Papa mente descaradamente sobre a camisinha

Por , em 30.03.2009

Um periódico de medicina afirma que o Papa está distorcendo fatos científicos sobre a camisinha.

A revista científica acusa o Papa Bento XVI de distorcer evidências científicas e dizer que as camisinhas espalham o vírus da Aids, apenas para promover as crenças da Igreja Católica. A respeitada revista “The Lancet”, em um editorial, pediu que o Papa se retratasse ao público, dizendo que, qualquer outra atitude seria incoerente com as pessoas que lutam para conter a doença.

“Quando qualquer pessoa influente, seja um líder político ou religioso, faz uma declaração científica falsa, ela pode causar um enorme prejuízo para a saúde de milhões de pessoas. Sendo assim, o Papa precisa se retratar ao público” dizia o editorial.

“Dizendo que as camisinhas aumentavam o problema da Aids, o Papa distorceu publicamente um fato científico para promover a doutrina católica” continua o editorial.

Em sua visita à África, o Papa declarou a alguns jornalistas que “a Aids é um problema que não pode ser solucionado com o uso de camisinhas. Os preservativos até aumentam o problema”.

O comentário fez com que uma série de réplicas de oficiais da saúde, ativistas e políticos, fossem publicadas, mostrando que a visão do Papa não seria nem realista e nem científica – seria, sim, perigosa.

A Igreja Católica prega que a melhor maneira de impedir o vírus da Aids é um casamento monogâmico, heterossexual e que, antes do casamento, deve haver a abstinência. O Vaticano também declara que o uso de camisinhas pode levar a um comportamento arriscado.

Especialistas em saúde dizem que não há evidência nenhuma de que o uso de camisinhas possa levar as pessoas a terem mais riscos em relações sexuais. Na verdade, estudos mostram que o uso da camisinha diminui incrivelmente os riscos de se contrair a doença.

Atualmente, estima-se que 33 milhões de pessoas no mundo estão infectadas pelo HIV. [Reuters]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (4 votos, média: 4,00 de 5)

70 comentários

  • Kessy Andrade:

    o papa nao disse isso nao distorça as informaçoes q coisa mas feia, ele disse q a camisinha influencia a pratica sexual deliberada e a pratica de sexo deliberdada e quem aumenta os casos de adis. nos peridos q a igreja detinha maior poder as taxas d aids erra muiiiittttoooo menores nos paises q aderiram aos pensamentos catolicos, hj em dia as taxas aumentaram na medida q a igreja perde a sua influencia, vc pode falar da gente mas pelo menos nos sabemos resolver o problema. o foco e a reecucaçao da sociedade tirar a sociedade da prosmiscuidade e nao inventar metodos q as pessoas se quiser lembram se usar como nem varios paises da africa q as taxas sao menores, vai estudar e vc vai ser q as relioes do mundo onde tem mas influencia catolica( catolicos de verdade e nao de IBGE) os indces sao bem menores, a africa e a asia sao os continentes com as maiores taxas d doenças sexuais e sao os continentes com menos catolicos, eu nao to dizendo q ser catolico salva o mundo so digo q usamos metodos eficazes e ficamos tapando o sol com a peneira, ai vc me diz q esses paises tem tntas doenças pq sao pobres, ai eu te digo q se eles fossem educados para essa questao nem precisariam d dinheiro para comprar camisinha so a educaçao e a mudança de habitos bastavam pra isso. o papa nunca disse q camisinha da aids e sim q influencia um comportamento q deveria ser evitado. Nosso metodo é a castidade nos cortamos o mau pela raiz, sexo so depois do casamento ( ´parceiro de confiança tanta q nossa vida sera so com ele). IMAGINEMOS SO SE O NOSSO PAIS NAO GASTASSE TANTO COMPRANDO CAMISINHA E APLICASSE ESSE DINHEIRO NA EDUCAÇAO DA SOCIEDADE ENSINANDO Q DEVERIAMOS PRESERVAR A NOSSA CASTIDADE??? vcs acham mesmo q o numero de aids seria tao grande? como eu ja disse nos sim sabemos como resolver o problema e nao -tapamos o sol com peneirA.

  • Kessy Andrade:

    todos somos livres pra acredita no q queremos é direito nosso assegurado pela nossa constituiçao, assim como as pessoas nao sao obrigadas a acreditar em religioes ou em figuras de pessoas tbm temos o direito d acreditar, o seu direito termina quando como o do outro, essa postagen foi sim agresiva,pois primeiramente coloca o papa q representa a igreja contra a camisinha e depois coloca embaixo q a camisinha salva vidas, ou seja, a postagen diz q a igreja promove uma atitude q mata pessoas pois nao é afavor da suposta segurança, porem a pagina “esqueceu” d colocar q nao existe metodos totalmente seguros, existem DST´s q tem suas bacterias causadoras menores q os poros da camisinha q nao protege totalmente do contagem de nenhuma, ficando o sujeito praticante do sexo deliberado a mercer da sorte em relaçao a pegar essas doenças, a camisinha nao é um metodo tao bom quanto se pensa,oq eu to falando é cientifico e comprovado e um dos motivos pelos quais a igreja aconselha os seus seguidores a nao usar a camisinha, é escolha nossa, se o sujeito nao quiser seguir ele nao segue niguem vai obrigar, se ele quisertbm nem precisa ser catolico ou acreditar em Deus tbm é escolha dele é deve ser respeitada. Ainda em relaçao a camisinha, se a igreja é contra o seu uso como a igreja pretente reslver o problema das DST´s???? a proposta da igreja e 100% eficaz??? eu te respondo sim temos uma soluçao e ela e sim 1000¢ ate capaz d previnir essa metodo chama-se castidade,e consiste em casar virgem com um parceiro tbm virgem( se possivel, ou pelo menos q nao tenha doença)e com esse parceiro e somente com ele fazer sexo. Quer uma forma melhor d nao pegar doença do q impedindo o seu fato gerador??? eu faço isso sou casta(virgen) e so me entregareu conjuglmente no meu casamento eu estou totalmente imune d pegar essas doenças. Sem contar q antes da realizaçao do matrimonio a igreja tbm aconselha o teste pra ver se os\o parceiro\s tem alguma doença. A igreja nao é omissa ela so luta de forma diferente para nos é melhor cortar o mau pela raiz e nao ficar inventando coisas mirabolantes q dao a ilusao de segurança, vcs nos chamam de alienados pq somos religiosos mas eu acredito q boa parte quem diz isso mau tem conhecimento do q fala, provavelmente nem base q a camisinha é porosa( cheia de pequenos furinhos), por qual doenças como bacterias menos podem passar. Ai vc vem nos chamar de travaos de tolos e de vista embaçada, abra o seu olho e enchegue a verdade, espero q a pagina nao delete o meu comentario como disseram q ela deleta, se nao deletar eu agradeço 🙂

  • Daniel Barros:

    Se for na ocasião que eu acho que foi, o que o Papa quis dizer não foi que a camisinha espalha a doença, mas que ela faz os jovens se sentirem mais seguros e, por isso, não se preocuparem tanto em usar.
    Vou reorganizar: uma pessoa que sabe que a camisinha ajuda a prevenir, vai ter relações sexuais mais frequentemente do que uma que acha que os riscos são os mesmos e, como se sabe, algumas camisinhas são ineficazes, devido a danos, como cortes, portanto pode aumentar os riscos… (Não achem que essa é minha opinião, só deixando claro o que o Papa quis dizer na frase)

  • Rafael3:

    A igreja está confundido a vida instintiva que usam a camisinha com aqueles que buscam uma vida através da razão onde envolve o corpo e o espírito ao mesmo tempo de forma equilibrada.
    O que a igreja quer, necessita de muita força de vontade e conhecimento sobre a vida espiritual, para que o ser humano possa convencer o seu eu, para ter uma vida de heterossexual e monogâmica. E como muitos não tem essa força e conhecimento a opção mais conveniente e simples que não precisa de muito esforço é o uso da camisinha. Com este pensamento cabe a igreja orientar os seres humanos a importância de ter uma vida heterossexual e monogâmica e não ir contra o uso da camisinha induzindo os semelhantes ao mal juízo da igreja e dando de entender que ela estar indo de contra a ciência.

  • rogerio727:

    o cara ser fiel a vida inteira deve ser um saco, aturar uma mulher só a vida toda isso é masoquismo puro.

    • jodeja:

      E a mulher aturar só um homem a vida toda, também não é um saco? Se não existe amor e compreensão é. Mas mesmo assim, como humanos, devíamos seguir o instinto animal. Reparem que muitas aves e outros animais não se separam enquanto os filhotes estão pequenos e indefesos. E nós, porque não esperarmos os filhos se tornarem independentes para tomarmos tal decisão?

  • Dahn___:

    “Assim diz O SENHOR: Maldito o homem que CONFIA no homem…” (Jer. 17:5), sou evangelico, e confio na biblia, e não cegamente no meu pastor, acredito que ele seja um homem honrado, mas não é por isso que devo colocar minhas mãos no fogo por ele. e todo mundo que se diz cristão deveria saber esse versiculo, não importando a igreja, e não querendo acusar, mas na historia da igreja catolica existem muitas manchas no passado, homicidios sem motivo só por não respeitar que o outro tenha outra opinião, não digo que minha igreja é perfeita pois nenhuma é, apenas a que Deus fizer no fim dos tempos sera.

    • Cintia Mary:

      concordo plenamente…

  • Thiago Soares:

    O papa jamais diria isso, uma coisa é ser contra algo, outra é distorcer burramente fatos pra parecerem falsos, e isso o papa, maior autoridade religiosa do mundo, e fonte da verdade divina, jamais faria.

    • Pati S.:

      Thiago, não se cegue desse jeito. O papa é um homem e ele está sujeito a erros como qualquer animal da espécie homo sapiens sapiens.. E visto que ele queria defender os dogmas de sua igreja, na qual diz que sexo é um pecado mortal, é melhor você repensar o que acha a respeito disso..

  • Jonatas:

    Esse papa tem a mentalidade mais antiguada que eu já vi, seria perfeito pro século da santa inquisição, em que a ignorância falava mais alto e a inteligência era queimada viva nas fogueiras. Mas atualmente, é uma piada global descarada.

  • kairen:

    Ilusão, agora até essa, até parece ser novidade o Papa mentir.O Papa é apenas mais um manipulador de idéias que usa os ideais do sistema capitalista para fazer lavagem celebral nas pessoas fieis da Igreja.É só lembrar do acordo feito entre o Papa e o George W. Bush, se Papa conseguisse convencer os fiéis de votar no George W.Busch ele garantiria a reputação dos escándalos que estavam prestens a sairem pelas as chamines do vaticando para o mundo inteiro.Não deu outra, George W. Busch perdeu a eleição e a mídia caiu em cima do Clero do Vaticano sobre as acusações de abuso sexual de crianças. Felismente o povo tá ficando esperto e não deixando levar por conversas enganadoras.

  • Livres Pensadores.org » Textos do Blog » Destruir as Religiões? Mas como?:

    […] Papa mente descaradamente sobre a camisinha […]

  • jamil:

    Eu sou catolicar e uso caminsinha porque no monento eu não tenho condiçoes de cuidar de uma criança prefiro usa casinha de que colocar uma criança no mundo e a criança nao ser cuidada com criança ser vista como um objeto.

  • Joao Paulo:

    Só retificando, engolir e suavisar se manter se calado diante de tão seria atitude, a biblia não engole hipocrisia.

  • Joao Paulo:

    A questão agravante de um sacerdote, cometer ato barbarie, esta em dois pontos que ao meu ver considero negligencia tolerante e acobertamento por parte do líderes maiores por medo da divulgação na mídia, e por ser com crianças indefesas, isto torna a coisa extremamente grave, atos por parte de outras que não tem o dever de dar exemplo pela vida que escolheu não diminui por se tratar de violencia contra indefesos, mas vindo de uma não… mas varias pessoas que deveriam dar um bom exemplo, eu não vejo motivos de alguem dizer que este pastor ou padre que tenha cometido esta sendo julgado, creio que neste caso não é julgar significa engolir, e suavisar.

    • vladimir:

      o PAPA NÃO MENTE,É COMPROVADO PELA CIENCIA QUE O VÍRUS DA AIDS PASSA PELOS POROS DO LATÉX,E POR CASO DIMNUIU OS CASOS DE AIDS DEPOIS QUE SE EXPANDIU O USO DE CAMISINHA?
      O PAPA ESTÁ CERTO,SÓ O CASAMENTO FIEL É SEGURO PARA ESCAPAR DE AIDS.

    • fmaciel:

      Caro Vladimir,
      Esta sua observação é uma grande TOLICE. Examinados a microscópio, os preservativos não apresentam poros; além disso, mesmo que tal ocorresse, seria necessário vazar secreção (esperma, secreção vaginal, etc.) para servir de de veículo ao HIV que, até onde eu sei, não é um vírus “aerotransportado”. E mais: se casamento fosse meio eficaz de evitar a AIDS, as mulheres casadas não estariam entre os grupos com maior aumento da incidência da síndrome, transmitida, muitas das vezes, pelos próprios maridos. Finalmente, o uso do preservativo diminuiu sim a quantidade de casos; a doença alastra-se entre aqueles que não praticam o sexo seguro. Tente ler um pouco antes de publicar qualquer comentário.

    • Vladimir Nascimento:

      “CARO FMACIEL”PAI,PERDOAI-LHES,POIS NÃO SABEM O QUE FAZEM!!!ME RESPONDE O SEGUINTE…É ISTO QUE O PAPA DIZ E PEDE,SE UM RAPAZ E UMA MOÇA VIRGENS SE CASAREM COMO PEDE E MANDA A IGREJA E OS DEZ MANDAMENTOS E SÃO FIÉIS POR TODA A VIDA DE ONDE SAIRÁ A AIDS?E CONTINUO AFIRMANDO(VOU VER SE ENCONTRO A FONTE)FOI CONFIRMADO QUE O LÁTEX É POROSO(ISSO TODO MUNDO SABE)E QUE O VÍRUS DA AIDS PASSA,O MEIO MAIS SEGURO DE SE VER LIVRE DA AIDS É UM CASAMENTO SANTO E FIEL.

    • Vladimir Nascimento:

      CARO FMACIEL,VEJA TAMBÉM O COMENTÁRIO DO SÉRGIO EM 14.09.2010.E NÃO FALE SÓ O QUE LHE CONVÉM POR FAVOR,OBRIGADO!

    • Rosana Oliveira:

      Valdimir, cite algum artigo científico comprovando a permeabilidade do látex e sua inviabilidade na prevenção da AIDS. Para os ignorantes é fácil citar a ciência e falar o que lhe vier à cabeça numa tentativa de dar mais credibilidade aos seus achismos. Difícil é provar. Prove, mostre um artigo científico.
      Tenho certeza que você não vai encontrar. As pessoas que foram infectadas com AIDS usando camisinha foi porque o látex era de má qualidade e cedeu, colocou mal (sim, tem uma maneira correta de colocar) e vazou esperma.
      Quando ao casamento fiel ser a melhor prevenção, te peço: não seja tão ignorante. AIDS pega de outras maneiras, seja por transfusão de sangue ou por contato com outros instrumentos hospitalares infectados que não tenham nada a ver com sexo.
      Não pense que determinada pessoa que tem AIDS é porque é adúltera ou gay, pois isso é um erro gravíssimo.

      Melhor incluir livros científicos no seu repertório literário, pois a Bíblia não está te informando a respeito do assunto.

    • Vladimir Nascimento:

      Cara Rosana,infelizmente não pude provar que a camisinha é pouco eficiente,mas a questão é;o que o papa fala é para católicos,se vc não o é desconsidere,embora o que ele fala é muito valoroso para todos os credos.se tiver paciencia leia o artigo abaixo.

      DOCUMENTOS > MORAL CATÓLICA

      A Igreja e a polêmica da “Camisinha”

      Por exigência das circunstâncias, o bispo diocesano, por dever pastoral não pode calar-se frente à polêmica, lançada na Opinião Pública, sobre o uso da camisinha.
      A CNBB pronunciou-se claramente reafirmando a doutrina da Igreja: “Do ponto de vista da moral católica não é aceitável a propagação do uso do preservativo quando favorece uma vida sexual desordenada, reduzindo a sexualidade a mero bem de consumo e insinuando que o comportamento sexual, quando “seguro”, é eticamente indiferente” (Encarte do Boletim Notícias, 528).

      O Ministério da Saúde que faz campanha sistemática a favor do uso da camisinha sem nenhuma preocupação com a educação sexual da juventude, atacou a posição da Igreja, em nota oficial, considerando-a anticientífica. Esquece-se de que nem tudo que a ciência pode é permitido pela ética, como, por exemplo, o caso da clonagem humana e tantos outros. Por outro lado, o uso da camisinha não se justifica, apenas em razão da sua eficiência de 65% ou 95%. Há que considerar sobretudo seu valor moral. O que é mais da competência da Igreja que do Poder Público. O fato da Aids ser questão da saúde pública não justifica a campanha indiscriminada em favor do uso da camisinha, incentivadora de um mal maior, a permissividade no uso do sexo que favorece a prática de outros crimes: estupro, adultério…

      A nota grosseira do Ministério da Saúde tenta, ainda, dividir a Igreja em cúpula e bases.

      Na verdade, somos todos seguidores de Jesus Cristo.

      Importante saber o que ele ensina. Ele não veio para abolir a Lei nos seus 10 mandamentos, mas “dar-lhe pleno cumprimento” (Mt. 5,17). Na doutrina católica, a relação sexual entre duas pessoas de sexos opostos se realiza no casamento com dupla finalidade: Uma da procriação e a outra, não menos importante que tem o significado unitivo como exigência do amor, não admite interposição de obstáculo com corpo estranho. “O prazer sexual é moralmente desordenado quando é buscado por si mesmo, isolado das finalidades de procriação e de união” (Catecismo da Igreja Católica, nº 2354). É um dos 7 pecados capitais conhecido como luxúria.

      Os sacerdotes recebem a missão de anunciar o evangelho sem estabelecer distinção entre o que pensam e o que ensina a Igreja em questões de fé e moral. Devem pensar, viver e testemunhar o que a Igreja ensina. Devem demonstrar o maior carinho com os aidéticos, sem discriminá-los na comunidade. Condenar o pecado não impede amar os pecadores como Jesus Cristo nos ama.

      ***

      D. Eduardo Koaik (bispo de Piracicaba-SP)

      Fonte: Lista “Reflexões”

      Transmissão: Antonio Xisto Arruda

    • Vladimir Nascimento:

      HEI,ROSANA!
      Não lembro de ter falado que aidético é adúltero ou gay,de onde tiraste isto,os comentários estão aí para quem quiser ler.
      Intrumentos hospitalares?Só se o hospital for negligente.Transfusão de sangue?Com todos os critérios hoje em dia é praticamente impossível.E te perdoo por me chamar de ignorante,o que não te acho,pois ninguém sabe tudo que não tenha o que aprender ou nada que não tenha a ensinar

    • Vladimir Nascimento:

      A Fundação “Cochrane Collaboration”, uma rede internacional sem fins lucrativos, em um estudo publicado em 2007, onde analisou 14 trabalhos científicos sobre o preservativo no combate à AIDS, mostrou que em cada cinco preservativos utilizados entre heterossexuais, um falha. Isto é, 20% de falha, por má conservação, ruptura, poros maiores que o vírus da AIDS, etc. [7].

      Desde 2005 Colin Mason já dizia que “um país africano tem sido bem sucedido no seu combate à AIDS: Uganda. A sua taxa de prevalência do HIV despencou nos últimos anos. Mais de 18% da população adulta tinha o HIV em 1992; em finais de 2005, a porcentagem era de 6,7%” [8].

      Uma pergunta surge: Por que a África descobriu o caminha da prevenção da AIDS pela castidade? A resposta é que o Continente “entrou em desespero” e constatou que a camisinha era inócua para resolver o problema. De acordo com estatísticas publicadas em 2006 pelo UNAIDS (o programa das Nações Unidas para o combate a AIDS), cerca de 24,5 milhões de pessoas na região tinham o vírus em finais de 2005, das quais 2,7 milhões haviam contraído o vírus naquele ano.

      Então, na solução moral da castidade, a vontade de Deus, a humilde África encontrou a saída que o Ocidente orgulhoso ainda não acredita. Infelizmente é assim, só no desespero parece que o homem abre o coração e a mente para Deus. E encontra a salvação.

      ____
      Referências:

      [1]http://penaafrica.folha.blog.uol.com.br/arch2008-05-01_2008-05-31.html

      [2] Fonte: Population Research Institute
      http://www.harvardaidsprp.org/faculty-staff/edward-c-green-bio.html
      [3] http://www.zenit.org – Paris, 15 de setembro de 2009

      [4]http://www.plosmedicine.org/article/info%3Adoi%2F10.1371%2Fjournal.pmed.1000414

      [5] http://www.acidigital.com, Washington, DC, 07/04/2008
      [6] acidigital.com, 06.12.2006

      [7]http://tvuol.uol.com.br/#view/id=e-possivel-a-camisinha-furar-sem-a-gente-perceber-04021B3370E08923A6/mediaId=5218836/date=2010-07-05&&list/type=user/codProfile=1575mnadmj5c/

      [8] Fonte: Population Research Institute
      Share on orkutShare on twitterShare on facebookShare on emailMore Sharing Services0
      Para citar este texto:
      Aids na África: O que funciona é a Castidade
      Perfeita Devoção
      http://www.perfeitadevocao.org/site/Chamadas.php?id=322

    • Vladimir Nascimento:

      cara Rosana,se não te convenci e ainda acha que sou ignorante,peço que reconsidere,pois do contrário será vc a tal!

    • Pati S.:

      Caro Vladimir, a camisinha não é eficiente quando não há preocupação com a conservação desa, quando não uma educação sexual para que todos saibam colocar e retirar corretamente. Essa falta de educação sexual ocorre porque pessoas cheias de tabu e ignorância acham que sexo é coisa do diabo.
      E sinceramente duvido que você siga todos seus dogmas religiosos, duvido que você faca sexo apenas para a procriação, duvido que as vezes você não exagera na comida por gula..

  • SER CATOLICOÉ BOM D+++:

    MARIANA

    SEGUNDO VC EXISTEM MUITOS PADRES PEDOFILOS SIM, ASSIM COMO MUITOS PAIS PEDOFILOS, PROFESSORES PEDOFILOS, VIZINHOS PEDOFILOS. TEMOS QUE ABRIR NOSSOS OLHOS E PARAR DE CULPAR E ATIRAR A PEDRA E ASSUMIR NOSSA RESPONSABILIDADE AQUI, POIS A IGREJA E O MUNDO É COMPOSTA DE HOMENS , HOMENS ESTES QUE DESDE O INICIO: PECADORES, TOMEMOS CUIDADO AO JULGAR, POIS TAMBÉM SEREMOS JULGADOS, NO ENTANTO NOSSO DEVER É OLHAR E CUIDAR DESENVOLVER NOSSA MANEIRA DE COMPORTAR E NÃO DENDELHAR E LEVAR COMO ESPELHO OS ERROS DOS OUTROS. ESTA ATITUDE DE JULGAR É PARA QUEM GOSTA DE ESCONDER SEUS DEFEITOS EM DEFEITOS DOS OUTROS.

  • SER CATOLICOÉ BOM D+++:

    CronosTs

    NINGUEM OBRIGA NINGUEM A SER “RETARDADO” E SEGUIR A IGREJA CATOLICA OU ATÉ MESMO OUTRA RELIGIÃO TODOS TEMOS O LIVRE ARBITRIO E ESCOLHER O QUE QUISER O PAPA ELE É UM ORIENTADOR RELIGIOSO. É COMO QUALQUER RELIGIÃO TEM SUAS REGRAS SE VC NÃO CONCORDA É SIMPLES MEU AMIGO NÃO SEJE CATOLICO..SEJA O QUE QUISER SIGA O QUE QUISER VIVA COMO QUISER NINGUEM.. NINGUEM …NEM JESUS CRISTO VAI TE PROIBIR …SABE O ME DEIXA MAIS PASMA SÃO ESTAS PESSOAS QUE NEM SABEM O QUE QUEREM DA VIDA VIVEM DESREGRADAMENTE E POR FALTA DE INFORMAÇÃO CRITICAM O QUE NÇAO CONHECEM…APEGAM – SE AOS DEFEITOS E PARA MASCARAR-SE VIVEM AS CRITICAS É NECESSARI CONHECER A CULTURA PARA DEPOIS CUSPIR NA ESTRUTURA…PESSOAL LIVRE ARBITRIO..

  • Bule Voador » Blog Archive » Diz Papa Ratzi: camisinha pode, mas tem que ser michê:

    […] de fato algo a se comemorar vindo da boca de alguém que já mentiu que a camisinha aumenta a incidência de AIDS. Sobre michês, o Papa deve estar falando por […]

  • JAN PIN:

    Liberdade de expressão é o direito de manifestar livremente opiniões, ideias e pensamentos.
    Todos nós temos o direito de expressar nossas opiniões.
    Se dotadas de bom senso é um dever expressa-las.
    A Igreja Católica tem sua opinião sobre o uso do preservativo.
    O Papa Bento XVI tem o dever de expressa-las para os Cristãos Católicos.
    Os que não são Católicos estão livres para seguir as orientações científicas.
    É preciso ter consciência que a opinião do Papa e da Comunidade Científica deve servir como parâmetro de escolha e decisão.
    Verdade seja dita: uma decisão errada, na forma como nós vamos viver nossa sexualidade é fatal!
    Tem muita gente focada apenas no uso dos preservativos (HIV/AIDS) e esquecem que outras doenças fatais (hepatite) são transmitidas também.
    Promiscuidade é fatal!
    (Tem gente que não consegue separar as coisas: estamos discutindo sobre preservativo e doenças sexuais, diferente de doutrina religiosa)
    A Igreja Católica a opinião “sexo seguro somente após o casamento”. O “mundo” evoluiu, fez sexo de forma promiscua e a conseqüência fatal foi o (HIV/AIDS) e isso é um consenso mundial. Até hoje a Comunidade Científica não conseguiu a cura.
    Então estamos diante de um problema incontestável: A Comunidade Científica não consegue respaldar a promiscuidade sexual ou seja, não consegue acompanhar a “evolução sexual”.
    Saber a diferença entre bom senso e consenso faz bem a saúde.

  • Sérgio:

    Sabe CronosTs

    Você tem razão sobre bando de RETARDADOS que seguem o que o papa diz, penso assim também e só complementando existem também o bando de RETARDADOS que seguem tudo o que os cientistas dizem, à propósito, pelo visto você gosta de acessar a internet, aproveite e faça algumas pesquisas “cientificas” sobre o preservativo (relação tamanho do vírus da AIDS x tamanho do poros do preservativo), o preservativo também não protege contra o HPV, não é 100% contra a gravidez e etc…

  • raquel santos:

    o papa vai ser o anticristo simm!!!!

  • Natália:

    CronosTs – só para seu conhecimento: as plantas são sim uma forma de vida, porém, NÃO possuem NEUROCONSCIÊNCIA é isso que as difere de nós e dos animais, e inclusive os animais sentem dor, sofrimento, depressão, medo exatamente como vc e eu.Então antes de vir com essa conversinha rídicula típica de quem é ignorante : “quem é vegetariano por ser contra o sofrimento de seres vivos devem parar também de comer vegetais” tente se informar primeiro antes de criticar…pois, só criticar alguém ou alguma causa apenas por pura ignorância não tem fundamento nenhum… sendo assim é melhor nem postar nada.

  • CronosTs:

    Só pra criticar,

    Se o papa se importasse tanto assim com a vida, ele não comeria nada, pois tudo que comemos já foi vivo um dia isso inclui plantas, e nem venham com esse lance de que planta não sente dor por não ter sistema nervoso, pelo que eu saiba esperma tbm não tem…..rsrrsrsrs

  • CronosTs:

    Ateu, discordo de vc em alguns pontos.

    1 = A igreja católica é machista, ou seja, ela prega o preconceito.

    2 – Proibe o sexo por prazer e condena a camizinhna,

    3 – Tudo isso para, como vc mesmo disse, ser um cara perfeito.

    Ela é machista porque não atribui tarefas iguais as mulheres, no máximo elas são freiras ou um carginho acima e nada mais. Porque para eles os homens são puros e as muheres são o pecado.

    Me diga o que é melhor, usar camizinha e inpedir que um filho ou mais nascam ou deixar que eles nascam e depois entregá-los em um orfanato ? Mil vezes a camizinha.

    Ninguem é perfeito, muito menos o papa. Eu tenho tanto poder quanto o papa, só não tenho um bando de RETARDADOS que seguem o que eu falo.

    Querem viver bem ? Tenham bom senso, é só o que precisam. Viva a ciência e ao bom senso…. e um pouquinho de sexo não faz mal, mas só com CAMIZINHA principalmente por causa das DSTs.

  • CronosTs:

    E anonimo é um mané que sempre repete as mesmas coisas…. afff ta dando no saco já…

  • ANONIMO:

    PATRIX É O FALA BARATO DO SITE…SO JESUS PARA O CALAR…MISERICORDIA.

  • Ateu:

    Patrix,

    Vc só tem razão em metade! Acho que vc não pensou muito ante de dar essa sua resposta.

    “Quanto maior for a natalidade, maior serão os fiéis.sendo que, a igreja católica nem espera o fiél ter idade para entender se quer ou não seguir a filosofia apostólica romana. eles simplesmente enfiam “goela” abaixo da
    criança um batismo.”

    Vc tá me dizendo que qto mais nascem, mais fieis a igreja católica vai ter e isso é ridículo! Segundo essa sua teoria tosca, se todos os filhos de católicos fossem católicos os evangélicos não teriam aumentado tanto!
    Só mais um exemplo; Meu avô era ateu, meu pai catolico e eu ateu. Nada a ver portanto com essa sua ideia maluca de qto mais crianças mais fieis!

    A igreja catolica só quer que vc viva uma vida simples, sem prazeres, luxuria ou luxos desnescessários. Não mentir, dar pra os pobres, não comer em excesso, e não fazer sexo pelo prazer. Ou seja, ela quer que vc seja perfeito, bom e generoso, ou mais perto disso que vc conseguir.

    Agora sobre a catequese eu concordo. É um saco! Ensinar religião pra crianças que não entendem nada do assunto! A unica coisa que se salva nessa historia é a formação catolica que vc recebe. A ideia que o correto é ser
    bom, honesto e por ai vai! Mas pra isso vc não precisa de catequese.

    De qualquer forma a igreja catolica não promete milagres, nem cobra dizimos, nem tem corrente dos empresários ou enche o seu saco com musicas em altos berros ou coloca alto-falantes do lado de fora ou fica insistindo pra vc entrar!
    Ela mantem escolas e defende causas justas além de atuar na caridade.
    Como eu disse antes, não pode ser colocada no mesmo saco que as demais!

    Não sou mais católico mas respeito ela como instituição séria que é!

  • JAN PIN:

    Todos nós temos o direito de expressar nossas opiniões.
    Se tais opiniões são dotadas de bom senso é um dever expressa-las.
    Então vamos ao centro da questão.

    A Igreja Católica tem sua opinião sobre o uso do preservativo. Seu representante, o Papa Bento VI, tem o dever de expressa-la.
    Será que esta Igreja com mais de dois mil anos de idade aprendeu alguma coisa de útil que possa servir para a humanidade moderna?
    A Igreja diz: Não usem preservativos, faça sexo seguro após o casamento.

    O resto do mundo, que não tem um representante legal, defende o uso do preservativo como solução segura para o sexo.
    O mundo na sua “sabedoria” aprova fazer sexo quando quiser, com quem quiser, como quiser, com quantos forem possíveis desde que use o preservativo ou seja, você é livre faça!

    Afinal são apenas dois caminhos. Muito simples de escolher:

    1) O caminho Católico que entende que praticar o sexo após o casamento é a forma segura e garantida de evitar as doenças mortais como AIDS (síndrome da imunodeficiência adquirida HIV), hepatite e outras mil…

    2) O caminho do mundo, o popular, que afirma que toda forma de sexo é possível de ser praticado sem risco de contaminação desde que use o preservativo “conforme o manual de instruções” e ponto final!

    A decisão é sua! Não precisa ser radical com o representante da Igreja Católica. Mesmo porque não há como errar nos caminhos: Você estará sempre no inicio e no final de qualquer um dos dois caminhos. Você é o alvo!

    Pensando bem é uma questão de vida ou morte. O que está e evidência não é o ponto de vista da Igreja mas sim a nossa vida!

    Minha opinião é: “consenso” não quer dizer “bom senso”!

  • Patrix:

    Mas claro que a igreja quer evitar meios anticonceptivos, e não somente a camisinha…
    Quanto maior for a natalidade, maior serão os fiéis…sendo que, a igreja católica nem espera o fiél ter idade para entender se quer ou não seguir a filosofia apostólica romana… eles simplesmente enfiam “goela” abaixo da criança um batismo…
    Daí o que temos num futuro não muito longe?
    Fiéis que seguem a igreja da mesma forma que torcem para um time de futebol…

  • joao Paulo:

    _ JAN PIN Parabéns pelo pelo seu comentário, foi bastante detalhado, e foi no foco da questão.

  • joao Paulo:

    _Olha eu prefiro seguir os dógmas da biblia, pois muitas religiões estão sendo julgadas neste exato momento em que escrevo estas palavras, é melhor buscar esclarecimentos em fontes sumamente seguras, e que não nos prega surpresas desagradáveis, pra isso busquei estudo de qualidade da palavra de Deus, de pessoas cujo interesse é que se absorva o conhecimento exato.

  • Ateu!:

    Ops!!! Acabaram de colocar!!! :O)
    Dá pra retirar o meu ultimo comentário? O meu puxão de orelhas?

    Um abraço a todos!

  • Ateu!:

    Ki coisa feia, censuraram o meu Post só pq dei uma opinião favorável à do Papa :O(

    Só um parênteses: apesar de ser ateu à uns 10a, fui católico a vida toda e mesmo de não acreditando mais em deus continuo respeitando a igreja católica e suas obras de caridade.
    Ela não pode ser colocada no mesma saco das igreja$ evangélica$. Lá os padres juntam a fé com a razão, daí padres estudarem história pra colocar a biblia no seu contexto histórico correto! Não é a toa que a biblia católica tem inúmeras notas de rodapé.
    Ou seja, a Igreja Católica é uma instituição séria e dedicada!

    Ah, não precisam postar este texto no site. Só estou dando um puxão de orelhas pelo fato do meu post, correto no meu entender, ter sido censurado.

  • Ateu:

    Não li exatamente o que o Papa falou, mas quer me parecer que ele foi mal entendido!
    O que a religião católica prega é a perfeição do ser humano.
    Não mentir, comer pra viver e não viver pra comer e por aí vai…
    Pra Igreja Católica o sexo é apenas pra procriação, não pra o prazer. Daí a condenação a todos os métodos anticoncepcionais. Se vc não quer ter fihos, não transe! Simples assim!!!
    Nessa optica a camisinha é duplamente condenável. Condenável pq impede a contracepção e condenável pq aumenta a promiscuidade. O sexo como fonte de prazer e brincadeira no lugar de procriação.
    Em tempos de AIDS, o fato é que devido à segurança que a camisinha passa, homens e mulheres tem mais parceiros do que teriam se não fosse ela. Assumem riscos que não assumiriam se não fosse a camisinha. O tal comportamento de risco a que se refere o Papa. Daí a condenção da Igreja.

    Claro que nem eu e nem vc vamos deixar de transar pq o papa falou ou pq a Igreja acha errado (inclusive pq no meu caso sou ateu). Mas se vc não é perfeito a culpa não é da igreja católica, é SUA!

    Concluindo: a igreja católica está certa nas sua condenação a camisinha. O que ela errou é que o homem é falho e não é realista a acreditar que os fiéis vão se abster de sexo, logo a camisinha é um mal necessário!

  • gey:

    Bom minha opniao é essa eu entendiar assim …Que não é só pq a camisinha preserva contra a AIDS e outras doenças ,Que as pessoas [entre elas crianças e adolescentes]Devem fazer sexo a torto e direito…Como tem a Propaganda do carnaval um exemplo é claro “aproveite o carnaval, mas use ‘camisinha”…isso quer dizer sexo livre……………A igreja esta defendendo apenas o matrimonio.

  • JAN PIN:

    Outro dia assisti um desses programas de debate no qual
    exibiram uma gravação onde as pessoas beijavam
    qualquer um que estivesse na “reta” e a meta era
    beijar até 20 desconhecidos(as) por dia.
    O curioso é que ninguém alertou aos seus ouvintes que aquela atitude
    poderia contaminá-los com doenças altamente transmissíveis
    como a hepatite que mata “silenciosamente…” do tipo ser atacado por um leopardo no escuro.
    Irresponsáveis, formadores de opinião ainda chamaram aquilo de Brasil liberal!
    Esse tipo de postura agrada ao ibope e muita gente está
    Pagando ainda nesta “vida” com a própria vida (saúde).
    As farmácias estão abarrotadas de camisinhas com as cores do Brasil,
    remédios e etc. para servir aos que teimam em achar que tudo pode.
    Agora se Igreja Católica está incomodando é por que
    ainda resta a dúvida “mas será que convém tal liberdade?”
    Resta então saber, discernir, e optar: “Tudo posso, mas será que me convém?”
    Finalmente…
    O filósofo René Descartes (1596), em seu DISCURSO SOBRE O MÉTODO, formula o conceito de “dúvida metódica”. Segundo ele é preciso colocar as nossas certezas em dúvida para chegar à verdade absoluta. A dúvida metódica não é uma “duvida séria”, ou seja, algo que desequilibra meu universo de certezas. Duvido para não ficar aprisionado a uma certeza equivocada. Neste sentido a dúvida não é uma insegurança, mas humildade científica.
    Dicas:
    Saúde física: http://bvsms.saude.gov.br/html/pt/dicas/40dst.html
    Saúde católica: http://WWW.rccbr.net

  • JAN PIN:

    Para ser mais sincero, bem intencionado mesmo,humano de verdade e inteligente vamos caçar a letra “P” veja: Pedofilos : Pornografia, Pastores , Padres , Pais ,Professores ,Policiais , Parentes , Pediatras e Políticos entendeu? assim ninguém fica escondido nas entre linhas e realmente contribui para integridade das crianças. (A pergunta certa: de que forma a população estar alimentado a pedofilia ? comprando revistas pornograficas, filmes ou praticando ou somente criticando? )

  • willian:

    pq vc mente na sua missa eu sou evangelico pq vcs mente falando q maria e virgem e q jesus esta na crus sendo q na biblia esta q ele esta solto o jesus q vcs servem esta morto e preso na crus. e so jesus fas milagre e mas nimguem nem maria,joao,sebastiao,santo antonio faz milagre so Deus jesus faz e mais ninguem procuram pregar o evangelio verdadeiro pq quando o mestre voltar essa pessoas q acredita ne vcs vao perder a sua salvaçao

  • Sandra:

    Meu caro Douglas Miranda, vc se refiriu ao Papa… por um segundo achei que estivesse falando da igreja Universal do Reino de Deus!!!!
    Concordo Plenamente com a Yvana, os pronunciamentos do Papa são diretamente aos Cristçao Católicos, se vc não é simplismente releve o fato!
    O igreja não obriga ninguém a fazer o que ela quer…segue quem quer, quem não quer fica de boa no seu canto!!!

  • Alex Moreira:

    A Igreja Católica sofre críticas porque ela de verdade incomoda , ela se apega as coisas de Deus e não a camisinha e outras porcarias mundanas.

  • Alex Moreira:

    A Igreja Católica não é contra a camisinha e sim contra o sexo fora do casamento, a questão não é transar sem camisinha e sim justamente se abster de sexo.

  • quentefrio:

    Acordem, um Papa vai ser o Anticristo. Só não vê quem nao quer….

  • Mariana:

    Azar de quem acredita nele. E eu concordo com o Sérgio Guimarães. Existem muitos religiosos pedófilos por aí e pecadores por aí mesmo. Não tô nem aí pro que ele fala, prefiro desrespeitar um religioso do que contrair HIV ou engravidar sem querer.

  • Ozzy Osbourne:

    Seria o lobo em pele de cordeiro… como está no apocalipse?

  • marcos:

    PAPA ADOLF XVI,

  • Vitor Carvalho:

    Bom, quem quiser seguir esse sujeito que se diz o “represantante de Deus” na Terra, vá em frente…
    Eu uso camisinha. Sempre.
    E torço para que inventem logo um preservativo que nos proteja de imbecis como esse Bento XVI.

  • Fabbyo:

    O Papa tirou a camisinha de onde?
    Comprou na fármacia? Pediu para comprar? ou…. tirou da coleção pessoal?
    Enfim, ele tem uma… será que é tão ruim assim!!!!
    O resto que penso, como no Toma Lá Dá Cá: PREFIRO NÃO COMENNTARRR!

  • Douglas Miranda:

    A Igreja é um comércio, o Papa é o dono do negócio e os critãos são os consumidores.
    Contribua com 50 reais e aguarde seu milagre… sentado.

  • Yvana:

    Concordo com o Rodrigo…
    Se a Igreja Católica acredita em algo e se pronuncia de acordo com o que acredita, mesmo isso sendo contrário ao que diz a ciência, isso deve ser relevante apenas àqueles que são VERDADEIRAMENTE católicos e seguem os dogmas e os ensinamentos da Igreja… Se você não é católico (ser católico é ACEITAR os dogmas da Igreja Católica, portanto, recusar a camisinha) você deveria olhar esse artigo com indiferença. O problema é que nós, povo, adoramos uma polêmica, adoramos acusar, acusar e acusar… Mesmo quando quem acusamos não é, de longe, o verdadeiro vilão da história, e na verdade, os verdadeiros culpados saem ilesos das acusações.
    Minha gente, está na hora de olharmos para a verdadeira essência do problema, é ali que encontraremos respostas e alternativas para o resolvermos, e pararmos de querer acusar quem apenas está seguindo suas crenças.
    Tenham algo na cabeça: A Igreja Católica NÃO É A DONA DO MUNDO, está longe de ser, apesar de sua grande influência, não é ela quem dita as regras, vamos então refletir sobre os verdadeiros culpados desse problema…

  • Sergio Guimaraes:

    Que absoluta falta de lógica: escumungar medico que, no exercício da profissão, no estrito cumprimento da lei, salva a vida de uma criança grávida…e não excomungar quem a engravidou. A igreja esta repleta de padres pedófilos, com o conhecimento das autoridades eclesiásticas, que muitas vezes, quando a situação vem a público, apenas mudam o “religioso” de paróquia. Esses não são excumungados…Provavelmente, muitos dos bispos e cardeais da atualidade, já foram pedófilos ( ou ainda são ) no passado…Na realidade a instituição Igreja Católica está caindo de podre…Os religiosos de verdade existem, mas, ao que parece, são excessão…

  • Thiago:

    achoi que o papa fala isso pois não é ele que possui HIV, não está sofrendo, agora uma religião que deveria apoiar uma coisa que salva milhões de pessoas, fica excomungando todo mundo! “Será que ele vai excomungar Deus por ter inventado o latex?” guerra santa ve ai!

  • valdinei fernandes:

    tenho vergonha de ser católico diante de tanta besteira dita por este senhor.. por isso que esta religiao, da qual faço parte, esta cada vez menor… se continuar assim vai virar pó…

  • Rodrigo:

    Sinceramente, isto é um problema exclusivo de quem acredita na Igreja Católica e seus papas.
    A Ciência diz uma coisa, o Papa diz outra… vc acredita no Papa: azar o seu.
    Por que ele teria de se retratar por não ser racional? Desde quando Religião é Razão?
    Os caras pregam suas “verdades imutáveis”, dizem que há um deus por trás deles e nego acredita porque quer. A Ciência continua lá e a escolha é de cada um…

  • ANDREIA FLORIPA:

    Cheguei a conclusão que o PAPA é o anticristo, pois uma atitude deste tipo é tipica de quem quer ferrar com a humanidade…

  • Lend:

    Acho que o Papa deveria relevar o conceito.

    Ele pode estár certo em apoiar o casamento comun, e a preservação sexual.

    Mas foi a camisinha que salvou os anos 90 =)
    Eu recomendo o uso mesmo entre pessoas casadas. se for pra confiar confie na camisinha hehe

  • Marcelo Machado:

    Se continuar assim o “Papa” vai querer que suas ovelhas acreditem que quem traz os bebes são as cegonhas, aí vai criar outro problema, vai ter cegonha pra fazer todas as entregas?

  • André:

    Acho que já passou da hora da Igreja Católica fechar as portas…

  • Roberto:

    Realmente deve ser o fim dos tempos. Padre excomungando médicos que salvaram vida da menina, inocentando o cara que estuprou e papa falando besteiras. Que religião é essa ?

  • ira:

    O retrocesso e de volta para séculos atraz ou era medieval.
    Verdade que o casamento monogámico é o certo.
    Mas manter o povo em sua crendice de um passado que jamais deverá
    voltar,é retrocesso na evolução humana.
    O HIV ja aí está,é preciso agora uma ajuda da ciencia para tentar debelar
    este mal,antes que o controle se torne impraticavel.
    Religião é boa,porem religiosidade e sectarismo,é INVOLUÇÃO.

Deixe seu comentário!