Devo tirar cera dos ouvidos?

Por , em 31.08.2008

A meleca marrom que se acumula dentro de nossos ouvidos deve ficar lá.

A Cera de ouvido “Não é algo intrinsecamente ruim e conseqüentemente não deve ser removida simplesmente porque está presente”, disse Peter Roland, um otorrinolaringologista da Universidade de Texas Southwestern, em Dallas, nos EUA. “Na realidade ela serve uma função e, portanto se você não tem que removê-la, deve deixá-la no seu lugar.”

Peter dirigiu um painel de doutores encarregados de determinar novas indicações para a remoção da cera de ouvido para algumas instituições estado-unidenses. As indicações têm o objetivo de determinar sob quais circunstâncias a cera deve ser removida dos ouvidos e revelar aos médicos quais métodos de remoção funcionam melhor.

Eles esperam que as indicações não caiam em ouvidos surdos: Cerca de 12 milhões de pessoas, apenas nos EUA, buscam cuidados médicos por causa de pressão nos ouvidos causada por limpeza excessiva de cera de ouvido. A pressão, segundo eles, pode causar dor, coceira, odor ruim, chiado e corrimento nos ouvidos. Em casos extremos pode causar perda auditiva.

Bom para você

Há uma razão para a cera. Ela é um agente autolimpante com propriedades antibacterianas e lubrificantes protetoras, dizem os médicos.

É por isso que minúsculas glândulas na parte externa do canal do ouvido constantemente bombeiam uma substância líquida que se mistura com pedacinhos de pele morta e pêlos e passa a ser chamada de cera de ouvido ou cerume. Cerume excessivo normalmente sai gradativamente do canal do ouvido com impulso extra da mastigação e outros movimentos do maxilar, carregando consigo sujeira, pó e outras partículas do canal do ouvido. Em seguida seca e se aglutina para cair pela orelha.

Quando o trem natural do cerume funciona mal, ou quando indivíduos cutucam seus ouvidos com cotonetes ou outros objetos estranhos como chaves ou palitos de fósforo, a cera pode se acumular e bloquear parte do canal do ouvido.

“Então há muitas pessoas que usam tampões de ouvido ou uma ou outra razão, … ou que são viciadas em seus walkmans, e isso pode aumentar a possibilidade de que a cera não consiga sair sozinha”, disse Peter para o site LiveScience.

Adultos mais velhos tem mais chance de acúmulo de cera de ouvido que indivíduos mais jovens. “A cera fica muito mais espessa, seca e somado ao fato de que há mais pelos no ouvido quando você fica mais velho, isso a aprisiona”.

“Infelizmente muitas pessoas sentem a necessidade de remover manualmente o cerume dos ouvidos. Isso pode resultar em impactos futuros e outras complicações ao canal do ouvido. Não ponha nada menor do que o seu cotovelo no seu ouvido”.

Deixe seus ouvidos em paz

Para a maior partes dos indivíduos as novas indicações sugerem que você deixe seus ouvidos em paz a não ser que experimente sintomas que você acha que estão associados com o acúmulo cera de ouvido.

Não existe nenhuma evidências que as gotinhas que encontramos nas farmácias sejam melhores do que água destilada ou soro fisiológico. As gotas ajudam a amolecer a cera e o ouvido comumente faz o resto do trabalho.

As indicações afirmam que não devemos utilizar cotonetes ou qualquer outro objeto para remover a cera dos ouvidos. Jatos de irrigação oral e a técnica da medicina alternativa chamada de terapia termo-auricular não devem ser feitas. A última não é somente ineficaz, mas também perigosa.

Três técnicas comuns para a remoção de cera nos consultórios funcionam melhor de maneira igual. Uma delas consiste em inundar o ouvido com uma solução líquida, outra consiste em remover manualmente a cera com a ajuda de um microscópio usando instrumentos médicos e finalmente mandar o paciente para a casa com algumas gotas para os ouvidos.

A mensagem final de Peter é que ninguém deve se sentir sujo com um pouco de cera nos ouvidos. O cerume cumpre importantes funções fisiológicas e, se não houver razão para removê-la, ela deve ser deixada quieta, principalmente se você quer ouvir estas incríveis ilusões sonoras. [LiveScience]

Último vídeo do nosso canal: A Terra não orbita exatamente o sol mas um ponto virtual no espao

24 comentários

  • Leonardo Silva:

    sabia q eu estava certo kkkkkkkkkkk.

  • DAIANE:

    ola gostei do artigo, porem queria saber se e normal, não ter cera no ouvido, pois ja faz muito tempo q sinto uma coceira muito irritante nos dois ouvido,e ñ sinto a cera, nem a melequinha amarela q fica na borada, de vez enquanto passo o cotonete e ñ vem nada, nem uma sujeira. sinto coceira e de vez enquanto ruídos. a ouço tempo tive meus tímpanos furado por causa de pressão de ar. isso e normal??

  • @ShekiiRock:

    vcs falam isso porque não ficam com o ouvido tapado sem poder ouvir nada que nem eu..

    • Carla:

      pow eu vou continuar a limpar meu ouvido porque eu não sou maluca de ficar surda de sera
      Mas o cotonete é uma mer.a porque não limpa só empurra a sera
      é só i mo medico pra fazer lavagem
      @ShekiiRock meu ouvido também fecha do sera kkk

    • gabriela de jesus soares:

      ok

  • Sara:

    Limpar os ouvidos é essencial porque seria a mesma coisa de dizer “a sujidade do corpo é natural por isso não tomo banho””os dentes não se devem lavar porque são naturais assim” é que se nunca limpar as orelhas a cera começa a ser em demasia e a sair da orelha e fica seca e não sai fácilmente, por isso limpe sempre as orelhas com cotonetes mas não intrudusa mesmo lá para dentro só na entrada em movimentos circulares, tenho uma amiga (não é bem minha amiga) que não limpa as orelhas e a cera esta seca e a sair da orelha, é nojento! POR ISSO QUIDE DA SUA HIGIENE PESSOAL!

  • Click:

    Vo ficar com a orlha toda suja durante anos tá certo…

  • larissa:

    vou seguir essas dicas
    isso e mais q importante

    adorei

  • fabriciop:

    Gostei dessas dicas.

  • Glauco:

    Mas isso não é desculpa prá ficar com a orelhona suja e peluda.

  • Ni:

    hahaha…bom, o que nao devemos é nos ater as sugestoes de alguém que limpa o ouvido com e dedo neh..uhsuhsuhsu

  • marileila rocha matos:

    estou com uma semana e meia com surdez e como se o meu ouvido estivesse tanpado do lado direito

  • Phillipe:

    OBS: Basta ler a parte de trás da caixa de cotonetes e você encontrará “não introduzir nos ouvidos”

  • Phillipe:

    Neste instante estou com os ouvidos entupidos por causa do excesso de cerume criado devido à repetidas infecções de garganta. Meu otorrino explicou-me que o cotonete pode e deve ser utilizado para limpar as áreas externas ou áreas não tão profundas dos ouvidos porque ao limpar áreas mais profundas eu estou empurrando a cera mais para o fundo e impedindo-a de sair naturalmente dos ouvidos. Usar o cotonete de forma errada me custou um entupimento tão severo que até que eu volte à consulta médica estou temporariamente com 100% de perda auditiva nos dois ouvidos.

  • kim:

    eu tenho problema serio de ouvido
    eu nao usava cotonete
    pior usava o DEDO
    meu ouvido ficava sempre fedendo e de cera quase preta
    por causa disso
    agora vejo o quanto foi importante o cotonete
    n vou deixar de usalo
    pois meu ouvido esta com excesso de cera ,uma cera muito suja
    intao n leve isso muito a serio
    LIMPAR UMA VEZ OU OUTRA NAO FAZ MAL

  • Carlos:

    Seguindo o mesmo raciocínio não devemos tomar banho, escovar os dentes, etc. Afinal, se o corpo tem mecanismos proprios de defesa…

  • fernando:

    sou musico e ter os ouvidos bem cuidados é escencial pra mim!Ele é a ferramenta mas preciosa que tenho!Morro de medo de ficar surdo ou com poblemas auditivos,foi muito bom essa materia.Muito esclarecedor!

  • fernando:

    pô vlw pela reportagem esclareceu muitas duvidas que eui tinha!Vlw e isso ai vamos nos cuidar!

  • Carla:

    Todos os dias , depois que tomo banho, sinto a necessidade limpar e secar muito meus ouvidos… sabia do mal que isso causava superficialmente, agora lendo o artigo notei que só faço mal à eles.
    Adoro mp3 no ultimo e sempre retirei qualquer proteção “natural” que poderia haver ….ou seja…to me deixando surda aos poucos…
    Agora confesso que, deixar de usar o cotonete…vai ser uma tortura pra mim…pq virou um vício…um hábito diário….=/

  • Luiz Roberto:

    Muito esclarecedor o artigo, voces estão de parabéns.

  • CaTaRiNa:

    Nooossa eu morri de curiosidade quando eu vi o título do texto!
    Eu sempre sentia algo saindo do ouvido quando não limpava meses…mas agora…terminei de ler e depois fiquei com medo de ter os ouvidos estragados,eu tinha até um problema de cera seca nos ouvidos e fui ao médico e ele me deu um líquido para colokar no ouvido e funcionou,agora vou fazer o que escreveram sobre isso,e obrigada por terem isso feito ;D

  • Fonoaudiologa:

    O fato de manter o cotonete longe dos ouvidos nao significa que voce nao deve limpá-los. Use apenas seu dedo minimo para introduzir no canal auditivo, retirando a parte da cera acumulada. O pavilhao (ou orelha) deve ser limpo diariamente, com um cotonete ou com a toalha assim que voce sair do banho. Mas não introduza o cotonete no meato (buraquinho).Já examinei muitos pacientes que apresentaram problemas na audição devido ao mal uso dos cotonetes.

  • Artemildo Guedes:

    Gostaria de sugerir, que sempre nas reportagens publicadas se utilize bastantes fotografias, eu em particular, só me interesso por reportagens que seja acompanhada por fotos de qualidade. Hoje a fotografia não só ilustra, mas é prova dos fatos relatados (É preciso cuidado com as fraudes fotográficas é claro).

  • Ned:

    Isso será um bom motivo para muitos não manterem seus ouvidos limpos

Deixe seu comentário!