Os solos do planeta estão sob ameaça

Por , em 13.06.2011

Não são apenas as geleiras e as florestas tropicais que estão em perigo em nosso planeta. Além do fantasma do aquecimento global e dos desmatamentos fora de controle, os solos da Terra estão sob maior ameaça do que nunca.

Segundo cientistas, em algumas partes do mundo as perdas por erosão ultrapassam a taxa natural de formação do solo. A intensidade da atividade humana está afetando a capacidade do solo de produzir alimentos, armazenar o carbono da atmosfera, filtrar a contaminação do abastecimento de água e manter a biodiversidade.

Devido à crescente demanda por alimentos, a intensificação da agricultura por si só vai colocar uma enorme pressão sobre os solos ao longo das próximas décadas – e as alterações climáticas aumentam ainda mais o desafio.

Os solos são o cerne da “zona crítica” da Terra: a camada que dá suporte à vida de grande parte da humanidade e vai do topo da copa das árvores ao fundo dos aquíferos.

Steve Banwart, professor do Instituto Kroto de Pesquisa da Universidade de Sheffeld, lidera um novo programa de pesquisa internacional, denominado Observatórios de Zonas Críticas, que busca ajuda para enfrentar o desafio de manter a qualidade de nossos solos.

Existem agora mais de 30 observatórios em muitos países diferentes e eles estão começando a trabalhar juntos. Um dos objetivos desse esforço internacional é desenvolver modelos matemáticos para prever como o solo e as funções que ele desempenha vão ser afetados com a intensificação das atividades humanas. A ideia é também desenvolver solução para aumentar a produtividade de plantações, por exemplo, sem comprometer as outras funções do solo.[ScienceDaily]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

7 comentários

  • adelimar:

    o pais que tem florestas ,deve cobrar do mundo uma taxa de inposto para preservar ,contratar uma enpresa realmente eficiente , com equipamentos de mega tecnologias ,tipo satelites , helicopiteros ,um presidio especial ,para crimes anbientais , se a floresta for muito grande e so dividi_la por setores ,tudo para preservaçao e bem vindo ,oque nao pode e ano , apos ano sabermos que perdemos dez ,vinte ,trinta canpos de futebol de florestas , para fazendeiros ,e para serralherias .

  • josuel:

    Após o pecado de Adão e Eva a terra foi amaldiçoada. Depois foi amaldiçoada por causa do pecado de Caim. Essas maldições não foram retiradas e as gerações posteriores só tem acrescentado maldições a maldições ,por causa de seus muitos pecados sendo,em minha concepção, os principais o egoísmo e a cobiça. portanto não podemos esperar que os solos enriqueçam…mas cada um pode fazer sua parte para retardar o empobrecimento!

  • jorge da s e:

    “diz um próverbio antigo, TERRA, DARÁS TUDO,COMERÁS TUDO.”

  • ALX:

    PRA MIM ISSO NÃO É NOVIDADE NENHUMA… COM TANTAS AMBIÇÕES DO HOMEM EM FICAR RICO E TIRANDO O QUE A TERRA PRODUZIU E SE PRODUZIU ALGUM VALOR PRA ESTABILIDADE DELA TEM,VAMOS DIZER QUE POR EXEMPLO O PETROLEO É COMO UM LUMBRIFICANTE DA TERRA E ESSE ESTA NO FIM, SEM CITAR OS MINERAIS,ARVORES E ETC.

    PIOR CEGO É AQUELE QUE NÃO QUER ENXERGAR ISSO!

  • Fernando de Azevedo Fernandes:

    A MINHA PREOCUPAÇÃO SOBRE A CONTAMINAÇÃO DAS ÁGUAS CHEGOU AO FIM .
    NÃO TENHO MAIS A PREOCUPAÇÃO DE COMO IREI FAZER AS MINHAS ALIMENTAÇÕES, E QUAL TIPO DE ÁGUA IREI BEBER, POIS JÁ FAÇO USO DE UM ELEMENTO FILTRANTE QUE ELIMINA TODAS AS CONTAMINAÇÕES FÍSICAS, QUÍMICAS E BACTERIOLÓGICAS DA ÁGUA .ASSISTA O MEU VÍDEO NO YOUTUBE . http://www.youtube.com/watch?v=licfGFXeQnI

  • Felipe:

    Chamem o Eddie Van Halen, Jimi Hendrix e o Randy Rhoads para resolver isso. ( quem entendeu me manda um beijo)

    • Vincent:

      Um comediante, riam por favor.. =*

Deixe seu comentário!