Opostos não se atraem: as pessoas escolhem parceiros parecidos com elas

Por , em 29.08.2010

Cônjuges não se tornam mais parecidos em sua personalidade de acordo com o progresso do casamento. Pelo contrário, talvez os parceiros sejam bem parecidos em caráter porque já se conheceram dessa forma, sugere um novo estudo.

Segundo os pesquisadores, as pessoas tendem a escolher os seus parceiros com base em traços de personalidade comuns.

Hoje, os investigadores sabem que os casais são mais semelhantes entre si do que as outras pessoas, mas ainda há um debate sobre a forma como isso acontece. Isso poderia refletir a influência que os parceiros têm entre si ao longo do tempo, ou a semelhança poderia ser o que os atraiu em primeiro lugar.

O trabalho analisou os dados de 1.296 casais. Os participantes tinham sido casados desde dois anos a dezenove anos. Eles responderam a 198 questões para avaliar a sua personalidade e comportamento, inclusive se eles eram ambiciosos, sociáveis, facilmente perturbados, fisicamente violentos ou pessoas que gostam de planejar com antecedência.

Não houve associação entre a duração do relacionamento e a semelhança das personalidades dos casais. A conclusão: a semelhança entre os casais é melhor explicada pela seleção de parceiros parecidos do que pela convergência gradual da personalidade.

A única exceção a esse padrão foi a agressão. Segundo os pesquisadores, faz sentido. Se uma pessoa é violenta, a outra pessoa pode responder de forma semelhante e, assim, tornar-se mais agressiva com o tempo.

A pesquisa pode ter implicações para futuros casais, bem como seus descendentes. Segundo os investigadores, casar com alguém que é semelhante a você pode aumentar a probabilidade de que você passe essas características aos seus filhos. [LiveScience]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (3 votos, média: 5,00 de 5)

3 comentários

  • kleidiany:

    Penso que a aparecia é de menos, mas o que conta mesmo em uma relação é o caráter, a cumplicidade entre o casal e o desejo de bem querer mútuo.

  • Marcos:

    Olá a todos !
    Sempre tive a opinião de que os semelhantes, e não os opostos, se atraem.
    A afinidade é que faz as coisas progredirem, seja na amizade, seja nos relacionamentos amorosos, enfim, em tudo.
    As pessoas procuram as mais parecidas com elas – em comportamento, gostos, atitudes e ações – para exatamente terem esta afinidade e assim, terem maiores chances de ter um parceiro por mais tempo …
    Abraços

  • André:

    Psicologicamente, culturalmente, etc etc.. parecidos pode ser, mas fisicamente não. A não ser que você esteja falando de casais gays. Esses de fato podem procurar o fisicamente semelhante. Para heterossexuais, é só ver a quantidade de negão com loira, cara altão com mulher baixinha, e por ai vai…

Deixe seu comentário!