Muitas regiões do planeta, principalmente as áreas urbanas, são frequentemente assoladas por enchentes. As mudanças climáticas têm colaborado para um aumento desses índices, devido à notável elevação da média mensal de chuvas em várias áreas.
Logo depois de uma tragédia, em geral, as autoridades calculam o total do prejuízo a partir de danos em construções e outros recursos materiais da cidade. Mas nessa conta não entra o custo público em saúde, que pode ser verificado a partir de várias consequências do desastre. Confira cinco danos “humanos” que as enchentes proporcionam:
Em regiões nas cidades atingidas por enxurradas, é comum que os motoristas tentem dirigir em meio à água até conseguir escapar para um lugar seguro, às vezes contra a correnteza. Em 2010, 44% das mortes em enchentes nos EUA aconteceram dentro de carros.
A maioria das pessoas pode pensar que o problema de contaminação em enchentes só acontece em países pobres, sem saneamento, em que doenças como a leptospirose são facilmente disseminadas.
Mas é um engano: existem mais de cem vírus, bactérias e parasitas que são agentes causadores de doenças nestas situações. Esgoto, derivados de petróleo, pesticidas, herbicidas e excrementos animais estão entre os principais perigos encontrados nestas águas.
Muitas residências são invadidas pelas águas, em alguns casos a níveis superiores de um metro de altura. Depois da enxurrada, as casas precisam secar lentamente por dentro, e é muito comum que as paredes juntem mofo e bolor. Sem tratamento, os fungos tomam conta dos aposentos e representam um grave risco à saúde dos moradores, especialmente a pessoas com reações alérgicas mais aguçadas.
Esse perigo é especialmente alto em áreas litorâneas. Não é nada fácil limpar e purificar uma piscina pública, um lago para banhistas ou até mesmo uma praia depois que suas águas entram em contato com um leque tão amplo de imundícies.
Dependendo da estrutura sanitária da cidade, da capacidade de vazão líquida das ruas e do local onde estão as casas, os habitantes correm um risco seriíssimo. Algumas vezes, a pressão do volume de esgoto por baixo da terra empurra os dejetos de volta à superfície, e o líquido pode voltar pelo encanamento até chegar novamente às residências. Você pode imaginar quão desagradável isso é. [Live Science]