Ovulação aumenta o cérebro feminino

Por , em 5.07.2010

Segundo uma nova pesquisa, o tamanho do cérebro de uma mulher pode variar durante seu ciclo menstrual – e na ovulação, no período fértil da mulher, algumas áreas cerebrais ficam até 2% maiores.

Para concluir isso, pesquisadores da Universidade de Salzburg, na Áustria, fizeram tomografia em várias mulheres durante seus ciclos mensais. Aquelas que não tomavam pílula anticoncepcional apresentavam um aumento no giro fusiforme direito – área envolvida no reconhecimento facial e localização espacial.

Esse aumento da capacidade de reconhecimento facial e de paisagens poderia ajudar nossas ancestrais a encontrar mais facilmente um parceiro. Mas o aumento do cérebro tem efeito curto: depois da ovulação a progesterona liberada no organismo faz com que o órgão volte ao seu tamanho normal.

A equipe também descobriu que mulheres que tomavam a pílula possuíam um maior hipocampo e um cerebelo maior – áreas associadas ao movimento e a memória, sugerindo que a pílula pode exagerar qualidades tipicamente femininas, como facilidade com a linguagem e a memória mais eficiente. [New Scientist]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

2 comentários

  • Fênix:

    É mentira, se fosse assim loira não engravidava tanto kkkkkkkk

  • eduardo:

    Ker dizer q a pilula anticoncepcional pode ser um novo “smart drug”, tipo a ritalina?…..

    Será q funciona em homem tb?… já imagino uma legião de marmanjos comprando e comentando entre si os melhores anticoncepcionais pra turbinar o cérebro….. kkkkkk

Deixe seu comentário!