Ícone do site HypeScience

Parecer mais velho do que você realmente é pode não ser sinal de má saúde

Uma nova pesquisa desafia uma antiga ideia médica: os cientistas descobriram que as pessoas que parecem ser mais velhas do que realmente são não têm necessariamente problemas de saúde.

Segundo os pesquisadores, os médicos simplesmente acreditavam que a avaliação rápida de quantos anos uma pessoa parece ter tinha algum valor de diagnóstico. Mas os resultados do estudo foram surpreendentes: as pessoas têm que parecer uma década mais velhas do que sua idade real para que isso seja um sinal certo de que elas não estão bem de saúde.

O estudo incluiu 126 pessoas com idades entre 30 e 70 anos, que tiveram que preencher um questionário sobre sua saúde física e mental. Em seguida, os pesquisadores tiraram fotos dos pacientes e as entregaram para 58 médicos. Os médicos avaliaram quantos anos os pacientes pareciam ter, e então imaginaram o quanto esses pacientes estavam ou não saudáveis.

Os resultados mostram que 99% das pessoas que parecem ser 10 ou mais anos mais velhos do que sua idade real têm má saúde mental ou física.

Os médicos foram incapazes de prever o estado de saúde dos pacientes que pareciam ser até cinco anos mais velhos do que sua idade real. Mas foram capazes de adivinhar com precisão o estado de saúde dos pacientes que pareciam 10 ou mais anos mais velhos do que realmente eram.

Segundo os pesquisadores, os médicos às vezes fazem julgamentos precipitados sobre a saúde dos pacientes baseado somente na percepção de sua idade (se o paciente parece velho ou jovem para sua idade). Porém, os profissionais não devem assumir que as pessoas que parecem jovens são saudáveis e as pessoas que parecem um pouco mais velhas do que sua idade não são, pois isso não acontece normalmente. [LiveScience]

Sair da versão mobile