Ícone do site HypeScience

Onda de violência no Reino Unido: dois jovens são presos por incitarem a desordem no Facebook

No Reino Unido, dois adolescentes foram presos por terem postado mensagens no Facebook supostamente incitando os outros a cometerem atos de desordem.

Um garoto de 16 anos foi detido durante uma operação na zona sul de Glasgow, Escócia, às 12:40 horas na segunda-feira. Ele foi acusado de violação da paz e deve ir a tribunal na quarta-feira. Um homem de 18 anos também deve ser julgado por acusações semelhantes.

A polícia disse que vai seguir uma linha de inquérito para identificar outras pessoas que podem estar incitando outros a causar desordem pública.

As prisões vêm depois dos tumultos e saques que ocorreram em Londres no fim de semana, e se espalharam para outras cidades inglesas.

A onda de violência começou em Tottenham, no norte de Londres, quando uma pequena manifestação pacífica, um protesto pela morte de um jovem, Mark Duggan, causada por disparos da polícia, se tornou vários graves distúrbios, que se propagaram a outros bairros.

A terceira noite de distúrbios viu disseminar a violência de Londres a Birmingham, Manchester, Liverpool, Bristol e Nottingham.

Na Inglaterra, desde o começo dos distúrbios, no último sábado, a polícia praticou 768 detenções relacionadas com atos violentos, desordem e saques, e foram apresentadas acusações contra 167 indivíduos.

Fora as acusações, a polícia escocesa também afirma monitorar os sites de redes sociais de perto, e disse que vai tomar “medidas decisivas” para prevenir a violência. Eles também disseram estarem preparados para ajudar a polícia inglesa.[BBC]

Sair da versão mobile