Para muitas mulheres, a eliminação do sangue menstrual é um efeito colateral bem-vindo de vários contraceptivos hormonais disponíveis no mercado.
No entanto, há um monte de confusão e desinformação sobre a parada da menstruação – se isso pode ter consequências negativas para a saúde da mulher, ou não. De acordo com especialistas em saúde, não há nada de errado em não menstruar.
O design da pílula
A pílula combinada, o típico contraceptivo oral, contém estrogênio e progesterona, hormônios que trabalham principalmente para parar a ovulação, posteriormente impedindo que o revestimento do útero engrosse da maneira que faria se o corpo estivesse sendo preparando para um potencial bebê.
No entanto, um ciclo típico de pílula também inclui alguns dias sem comprimidos. A queda nos níveis de hormônio faz com que o útero se forre, alertando a mulher com o que é conhecido como uma “hemorragia de privação” – embora normalmente ainda seja referida como menstruação. Assim, não é de se admirar que muitas mulheres prefiram ignorar a pausa, evitando, assim, esta “falsa menstruação”.
O especialista em ciência reprodutiva James Segars, da Universidade Johns Hopkins, disse que a única razão pela qual mulheres sangram enquanto tomam a pílula é por design, não por necessidade. Segundo ele, os fabricantes de pílula perguntaram às mulheres o que elas queriam quando as estavam desenvolvendo, e as mulheres disseram que queriam ter um período para confirmar que não estavam grávidas.
Pode parar a menstruação
Ou seja: se você quiser não menstruar mais, tudo bem. Não há nenhuma razão médica para se preocupar com o sangramento mensal, exceto, claro, a paz de espírito. De acordo com Segars, para a maioria das mulheres, ter um período mensal é reconfortante, mas certamente não é necessário.
Pelos padrões evolutivos, as fêmeas humanas sofrem demais, porque a maioria dos outros mamíferos não menstrua, e quando o fazem, é algo muito menos frequente.
A razão pela qual o útero de uma mulher derrama todo o seu forro mês após mês é impedir que um embrião se grude em sua parede. Longe de oferecer um abraço carinhoso, o endométrio é um solo letal, onde apenas os embriões mais fortes sobrevivem. Mas esses interesses concorrentes (entre o útero e embrião) significam que o corpo precisa de uma maneira de se livrar de quaisquer embriões que morram ou fiquem presos.
A solução, para primatas superiores, foi liberar todo o endométrio superficial depois de cada ovulação que não resultou em uma gravidez saudável. Mas, como outras adaptações evolutivas, essa solução não é perfeita. Para algumas mulheres, a menstruação vêm com cólicas excruciantes e enxaquecas, endometriose e outras dificuldades.
Por todas estas razões, bem como pela simples conveniência, parar a menstruação é ótimo.
“Não há nenhuma razão médica para uma mulher ter que menstruar todos os meses”
Esta é uma afirmação da especialista em saúde da mulher, Alyssa Dweck, mas poderia muito bem ser música para os ouvidos.
Então, se você optar por soluções hormonais para parar a menstruação, de uma perspectiva científica, provavelmente vai ficar bem. [sciencealert]