Os 10 lanches mais esquisitos do mundo

Por , em 18.07.2010

Se alguém te disser que as pessoas comem as coisas que você verá a seguir, talvez você não acredite. Mas a verdade é que a população ao redor do mundo vai muito além do nosso arroz e feijão. Esta lista pode ser uma espécie de guia de viagens para você: se visitar algum destes lugares, não deixe de experimentar as iguarias apresentadas aqui.

10 – Hakarl: tubarão fermentado

Eis aqui duas coisas das quais pouco ouvimos falar: tubarão-elefante e Islândia. A população da gelada ilha no atlântico norte tem um gosto todo especial pelo seguinte lanche: captura-se um tubarão-elefante (o segundo maior peixe do mundo, atrás apenas do tubarão-baleia), corta-se em pedacinhos bem pequenos, deixa-se fermentar em um processo todo especial e é posto para secar por 5 meses! Ao final dessa cirurgia, surgem duas “espécies” de lanche. Uma é o Glerhákarl (“tubarão-vidro”), que são cubinhos vermelhos tirados do ventre do tubarão, e são de mascar! A outra é o Skyrhákarl (“tubarão de leite”), com carne branca emacia, tirada do resto do corpo do pobre tubarão.

9 – Balut: ovo fertilizado de pato

Se você era aluno aplicado em Biologia, talvez se lembre de como funciona o sistema reprodutivo das aves: na fase da fertilização, o embrião fica em seu “semi-ovo”, alimentando-se do vitelo. Pois é essa fase embrionária do pato que alguns habitantes das Filipinas elegeram para comer. Isso mesmo, o prato é o ovo ainda não formado, mole, transparente e pegajoso, retirado dos patos. É possível ver o embrião lá dentro, que é coberto de sal, pimenta, e comido cru mesmo. Uma delícia do sudeste asiático.

8 – Kanniko: caranguejo “caramelizado”

O Japão é um verdadeiro campeão na arte de dar asas às mais esquisitas fantasias culinárias. O kanniko é um bom exemplo disso: trata-se de um pacotão cheio de filhotes de caranguejos embebidos em uma resina especial, que endurece e “enverniza” o bicho. De alguma maneira misteriosa, eles conseguem deixar o lanche doce, adicionando apenas sal e outros condimentos na preparação. O gosto desse crime contra a natureza é algo como um peixe doce, e picante. Um repórter que experimentou a iguaria recomenda que não se compre um desses pacotes sem ter um bom estoque de cerveja gelada, porque é picante mesmo.

7 – Casu Marzu: queijo de larva de mosca

Imagine a cena na sua mente: um queijo, em processo de fermentação, é “visitado” por dezenas de moscas da espécie Piophila casei. Elas deixam seus ovos à vontade na superfície convidativa e vão embora. Os ovos eclodem, as larvas da mosca crescem e começam a se espalhar pelo queijo. Nessa “ocupação” da área, vão deixando o queijo com uma textura mole e cremosa, um cheiro nauseabundo e um encantador gosto de podridão. Mesmo assim, é muito apreciado na Itália, a terra das deliciosas pizzas e macarronadas. Geralmente, é servido em casamentos e outras festas familiares. Você encara uma dessas?

6 – Escamoles: ovos de formiga

Se você achou extravagante o modo como os italianos conseguem usar moscas para fazer uma receita, veja esse prato do México. Eles criam colônias de formigas-marrons com a seguinte finalidade: durante a desova, acompanham atentamente o desenvolvimento embrionário. Logo antes da larva se transformar em formiga (para que se consiga o maior tamanho possível), um sujeito põe a mão no local onde os ovos são deixados, e começa a coletá-los, devidamente protegido de picadas. Dizem que o gosto se parece com o do milho, e cada larva tem o tamanho aproximado de um grão. Os escamoles são servidos crus mesmo, geralmente com tacos.

5 – Yu Wan: Bolinho de lula

Se você já participou de algum festival japonês, promovido aqui no Brasil, talvez tenha experimentado o Takoyaki, um bolinho frito de polvo, servido em pequenas porções com um molho especial. Pois bem, os “parentes” do polvo (a lula) são apreciados pelos “parentes” dos japoneses (os chineses). O bolinho de lula na China é servido frito, espetado em um palito. Crocante por fora e macio por dentro, é muito apreciado na China e no sudeste asiático.

4 – Kop Yush: peixe seco e salgado

Como se não bastassem as extravagâncias que inventam para eles mesmos comerem, os chineses também produzem alimentos exóticos apenas para exportação. Nesse caso, são as crianças da Rússia, e não da China, que apreciam um pacotinho de peixe ressecado e salgado. É vendido mesmo como um salgadinho, algo equivalente, em termos de consumo, à nossa batata chips.

3 – Espetinho de insetos

Na China, existe um ditado que sabiamente enuncia: “se tem quatro pernas e não é mesa, só pode ser comida”! Eles não deixam nem os grilos escaparem à regra, e quem anda pelas ruas de Pequim ou de Bangkok (Tailândia) pode facilmente encontrar barraquinhas vendendo grilos fritos espetados no palito. E estamos falando apenas de um lanchinho rápido, porque nas refeições os chineses são capazes de ir muito além: eles comem ratos, escorpiões, pardais… nem as cobras, que sequer têm quatro pernas, estão livres do rol da culinária chinesa.

2 – Chocolate de alho

Se você pensou que os japoneses não iriam mais dar o ar da graça nesta lista, enganou-se. Takko Shouji é um fabricante que exalta as qualidades de seu produto: eleva os níveis de energia durante o dia e, em pouco tempo, regula metabolismos digestivos com problema. De que se trata? É o chocolate de alho. Exatamente: colhem um tipo de alho escuro, fermentam e moem o produto em acondicionam em formato de flor (olha aí uma boa pedida para o dia dos namorados). Depois, cobre-se o alho com chocolate e pó de cacau, para dar um gostinho doce.

1 – Torresmo

Depois de apresentar nove comidas exóticas, mostramos algo com que você pode se identificar. Enfim, é uma extravagância nossa (embora não apenas nossa): pele de porco frita. O nosso torresmo é considerado exótico pelas pessoas de fora. Mas há muitos outros lugares do mundo onde se consome pele de porco, com diferentes meios de preparação. Tão alta quanto a popularidade do prato ao redor do mundo, contudo, são os níveis de colesterol que o torresmo eleva. Nada que desencoraje os apreciadores da iguaria. [Oddee]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (2 votos, média: 4,00 de 5)

50 comentários

  • Marcia Sanae Nakajima:

    Bolinho de lula e polvo nem é estranho… agora, explica pros estrangeiros que comemos palmito, ou seja, caule de palmeira.

    • Marcelo Ribeiro:

      Porque é de-li-ci-o-so.

  • kachumá:

    Meu lanche e melhor do mundo

  • daniel:

    eu esprementaria espeto de barata

  • m9000:

    ECA ECA ECA ECA ECA ECA ECA ECA ECA,que nojento !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • lucas:

    eu experimentaria:
    – Kanniko: caranguejo “caramelizado”
    – Yu Wan: Bolinho de lula
    – Kop Yush: peixe seco e salgado
    – Chocolate de alho
    – Torresmo
    tudo isso nun parece tan istranho assim, mas quejo de larvas de mosca, akele ovo de pato, taco de larva de formiga, e outros, claro q não!
    ali o tubarão frito nun é esposto a tanta crueldade, mas em alguns lugares do mundo, eles pescam o tubarão, cortam as nadadeiras e jogam de volta (como se não bastasse, eles não usam a anestesia) NUNCA PESSA TUBARÃO, POIS SAIBA QUE ESSE TIPO DE CAÇA Q EU FALEI É ILEGAL!

    • Thadeu Paula:

      Tubarão é cação! Não conhece aquele ditado? “Cação é quando você come ele, tubarão é quando ele come você”.

      Claro… existem algumas espécies protegidas.

  • Werex:

    o bolinho de lula, o peixe seco salgado e os torresmos não são nojentos.

    • Jullyan Fernandes:

      sao gostosos

  • Roberto:

    ja pensaram em alguns paises da africa onde a fome prevalesse
    onde se fazem bolacha de terra misturada com agua para enganar
    a fome

  • shanaia:

    gente como que pode colocarem churrasquinho de inseto num site que quase nimguem abre porque que eles nao colocam na frente do hotmail pra todo mundo vê

  • Elizabeth:

    Não vejo nada de esquisito no bolinho de lula, a não ser que vocês estejam se referindo ao nosso presidente…

  • ELYANNE:

    Tubarão é um peixe
    Baleia é um mamífero
    TUBARÃO-BALEIA É UMA ESPÉCIE DE PEIXE(E NÃO MAMÍFERO)da família dos Rhincodontidae ou Rhincodon typus(nome científico),assim como o macaco-prego que é um primata e não um instrumento de furação que auxilia na união de objetos!!!!!

  • SAMARA:

    eu nunca houvi falar que pato bota ovo; eu pensei que quem botava era a pata!

  • Jonas:

    Depois de tudo isso eles ainda têm a coragem de repudiar o nosso delicioso torresminho???

  • Farofa:

    feijoada é tenso também… mas é uma delicia
    e em relação as cobras, todas, sem excessão a nenhuma… são comestiveis… é só você cortar uns 10 cm antes da cabeça para que não tenha perigo…. Dizem que o gosto é parecido com frango

    Uma vez eu comi carne de capivara… é bem forte e bem escura a carne, mas é bom…

    Tem tem gente que come ovas de peixe (Caviar), lesma (escargot), e pagam uma fortuna para isso…

    sou mais uma boa e velha feijoada (mas sem pé, focinho, rabo de porco) só com linguiça, paio, bacom, carne seca, emfim

    • Thadeu Paula:

      Fala sério… feijoada é uma das coisas mais estranhas de se comer… aquele monte de coisa boiando, muitas vezes não identificáveis, ora seco ora pastoso… e dependendo de onde for, com uns pelos, orelha e lingua boiando… eca

  • Patrícia:

    E a brasileiríssima içá ou tanajura, como puderam esquecer?

  • Claudio Gastronomico:

    Fato frito(tripa de frango frita e temperada-quase um Elma Chips), feijoada, joelho de porco, ximxim de galinha, buxada de bode,bolinho de cérebro de macaco, macaco assade e com um bacuri(fruta) na boca, jacaré, sopa de piranha, rã e muito mais.Isso sem precisar sair do Brasil. Esquisitos o quê?

  • JAMES COLEMAM ALVES:

    Assim como banana-maçã não é uma maçã, o tubarão-baleia NÃO é um mamífero! É um peixe mesmo. Difere dos outros por possuir esqueleto cartilaginoso. Se vocês repararem comparativamente no perfil alimentar de alguns países, perceberão que, de modo geral, está mais relacionado à NECESSIDADE que qualquer outro “pseudomotivo” que vos queiram fazer acreditar. Cultura? É uma construção histórica e está, ela também, sujeita às, entre outros fatores, necessidades da população. No Brasil, país privilegiado neste aspecto devido ao seu perfil climático, temos uma vasta variedade de alimentos que nos são comuns, daí, essas “iguarias exóticas” não figurarem muito por aqui. Em alguns estados do nordeste, o que é incomum, se come abdomem de tanajura (formiga), o alimento, na minha opinião, mais “exótico” do Brasil. Por fim, reparem que justamente de onde você tem notícias da maior variedade de “iguarias exóticas” é da China, país com a MAIOR POPULAÇÃO do planeta! Comemos o que gostamos enquanto está disponível, depois disso, comemos o que é necessário!

  • JAMES COLEMAM ALVES:

    Assim como banana-maçã não é uma maçã, o tubarão-baleia NÃO é um mamífero! É um peixe mesmo. Difere dos outros por possuir esqueleto cartilaginoso. Se vocês repararem comparativamente no perfil alimentar de alguns países, perceberão que, de modo geral, está mais relacionado à NECESSIDADE que qualquer outro “pseudomotivo” que vos queiram fazer acreditar. Cultura? É uma construção histórica e está, ela também, sujeita às, entre outros fatores, necessidades da população. No Brasil,país privilegiado neste aspecto devido ao seu perfil climático, temos uma vasta variedade de alimentos que nos são comuns, daí, essas “iguarias exóticas” não figurarem muito por aqui. Em alguns estados do nordeste, por exemplo, se come abdomem de tanajura (formiga), o alimento, na minha opinião, mais “exótico” do Brasil. Por fim, reparem que justamente de onde você tem notícias da maior variedade de “iguarias exóticas” é da China, país com a MAIOR POPULAÇÃO do planeta. Comemos o que gostamos enquanto tem, depois disso, comemos o que é necessário!

  • Antonio Tacito de Souza e Silva:

    Respeitando a preferência dos outros…gosto não se discute,
    porém prefiro nossos costumes culinários, que aliás, não
    temos no Brasil muitas diversidades que chamem a atenção, nem
    mesmo coisas repugnantes

  • André Loyola:

    A Baleia não é um peixe, max. É um mamífero, como eu e você.

  • CristianoR:

    …esse lance de nojo é cultural, se você mata um animal para comer, às vistas de outros povos isso pode parecer “nojento” e cruel, quem sente esse “nojo” deveria pensar nisso também…

  • Marcelo:

    Morei 1 ano na China, não dexei QUASE nada passar! haha

    Escorpião, bicho-da-seda, cachorro, pé-de-galinha a vácuo pra comer no cinema, cabeça de coelho, intestino de porco (apesar de ter aqui também, lá você sente claramente que é alguma parte bem perto do orifício de saída). Mas na hora do cérebro de macaco crú… acabou o homem…

  • Genivaldo:

    Longe de mim estes pratos!

  • Renato Rodrigues:

    Independente de ser peixe ou mamífero, essa carne aí fica nesse processo de maturação porque tem muitas toxinas e os 5 meses são pra que a carne apodreça, pra deteriorar as toxinas, o problema é que ficam podre de verdade, com cheiro de amônia e tudo mais…quem quiser, pode conferir no youtube (aqui um dos diversos vídeos q mostram o povo comendo isso http://www.youtube.com/watch?v=tbUAtpSRhKY&feature=related )
    Enfim…tem gosto pra tudo…-_-

  • squish:

    primeiro, nao era essa a receita do ballut q eu vi…era cozido e nao cru e era um ovo fecundado e nao mole e arrancado do pato antes de ser posto…

    segundo, olha o racismo desse povo dizendo que todo asiatico é nojento!

  • vanilda:

    isso depende da cultura e disponibilidade de cada lugar.para eles estes pratos sao comuns.

  • pedro:

    max de souza pereira a baleia não é um peixe

  • joao:

    já comi o peixe seco e salgado, comprei numa loja russa em Portugal.
    Mas não aconselho a ninguém a comer isso, porque tem gosto de sardinha cru com sal.

  • Jefferson.JeATS:

    Esses alimentos conseguem me tirar a fome sem precisar comelos.
    Já comi cérebro e rim de boi.

  • Matreiro:

    Será que ROLLMOPS mereceria entrar nessa lista?
    É de origem alemã, mas muito apreciado por aqui.

  • Cesar:

    Assisti esta semana o filme “Sobrevivendo com Lobos”.

    De qualquer forma, sou chegado em uma pele de frango frita (o equivalente galináceo do torresminho).

  • Gabriel:

    Max de souza pereira. A baleia não é peixe e sim mamifero, logo, o que está escrito é correto. Comprendez?

  • RAIMUNDO:

    os caras são doido meu tubarão elefante mosca,formiga so louco meu

  • BRUNA:

    EM POVÃO PORCO E NOGENTO ESSES ASIATICOS NOSSA NINGUEM MEREÇE GENTE FALA A SERIO VAMOS CONBINAR É MUITA NOGEIRA.

  • kmylla:

    interessante, mas não tenho coragem de comer, acho que só comeria o bolinho de lula por engano, bjs!!²

  • JOMARA:

    TORRESMO?VAI GENTE TODO MUNDO AI JA COMEU TORRESMO FALA SÉRIO….VAMOS PARAR DE COMER COUVE E ARROTAR PIRU .BJS

  • Ariadni Speciale:

    O Andrew Zimmenr do Comidas Exóticas mostrou como fazer esse lanchinho de tubarão fermentado. As carnes ficam penduradas em um barrcão no meio do gelo e vão lentamente azedando. Ele comeu e disse que é a coisa mais horrível que já provou. Disse aqinda que tem cheiro de urina.

  • Rosângela:

    Ok!pesquisa – O tubarão-elefante, tubarão-frade ou tubarão-peregrino (Cetorhinus maximus) é um tubarão lamniforme, único representante da família Cetorhinidae e género Cetorhinus. É o segundo maior PEIXE existente no mundo, depois do tubarão-baleia.
    As baleias são os maiores MAMÍFEROS que vivem no planeta Terra.
    Quanto aos lanchinhos, tem gosto para tudo.Para meu paladar…. Não, muito obrigada!

  • Lucas:

    O TUBARÃO BALEIA É UM PEIXE … antes de criticarem, por favor, procurem se informar.

    maior mamífero = baleia azul
    maior peixe = tubarão baleia

    porra … qualquer navegador de internet tem a droga do “buscador” do google … antes de falar asneiras, pesquisem

  • Atilada!:

    O mais normalzinho é o bolinho de lula. Acho que já vi isso no nosso litoral, mas não era vendido em espetinho.

  • Yoshi:

    Tubarão Baleia é um peixe.

  • alessandra:

    SELVAGENS E CANIBAIS.

  • alessandra:

    ESSA GENTE SÓ COME M.SÃO UNS SELVAGENS.

  • alessandra:

    OS ASIATICOS SÓ COMEM M ATRAS DE M,NOSSA É MUITA M JUNTA.DEVE SER POR ISSO QUE DURAM MAIS ANOS.PARA MIM NAO PASSAM DE HUMANOS SELVAGENS.METEM NOJO.

  • Baleia:

    A baleia é um mamifero…

  • kitty:

    A baleia é um mamífero logo não é um peixe!!

  • max de souza pereira:

    A informação e que o tubarão baleia é o maior peixe vivo dos oceanos é correta ? Não seria a baleia ?

Deixe seu comentário!