Nas conversas cotidianas é comum dizer que uma pessoa acima do peso tem os “ossos grandes”. Na maioria das vezes esta frase é usada como eufemismo ou mesmo como piada, agora pode não ser mais. De acordo com uma pesquisa realizada por cientistas forenses afirma que, muitas vezes, este pode ser o caso.
O estudo pode ajudar os investigadores forenses determinar o peso de uma pessoa morta há muito tempo. A pista sobre sua identidade viria da análise do tamanho dos ossos de seu esqueleto. A largura do fêmur, em particular, estaria ligada à massa corporal. “Esta pesquisa nos possibilita estabelecer se um indivíduo estava acima do peso baseado somente nas características do osso da coxa”, disse a antropóloga, Ann Ross, co-autora do trabalho.
Ela conta que, no entanto, não se pode culpar os ossos pelo peso da pessoa, o caminho é o contrário. O fêmur das pessoas “gordinhas” fica maior em parte porque ele tem que suportar mais massa. Além disso, ele sofre mudanças por causa da maneira como as pessoas acima do peso se movem e andam. Mesmo assim, o estudo pode ser uma boa resposta para aqueles que provocam pessoas acima do peso usando a famosa frase: “ela tem ossos largos”. [LifesLittleMysteries]