

      Acontece que nada disto fazia mal antes. Por algum motivo passa-se então a ser condenado. Por algum motivo que creio que seja a propina que não rendeu para os insatisfeito, que parecem os pareceres negativos.
      Tudo que vier substituir o que é condenado será condenado amanhã.

    • Dahlia Ferreira:

      Caro Luiz Carlos, concordo com sua opinião, mas o governo é um dos maiores interessados em manter isso intocável devido a indústria farmacêutica. Caso contrário eles começariam na regulamentação e proibição dos agrotóxicos, pois o Brasil é o pais que mais consome agrotóxicos e inclusive aqueles que são proibidos na Europa.

  • Roberto:

    O que mais me preocupa é o telefone móvel ou Celular, usado excessivamente por crianças e jovens.

  • Jéssica:

    quanta ignorância junta nos comentários
    é lamentável

  • jose51:

    Formol, além de ser conservante muito utilizado em laboratórios de biologia, em criação de bicho da seda e em desinfetantes domesticos (1%), muito preocupante esta noticia.

    • gargwlas:

      em embalagens… artigos cosmeticos.. etc

  • Ze da Feira:

    Cientistas da organização mundial de saude advertem: viver pode trazer sérios problemas de saúde. Viver é tão tóxico que vai levar o usuario indúbitavelmente a morte.

    • Ezio José:

      O mais sábio pensamento que lí até hoje.
      Parabéns!…

  • tiago:

    so mais uma coisa, vc nao ingere formol, mas consome produtos que estao em embalagens que contem formol, e esses nao ficam no plastico pra sempre.

  • Raton:

    Qualquer dia os cientista dirão que viver causa cancer; então morra e não terás mais doença.

    • tiago:

      olha, devido a ignorancia de alguns alienados que nao tem ideia do tipo de substancia que ingere e da a seus filhos,que a industria alimenticia nao se preocupa em testar os reais effeitos de compostos. como o caso do aspartame, muito utilizado em adoçantes, que e um cosposto quimico toxico e cumulativo, mas se alguns cientistas que estudam sobre isso, preocupados com o desenvolvimento e a quallidade de vida da humanidade, se estes nao se pr3eocupam, pois entao esperar o que? que sofram de cancer no figado, ja que este tem crescente aumento.

  • Carlos Machado:

    legal, e eu achando que era algum alimento, ou cosmeticos que usamos diariamente…

Deixe seu comentário!